Esta atividade está focada no desenvolvimento da compreensão da família silábica da letra 'B' para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. A proposta é iniciar desenhando no quadro as sílabas 'BA, BE, BI, BO, BU' e, em seguida, cada aluno escolherá uma sílaba para desenhar um objeto ou animal cujo nome comece com ela. Após o desenho, os alunos se reunirão em pequenos grupos para compartilhar e explicar seus trabalhos, promovendo tanto o reconhecimento das sílabas quanto as interações sociais essenciais nesta faixa etária. Esta atividade não apenas reforça o reconhecimento de letras e a associação com palavras, mas também estimula habilidades sociais essenciais, como tomada de turnos e respeito ao compartilhamento de ideias.
Os objetivos de aprendizagem deste plano são direcionados ao desenvolvimento linguístico e social dos alunos. Primeiramente, busca-se que os alunos reconheçam e associem visualmente as formas das letras com objetos e palavras iniciadas por estas, fortalecendo a consciência fonológica. Ademais, a atividade impulsiona a comunicação entre pares, essencial para o desenvolvimento de habilidades sociais, como expressar ideias e interagir assertivamente em grupo. O foco está no entendimento e reprodução das sílabas da família da letra 'B', permitindo que os alunos associem com o cotidiano e enriqueçam seu vocabulário.
O conteúdo programático desta atividade contempla o reconhecimento das sílabas da família silábica da letra 'B', através de um processo que integra reconhecimento das palavras e expressões visuais. Além disso, abrange atividades que estimulam a expressão oral e gráfica, permitindo que os alunos reforcem suas habilidades de associação entre sons e grafias e estejam aptos a compartilhar ideias e criar significados em grupo. A abordagem é construída para ser interativa e visual, adequando-se ao desenvolvimento cognitivo dos alunos da série afim de maximizar o engajamento e a retenção do conhecimento.
Nesta atividade, a metodologia adotada é centrada na aprendizagem prática e colaborativa. A abordagem de sala de aula invertida será utilizada para que os alunos tenham contato prévio com as sílabas em casa, por meio de material digital ou impresso, incentivando a proximidade com as sílabas antes da interação presencial. Em sala, a metodologia se baseia na realização prática do aprendizado por meio de desenhos e atividades de interação em grupo. Este método ativa o engajamento do aluno ao aplicar a teoria aprendida em casa de maneira prática, permitindo maior fixação e compreensão do conteúdo.
A atividade será conduzida em uma aula de 60 minutos. Iniciaremos com uma breve introdução das sílabas 'BA, BE, BI, BO, BU', por meio de um diálogo com os alunos para revisar o que já descobriram em casa e introduzir as práticas que serão desenvolvidas na aula. Após essa introdução, os alunos passarão à parte prática, onde desenharão objetos ou animais que começam com as sílabas destacadas. Por fim, teremos um momento de compartilhamento em pequenos grupos, no qual os alunos apresentarão seus trabalhos aos colegas promovendo a troca de conhecimento e interação social em um ambiente seguro.
Momento 1: Introdução à Família Silábica da Letra 'B' (Estimativa: 15 minutos)
Inicie desenhando as sílabas 'BA, BE, BI, BO, BU' no quadro branco. Explique aos alunos que estas sílabas são parte da família silábica da letra 'B'. Incentive os alunos a repetir as sílabas em coro para praticar a pronúncia.
Momento 2: Atividade de Desenho (Estimativa: 20 minutos)
Peça aos alunos que escolham uma das sílabas e desenhem um objeto ou animal cujo nome comece com essa sílaba. Distribua papéis e materiais de desenho (lápis, lápis de cor, etc.) para cada aluno. Caminhe pela classe, observando e intervindo positivamente, elogiando os esforços e ajudando aqueles que apresentarem dificuldades.
Momento 3: Compartilhamento em Grupos (Estimativa: 20 minutos)
Divida os alunos em pequenos grupos e peça que compartilhem seus desenhos com os colegas, explicando o que desenharam e qual sílaba escolheram. Promova um ambiente encorajador para que todos possam se expressar. Oriente que os colegas façam perguntas e que as respostas sejam respeitosas e atenciosas.
Momento 4: Avaliação e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
Conduza uma breve discussão em sala para que os alunos reflitam sobre o que aprenderam. Pergunte se eles conseguiram identificar palavras que iniciam com outras sílabas e se gostaram de compartilhar em grupo. Estas respostas servirão como uma forma de avaliação informal da compreensão e envolvimento dos alunos.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Para alunos com transtorno do espectro autista, considere adaptar o ambiente tornando-o mais previsível e com menos distrações, além de usar instruções simples e claras. Permita que eles trabalhem em um local mais calmo da sala, se necessário. Ofereça suporte individualizado durante a atividade de desenho, caso apresentem dificuldades. Durante o momento de compartilhamento, assegure-se de que tenham oportunidades para participar e sejam ouvidos pacientemente. Em relação aos alunos com dificuldades de socialização, encoraje interações sociais, mas respeite seus limites e permita que participem das atividades em seu próprio ritmo. Fomentar um ambiente de aceitação e respeito é crucial para promover a inclusão e o desenvolvimento social de todos os alunos.
A avaliação da atividade pode ser conduzida em três eixos centrais: processo, produto e participação. Primeiramente, o eixo do processo avaliará como o aluno se apropriou do conteúdo previamente apresentado em casa e durante a introdução na aula, verificando se realizou a prática de maneira autônoma e se mostrou capacidade de liderança ou engajamento em discussões. O eixo do produto analisará os desenhos realizados: se os mesmos se relacionam corretamente com a sílaba escolhida e se o aluno consegue verbalizar essa relação adequadamente. A participação enfocará a presença e contribuição do aluno durante as atividades em grupo, averiguando se demonstrou compreensão dos turnos de fala e interações sociais. Em todos os métodos avaliativos, feedbacks construtivos e adaptativos serão aplicados para garantir a aprendizagem.
Os recursos necessários para esta atividade incluem material básico de desenho, como lápis de cor, papel e quadro branco para a apresentação inicial das sílabas. No contexto de sala de aula invertida, o uso de material digital pode ser incluído, como vídeos ou apresentações de slides contendo palavras e imagens relacionadas às sílabas, possibilitando que os alunos tenham uma introdução prática ao conteúdo previamente. Tudo desenhado para ser acessível e não onerar financeiramente, priorizando materiais já disponíveis na escola.
Reconhecemos o esforço que os professores dedicam para garantir a inclusão e adotamos práticas práticas e conscientes. Alunos com transtorno do espectro autista (Nível 3) podem se beneficiar de ambientes físicos previsíveis e menos estimulantes, por isso sugerimos posicionar seus assentos em locais que minimizem distrações. Adaptações verbais e visuais devem ser aplicadas de forma diferenciada, como instruções claras e concretas, reforçadas com imagens ou cartões visuais que ilustrem os passos da atividade. Para estudantes com dificuldades de socialização, incentivar pares com companhias confortáveis pode ser vantajoso, além de atividades de comunicação dirigidas que ajudem a desenvolver confiança. Orientação constante aos alunos, juntamente com ajustes atenciosos ao feedback proveniente do acompanhamento contínuo, são essenciais para promover um ambiente justo e representativo para todos.
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