Diagrama das Emoções com o Sonic

Desenvolvida por: Heleni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Identificação e Expressão de Emoções

A presente atividade foi concebida para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental e envolve assistir a trechos do filme 'Sonic - O Filme' com o intuito de identificar as diferentes emoções experimentadas pelos personagens. Os alunos observarão e discutirão como os personagens expressam essas emoções verbalmente e visualmente. Após a observação, será promovido um debate em grupo para que os alunos compartilhem suas observações e compreensões. A atividade culminará na criação conjunta de um diagrama que representa essas emoções e a forma como são expressas no filme. O propósito é reforçar a identificação e reprodução de estruturas textuais e visuais, promovendo o trabalho em equipe e aprimorando as habilidades de comunicação dos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam no desenvolvimento das competências sociais e emocionais dos alunos, ao mesmo tempo em que estimulam a prática da leitura e compreensão de elementos textuais e visuais. Através da observação das emoções dos personagens, os alunos aprenderão a identificar e relacionar elementos verbais e não-verbais. A atividade promove a habilidade de expressão e comunicação, fundamentais para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos alunos.

  • Identificar diferentes emoções expressas por personagens.
  • Relacionar verbalmente as emoções identificadas.
  • Colaborar na criação de um diagrama coletivo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP08: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
  • EF01LP24: Identificar e reproduzir, em enunciados de tarefas escolares, diagramas, entrevistas, curiosidades, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.
  • EF12LP04: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado na compreensão e expressão de emoções e na capacidade dos alunos de relacionar essas emoções com elementos verbais e visuais presentes na narrativa cinematográfica. A construção de um diagrama sobre as emoções observadas no filme é uma maneira concreta de reforçar o aprendizado, alinhando linguagem verbal com visual.

  • Compreensão de emoções em narrativas visuais.
  • Expressão verbal e visual de emoções.
  • Criação e interpretação de diagramas.

Metodologia

A metodologia aplicada será a de aprendizagem ativa por meio de observação, discussão e criação. Os alunos serão incentivados a participar ativamente, observando trechos do filme Sonic e identificando emoções. O debate em grupo é uma oportunidade para que desenvolvam habilidades de comunicação e cooperação. A criação do diagrama final é uma forma de integrar e consolidar o que foi aprendido de maneira prática e visual.

  • Observação de trechos do filme.
  • Discussão em roda sobre as emoções identificadas.
  • Construção coletiva de um diagrama.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma prevê duas aulas de 60 minutos, permitindo uma abordagem detalhada e calma da atividade. Na primeira aula, os alunos assistirão aos trechos selecionados do filme e iniciarão a discussão das emoções observadas. A segunda aula focará no aprofundamento das discussões e na elaboração do diagrama coletivo.

  • Aula 1: Exibição de trechos do filme e início da discussão.
  • Aula 2: Continuação da discussão e criação do diagrama.

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada na observação ativa do professor durante toda a atividade. Serão avaliados os seguintes aspectos: participação e envolvimento durante a observação e a discussão; habilidade em identificar e verbalizar as emoções observadas; e a contribuição para a criação do diagrama. Exemplos incluem a identificação correta de emoções e comportamentos dos personagens, e a capacidade de trabalhar em equipe para criar um diagrama coeso e bem estruturado. Serão usadas listas de controle e notas do professor para acompanhar o desenvolvimento dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para essa atividade são simples, mas importantes para garantir que os alunos tenham uma rica experiência de aprendizagem. Eles incluem equipamentos de projeção para a exibição dos trechos do filme, materiais de papelaria para a criação do diagrama final e um ambiente que favoreça a comunicação e a interação entre os estudantes.

  • Projector e sistema de áudio.
  • Cópias dos trechos selecionados do filme Sonic.
  • Papel Kraft, canetas coloridas e materiais de desenho para o diagrama.

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