Diário de Um Alfabeto Aventurante

Desenvolvida por: Carla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise linguística/semiótica, Leitura/escuta

A atividade 'Diário de Um Alfabeto Aventurante' é projetada para estimular a imaginação e o conhecimento das letras do alfabeto pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Eles criarão um diário fictício, utilizando suas letras favoritas como personagens de aventuras. Através do desenho e da escrita de frases curtas, os alunos terão a oportunidade de explorar a forma, o som e o uso das letras em um contexto lúdico e criativo. Progressivamente, eles compartilharão suas histórias em uma roda de conversa, promovendo a leitura compartilhada. Por fim, os trabalhos serão expostos na sala de aula, incentivando a leitura autônoma e a apreciação mútua dos trabalhos dos colegas, o que promove a interação social e o respeito à diversidade de ideias e criações.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem da atividade 'Diário de Um Alfabeto Aventurante' é proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolver suas habilidades de reconhecimento e uso das letras do alfabeto em contextos significativos. A atividade pretende, além de ensinar a escrita e o reconhecimento das letras, também integrar aspectos cognitivos, sociais e emocionais, durante o processo, através da interação com os colegas e partilhas em rodas de conversa. Estimular a criatividade, a narrativa e o desenvolvimento do vínculo entre estudantes e seu entorno escolar são partes integrais dos objetivos da atividade proposta.

  • Estimular o reconhecimento e a distinção das letras do alfabeto.
  • Promover a escrita criativa em frases curtas.
  • Incentivar a leitura compartilhada e a apreciação de produções alheias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP07: Identificar fonemas e sua representação por letras.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade está centrado no reconhecimento das letras do alfabeto, sua escrita, distinção de outros sinais gráficos, além do uso de letras para formação de palavras e frases. Abordando a fonética, a escrita e a leitura, os alunos desenvolverão uma compreensão mais profunda e prática sobre como as letras se relacionam com os sons e as palavras. As atividades visam fortalecer essa relação em ambientes lúdicos e criativos, integrando a expressão artística através do desenho e da contextualização das letras em histórias, embasando o desenvolvimento da leitura e escrita nos primeiros anos escolares.

  • Reconhecimento e representação das letras do alfabeto.
  • Distinção entre letras e outros sinais gráficos.
  • Exploração de fonemas associados às letras.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade abrange metodologias ativas, integrando aprendizagem por projetos e sala de aula invertida para engajar os alunos de forma prática e lúdica. As estratégias foram escolhidas para, além de atender às competências cognitivas, estimular a interação social, a criatividade e o engajamento dos alunos. Ao vivenciarem culturas diferentes, as crianças podem entender melhor a diversidade lingüística e cultural. Cada atividade é projetada para ser inclusiva e acessível, garantindo que todos os alunos possam participar de acordo com suas necessidades e níveis de habilidade, dentro de um ambiente seguro e acolhedor.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Uso da sala de aula invertida.
  • Integração de atividades práticas com discussões coletivas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi cuidadosamente planejado para ocorrer ao longo de cinco aulas de 60 minutos. Cada aula é desenhada para introduzir novos elementos e construir sobre o conhecimento adquirido anteriormente. O uso de metodologias ativas permitiu uma organização que estimula tanto o aprendizado individual quanto o coletivo. A variedade nas metodologias, como a aprendizagem baseada em projetos e sala de aula invertida, oferece uma experiência dinâmica e motivadora, fazendo com que cada aula seja um passo gradativo na construção do conhecimento e habilidades propostas.

  • Aula 1: Introdução ao projeto de diário fictício e escolha das letras favoritas.
  • Momento 1: Apresentação da Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula apresentando a ideia central do projeto 'Diário de Um Alfabeto Aventurante'. Explique que os alunos irão criar histórias usando suas letras favoritas como personagens principais. Use exemplos simples de como as letras podem 'viver' aventuras.

    Momento 2: Seleção das Letras Favoritas (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos alunos que pensem em sua letra favorita do alfabeto. Distribua cartazes com o alfabeto e permita que os alunos escolham e desenhem suas letras favoritas. Incentive-os a falarem sobre suas escolhas. Observe se todos conseguiram escolher uma letra e ajude quem tiver dificuldade.

    Momento 3: Discussão e Brainstorming Coletivo (Estimativa: 20 minutos)
    Reúna os alunos em um círculo e inicie uma discussão sobre possíveis aventuras que suas letras podem viver. Anote as ideias no quadro. Incentive todos a participarem, inclusive os mais tímidos, oferecendo sugestões e exemplos.

    Momento 4: Planejamento Individual do Diário (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os alunos a iniciarem um esboço simples de sua história e desenho. Forneça papel e lápis de cor. Ande pela sala, dando sugestões e verificando se estão no caminho certo. Avalie o envolvimento por meio da participação e interesse demonstrado.

  • Aula 2: Exploração das letras escolhidas mediante a sala de aula invertida.
  • Momento 1: Releitura e Análise das Letras (Estimativa: 20 minutos)
    Comece a aula solicitando que os alunos revejam as letras escolhidas previamente. Permita que usem os materiais de casa (como vídeos ou imagens) para rememorar detalhes sobre suas letras. Incentive os alunos a pensar sobre o som, a forma e as palavras que começam com suas letras escolhidas. Siga caminhando pela sala, auxiliando aqueles que precisam de mais apoio para encontrar as informações. Avalie a participação dos alunos na atividade.

    Momento 2: Discussão em Pares (Estimativa: 15 minutos)
    Organize os alunos em pares, permitindo que compartilhem o que descobriram ou revisitaram sobre suas letras. Informe que devem procurar novos detalhes ou fatos sobre suas letras, perguntando O que falta descobrir?. Observe se alguém precisa de ajuda para se comunicar. Sugira que façam perguntas para explorar mais aspectos sobre as letras. Avalie a interação entre os pares e o engajamento dos alunos.

    Momento 3: Apresentação das Descobertas (Estimativa: 15 minutos)
    Convoque os alunos para uma roda de conversa onde cada par apresentará suas descobertas para a turma. Garanta que cada aluno tenha a oportunidade de falar. Incentive comentários construtivos entre eles, reforçando a importância do respeito e da escuta ativa. Destaque as apresentações criativas e incentive quem teve dificuldade a compartilhar o que puder. Observe a capacidade dos alunos em recontar o que aprenderam. Avalie a participação ativa na roda.

    Momento 4: Reflexão e Registro (Estimativa: 10 minutos)
    Proporcione tempo para os alunos refletirem sobre as apresentações e enriquecerem seus diários com novas informações sobre suas letras. Orientar sobre como integrar as novas descobertas e regras ortográficas básicas nos registros. Se necessário, clareie qualquer dúvida sobre o que foi apresentado antes. Avalie o envolvimento através da produção escrita e desenho.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para os alunos com TDAH, promova pausas estruturadas e breves movimentos para evitar a sobrecarga. Organize o ambiente de modo a minimizar distrações. Para alunos no espectro autista, ofereça suporte visual e horários previsíveis. Use cartões de instrução visual e, sempre que possível, assegure que tenham um parceiro ao lado para ajudar na comunicação. Aplique ajustes curriculares para alunos com deficiência intelectual, como orientação direta e feedback constante, além de dividir tarefas complexas em partes menores e mais manejáveis. Lembre-se de valorizar as ideias dos alunos e oferecer suporte emocional quando necessário, sempre reforçando um ambiente acolhedor e de respeito mútuo.

  • Aula 3: Desenvolvimento das histórias e desenhos de aventuras das letras.
  • Momento 1: Revisão e Inspiração (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando as ideias de aventura que foram discutidas nas aulas anteriores. É importante que use exemplos do brainstorming coletivo para reacender o interesse dos alunos. Mostre algumas histórias ilustradas planejadas por outras crianças como fonte de inspiração. Siga verificando se todos estão focados e prontos para iniciar suas produções.

    Momento 2: Planejamento das Histórias (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os alunos a usarem papel e lápis para começarem o esboço de suas histórias. Diga-lhes que, neste momento, devem pensar em um começo, meio e fim para a aventura de suas letras. Ande pela sala garantindo que todos estão concentrados e ofereça sugestões para aqueles com dificuldades. É importante que observe os diferentes níveis de escrita e proponha ajustes conforme necessário, mantendo um feedback positivo.

    Momento 3: Criação dos Desenhos (Estimativa: 15 minutos)
    Estimule os alunos a começarem a ilustrar suas histórias usando lápis coloridos ou giz de cera. Valorize os esforços artísticos e incentiva a criatividade. É imprescindível que todos se sintam livres para expressarem suas ideias e estilos, enquanto você monitora o envolvimento e dá apoio prático aos que necessitam. Avalie a participação nesta etapa pelo entusiasmo e empenho dos alunos.

    Momento 4: Escrita e Complementação (Estimativa: 10 minutos)
    Peça aos alunos que retornem ao texto e façam ajustes finais, adicionando detalhes que talvez tenham faltado. Este é um bom momento para trabalhar a ortografia e construção de frases. Acompanhe o progresso de cada aluno individualmente, fornecendo correções e elogios apropriados. Avalie a clareza e criatividade das histórias apresentadas.

    Momento 5: Revisão Coletiva e Troca de Feedbacks (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize reunindo todos os alunos em um círculo para uma breve sessão de compartilhamento, onde cada um apresenta uma parte de sua história ou desenho que se sente orgulhoso. É essencial que incentive comentários respeitosos e de apoio entre os colegas para fortalecer vínculos positivos e feedbacks construtivos. Avalie a interação social e o engajamento nesta dinâmica final.

  • Aula 4: Roda de conversa para compartilhamento das produções e feedbacks.
  • Momento 1: Preparação para a roda de conversa (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula organizando o espaço físico para que os alunos fiquem em círculo, facilitando a visão e a interação entre eles. Explique brevemente o propósito da roda de conversa, reforçando a importância do respeito e da escuta ativa durante as apresentações. É importante que incentive a atitude positiva e receptiva por parte de todos os participantes. Prepare os alunos para ouvirem atentamente as histórias dos colegas e engajá-los em perguntas e comentários.

    Momento 2: Apresentação das produções (Estimativa: 30 minutos)
    Permita que cada aluno tenha a oportunidade de apresentar sua história e desenho para a turma. Dê suporte ao aluno se ele se sentir nervoso, oferecendo encorajamento e, se necessário, ajudando-o a introduzir sua apresentação. Durante as apresentações, observe a clareza e a criatividade das histórias e desenhos. Intervenha, se necessário, para manter a ordem e o respeito entre os alunos. Avalie a capacidade de cada aluno em comunicar suas ideias e engajar com o público.

    Momento 3: Feedback construtivo (Estimativa: 10 minutos)
    Apos as apresentações, abra um momento para feedbacks construtivos, onde os próprios alunos são incentivados a compartilhar o que mais gostaram nas apresentações dos colegas e sugerirem melhorias de forma respeitosa. Facilite essa troca de feedbacks, garantindo que o diálogo seja positivo e encorajador. Avalie o entendimento de cada aluno sobre o valor do feedback e sua habilidade de respeitar e apreciar o trabalho dos outros.

    Momento 4: Reflexão final e encerramento (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a roda de conversa com uma reflexão sobre a atividade. Faça perguntas que promovam a autoavaliação e incentivem os alunos a refletirem sobre o que aprenderam. Encoraje os alunos a pensar sobre como podem aprimorar suas produções em projetos futuros. Distribua elogios e agradecimentos a todos os participantes, ressaltando a importância da colaboração e do respeito mútuo.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, ofereça lembretes verbais sobre o tempo restante para cada apresentação para ajudar a manter o foco. Proporcione oportunidades para que se movimentem discretamente durante a roda. Para alunos no espectro autista, utilize cartões visuais para sinalizar quem está autorizados a falar no momento, e prepare previamente o aluno para a expectativa da apresentação, se necessário, usando uma prévia da ordem dos participantes. Para alunos com deficiência intelectual, ofereça feedback positivo consistente e simplifique as instruções durante a roda de conversa. Se necessário, permita que tenham uma folha de apoio com um resumo do que devem apresentar para que possam se lembrar dos pontos principais.

  • Aula 5: Criação da exposição dos trabalhos e leitura compartilhada final.
  • Momento 1: Preparação da Exposição (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula reunindo os alunos e explicando a importância de expor seus trabalhos. Organize um espaço na sala de aula onde os trabalhos de todos sejam exibidos. Oriente os alunos a disporem seus desenhos e diários em ordem, deixando-os acessíveis para visualização. Encoraje os alunos a ajudarem uns aos outros a encontrar um local apropriado para a exposição. Avalie o entendimento dos alunos sobre a apresentação de suas produções ao observar como organizam seus trabalhos e ajudam uns aos outros.

    Momento 2: Letura Compartilhada (Estimativa: 15 minutos)
    Organize os alunos em círculo e explique que cada um terá a oportunidade de compartilhar uma parte do diário ou desenho que escolherem. Incentive o respeito mútuo, mantendo a atenção durante as apresentações dos colegas. Intervenha caso perceba que algum aluno está hesitante em compartilhar, oferecendo encorajamento gentil. Durante a leitura, observe o engajamento dos alunos e assegure-se de que as apresentações sejam claras e compreensíveis para todos. Avalie a habilidade dos alunos de compartilhar suas ideias e ouvir atentamente.

    Momento 3: Troca de Feedbacks (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie um momento de troca de feedbacks construtivos, encorajando os alunos a compartilharem o que gostaram nos trabalhos dos colegas e sugiram de forma respeitosa aspectos a melhorar. Facilite o diálogo, garantindo que os comentários sejam construtivos e positivos. Observe como os alunos reagem a críticas construtivas e se mostram abertos a sugestões, o que pode ser uma excelente forma de avaliar sua abertura para melhorias.

    Momento 4: Reflexão Final e Encerramento (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente uma reflexão final sobre a atividade, perguntando aos alunos o que aprenderam ao longo do projeto e como se sentiram no processo de criação e exposição. Incentive que falem sobre desafios enfrentados e como superaram, promovendo uma autoavaliação consciente. Após a reflexão, encerre a aula expressando gratidão pela dedicação e criatividade de todos e enfatize a importância de respeitar e valorizar o trabalho dos colegas em projetos futuros. Avalie a capacidade dos alunos de refletirem sobre suas aprendizagens e o progresso no projeto.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, mantenha as orientações claras e objetivas, e permita que se movimentem levemente durante as atividades de exposição e leitura, o que pode ajudar a manter o foco. Para alunos no espectro autista, forneça uma programação visual clara e permita que saibam antecipadamente quando será sua vez de apresentar, usando cartões ou sinais visuais, caso isso os ajude a se prepararem. Para alunos com deficiência intelectual, ofereça apoio adicional durante a organização dos trabalhos e dê instruções claras e simplificadas, acompanhadas de exemplos práticos. Elogie os esforços e criações de todos os alunos, garantindo um ambiente inclusivo e encorajador.

Avaliação

Neste plano, a avaliação formativa é a principal abordagem, permitindo acompanhar o progresso dos alunos em seu ritmo, fornecendo feedback construtivo ao longo de cada etapa. Avalia-se tanto a habilidade cognitiva de reconhecimento e escrita das letras quanto o desenvolvimento das habilidades sociais ao compartilhar o trabalho com os colegas na roda de conversa. Os critérios de avaliação incluem a criatividade, clareza e consistência nos relatos das aventuras, bem como a participação ativa nas discussões e atividades. Um exemplo prático é o professor estimular questionamentos que promovam a reflexão sobre os elementos usados nas histórias, incentivando a autoavaliação. A adaptação dos métodos de avaliação deve considerar as necessidades de cada aluno, principalmente aqueles com condições específicas, ajustando o foco e o nível de apoio.

  • Uso de avaliação formativa com feedback contínuo.
  • Critérios: criatividade, clareza e consistência.
  • Adaptação dos métodos de avaliação para necessidades específicas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade são diversificados e visam apoiar o desenvolvimento das competências previstas. Incluem materiais físicos como papel, lápis de cor e cartolina para elaboração dos diários e exposição dos trabalhos, além de recursos digitais para complementar a experiência de aprendizado, como vídeos ilustrativos sobre letras e sons no projeto de sala de aula invertida. Ferramentas tecnológicas podem ser usadas para gravações ou apresentações digitais dos trabalhos realizados, integrando meios audiovisuais para estimular diferentes sentidos, enriquecendo a experiência educacional.

  • Materiais de papelaria para produção dos diários e desenhos.
  • Recursos digitais e audiovisuais para exploração das letras.
  • Materiais para montagem da exposição final dos trabalhos.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecendo a sobrecarga que muitos professores enfrentam, é importante oferecer sugestões práticas e eficazes para garantir a inclusão de todos os alunos. Para alunos com TDAH, atividades visuais e rupturas em tarefas complexas podem ajudar a manter o foco. Materiais visuais podem ser usados para alunos com Transtorno do Espectro Autista, enquanto tutores ou colegas podem oferecer suporte adicional. Para estudantes com deficiência intelectual, a repetição e simplificações das instruções garantem que todos entendam e acompanhem. O uso de tecnologias assistivas, como aplicativos educacionais, pode ser considerado oportunamente, e o espaço da sala deve ser organizado para facilitar a interação sem distrações excessivas. Também é útil priorizar a comunicação clara e didática, favorecendo a participação e discutindo dificuldades diretamente com as famílias.

  • Adaptações visuais e quebra de tarefas para estudantes com TDAH.
  • Suporte visual e simplificação para estudantes com TEA.
  • Repetição de instruções para estudantes com deficiência intelectual.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo