Esta atividade é projetada para proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma experiência única de aprendizado pela leitura coletiva ao ar livre. Sob a sombra de uma árvore, os grupos pequenos de alunos receberão contos infantis e, em um ambiente relaxante e inspirador, terão a oportunidade de ler em voz alta, compartilhar, escutar ativamente e discutir as narrativas. A atividade não só promove habilidades de leitura e compreensão, mas também enfatiza a importância da escuta ativa e da capacidade de fazer perguntas, alinhando-se assim à habilidade EF15LP10 da BNCC. Será uma oportunidade para os alunos experimentarem a alegria da leitura compartilhada, desenvolverem suas habilidades comunicativas e fortalecerem laços sociais, incentivando-os a expressar suas ideias, sentimentos e questionamentos de maneira respeitosa e construtiva.
O objetivo desta atividade é cultivar nos alunos do 1º ano o prazer pela leitura e a valorização da literatura infantil como uma ferramenta para imaginação, conhecimento e socialização. Busca-se, por meio dessa prática de escuta e leitura compartilhada, aprimorar habilidades de fluência leitora, compreensão textual, expressão oral e escuta ativa. Essencialmente, deseja-se fomentar no aluno a capacidade de ouvir atentamente, interpretar informações, formular questionamentos relevantes e solicitar esclarecimentos, conforme necessário, promovendo assim um diálogo rico e produtivo entre os pares.
A seleção de contos infantis como material de leitura serve não apenas como um meio de entretenimento, mas como uma ferramenta pedagógica que toca em temas universais, valores morais, culturais e sociais. Além disso, a discussão em grupo subsequente à leitura dos contos permite aos alunos explorar várias interpretações, estimular o pensamento crítico e fomentar a empatia, apresentando uma oportunidade para o desenvolvimento emocional e cognitivo. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e interativa, enriquecendo a experiência educacional dos alunos.
A atividade será desenvolvida usando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos. Essa abordagem permite que os alunos assumam um papel ativo em seu aprendizado, explorando histórias de maneira colaborativa. A leitura em pequenos grupos sob a árvore proporciona um ambiente acolhedor e motivador, estimulando os alunos a se envolverem ativamente no processo de aprendizagem, ao mesmo tempo que fortalece suas habilidades sociais e cognitivas através da interação e do diálogo.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, os alunos serão apresentados aos contos e iniciarão a leitura compartilhada e discussão. Na segunda aula, continuarão com as leituras, discussões e serão encorajados a expressar reflexões pessoais sobre as histórias lidas.
A avaliação será formativa e contínua, observando a participação dos alunos nas leituras e discussões. Será valorizada a capacidade de escutar ativamente, o interesse pela leitura, a habilidade em formular perguntas, buscar esclarecimentos e a qualidade das interações. Feedbacks construtivos serão fornecidos para incentivar o desenvolvimento contínuo dos alunos. Exemplos de participação efetiva incluirão a leitura expressiva de trechos dos contos, perguntas relevantes formuladas e contribuições significativas durante as discussões em grupo.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem uma seleção cuidadosa de contos infantis que atendam a diversidade e interesses dos alunos. Além disso, será preciso acesso ao espaço ao ar livre, preferencialmente sob uma árvore, para criar um ambiente de leitura acolhedor e inspirador. Papel, lápis e outros materiais de escrita serão úteis para que os alunos anotem suas ideias e perguntas durante as discussões.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula