Coro de Cantigas Comunitárias

Desenvolvida por: Claric… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Amizade, cooperação e respeito mútuo

Na atividade 'Coro de Cantigas Comunitárias', alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar cantigas, parlendas e trava-línguas que transmitem valores como amizade, cooperação e respeito mútuo. A turma será dividida em pequenos grupos, onde cada um escolherá uma cantiga, parlenda ou trava-línguas para praticar leitura e escrita, sob supervisão do educador. Além de estimular o desenvolvimento de habilidades linguísticas, esta atividade visa promover o trabalho colaborativo e aprimorar a comunicação entre os alunos. Após a prática em grupos, todos se reunirão em uma grande roda para apresentar suas escolhas e, juntos, recitarem ou cantarem, proporcionando um ambiente de aprendizado coletivo e vivencial.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo não apenas a aquisição de competências ligadas à leitura e escrita de textos diversos, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como o respeito, a cooperação e amizade. Os alunos praticarão a escrita de palavras e frases de forma alfabética, aprenderão a trabalhar em grupo colaborativamente para registrar cantigas e outros gêneros textuais, e aprimorarão a habilidade de copiar textos mantendo suas características originais. Ademais, a atividade proporcionará a todos uma experiência linguística significativa, articulando o uso da língua em contextos sociais reais.

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
  • Promover a cooperação, amizade e respeito mútuo entre os alunos.
  • Praticar o registro colaborativo de textos culturais tradicionais.
  • Aprimorar a comunicação eficaz e a interação social.

Conteúdo Programático

A atividade 'Coro de Cantigas Comunitárias' espelha a importância de integrar aspectos culturais e sociais à educação linguística, procurando desenvolver não apenas competências leitoras e escritoras, mas também valores essenciais para a convivência social harmoniosa. A seleção de cantigas, parlendas e trava-línguas como recursos didáticos fomenta o reconhecimento e valorização do patrimônio cultural imaterial, enquanto apoia o desenvolvimento das habilidades linguísticas previstas pela BNCC.

  • Leitura e escrita de cantigas, parlendas e trava-línguas.
  • Trabalho em equipe e colaboração.
  • Respeito mútuo e valorização da diversidade.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', esta atividade incentiva os alunos a serem protagonistas de seu aprendizado por meio da exploração direta e prática de textos do seu interesse. A abordagem prática, com os alunos selecionando, lendo e escrevendo textos colaborativamente, permite a aplicação imediata dos conceitos aprendidos, facilitando a assimilação de novas habilidades linguísticas e socioemocionais. A grande roda de apresentação final reforça a importância do compartilhamento e do apoio mútuo.

  • Divisão da turma em grupos pequenos
  • Seleção de cantigas, parlendas ou trava-línguas
  • Prática de leitura e escrita em grupo
  • Apresentação das escolhas para a turma
  • Roda coletiva para cantar ou recitar

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Coro de Cantigas Comunitárias' será conduzida em uma única sessão de 4 horas, dividida em etapas de exploração de textos, trabalho em grupo, e apresentação final.

  • Aula 1: Introdução ao tema e formação de grupos (1 h)
  • Aula 2: Seleção e prática de textos pelos grupos (2 h)
  • Aula 3: Preparação e realização da roda de cantigas (1 h)

Avaliação

A avaliação será formativa, considerando a participação ativa dos alunos, a colaboração no grupo e a qualidade do processo de aprendizado durante a seleção e registro dos textos. Será dada atenção especial ao respeito e cooperação demonstrados durante as atividades em grupo. A capacidade de memorização e apresentação das cantigas, parlendas ou trava-línguas também será valorizada, assim como a habilidade de escrita conforme observado na preparação dos textos. Exemplos de interações positivas, apoio mútuo entre os alunos e avanços individuais serão considerados na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos simples como papel, lápis, quadro-branco e marcadores. Além disso, será útil ter acesso a uma coleção diversificada de cantigas, parlendas e trava-línguas, seja através de livros ou recursos online, para que os alunos tenham uma ampla variedade de textos para explorar.

  • Papel e lápis
  • Quadro-branco e marcadores
  • Acesso à internet (para pesquisa de textos)
  • Livros de cantigas e parlendas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo