Histórias de Infância: Brincar ou Trabalhar?

Desenvolvida por: Fernan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Trabalho Infantil

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental irão participar de uma experiência de aprendizagem que utiliza histórias curtas sobre o cotidiano de crianças. As histórias abordam a diferença entre crianças que podem brincar e aquelas que precisam trabalhar precocemente, promovendo uma reflexão crítica desde a infância sobre o tema do trabalho infantil. Após a leitura, será realizada uma roda de conversa, na qual os alunos poderão expressar seus pensamentos e sentimentos. Essa etapa é crucial para o desenvolvimento da empatia e da habilidade de comunicação dos alunos, que são incentivados a ouvir os colegas e a considerar perspectivas diversas. Em seguida, cada aluno será convidado a desenhar a cena que mais os tocou, abordando as diferenças entre brincar e trabalhar. Essa atividade não só aprofunda o entendimento do tema, como também permite o desenvolvimento das habilidades de interpretação e expressão artística. Adicionalmente, por meio do ato de desenhar, os alunos são levados a organizar suas percepções sobre o mundo e a expressar sentimentos de maneira criativa, contribuindo para o desenvolvimento integral.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta aula focam em promover o entendimento crítico e a conscientização sobre o tema do trabalho infantil. Através da leitura de histórias, os alunos serão expostos a diferentes realidades, o que facilita a construção de empatia e a reflexão sobre direitos das crianças. As atividades desenvolvem habilidades de leitura e interpretação, essenciais para a alfabetização inicial, além de estimular a comunicação verbal e a capacidade de expressão através da arte. Esses objetivos estão alinhados às diretrizes da BNCC para incentivar o desenvolvimento pleno das competências da Língua Portuguesa, focando na formação cidadã e consciente dos alunos desde cedo.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação.
  • Promover a reflexão crítica sobre o trabalho infantil.
  • Estimular a comunicação verbal em diferentes contextos.
  • Fomentar o desenvolvimento da empatia e respeito ao próximo.
  • Estimular a expressão artística e criatividade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01CI01: Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
  • EF01CI05: Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.
  • EF01CI06: Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula abrange a leitura de histórias que exploram temas sobre a infância, brincadeiras e a questão do trabalho infantil. Ao incluir histórias que abordam perspectivas distintas da infância, o plano de conteúdo permite que os alunos sejam agentes ativos no processo reflexivo, enquanto desenvolvem habilidades essenciais como escuta ativa e comunicação expressiva. O conteúdo foi pensado para ser acessível e envolver os alunos, garantindo que eles possam se identificar com as histórias, ao mesmo tempo que ampliam seu repertório cultural e linguístico.

  • Leitura de histórias sobre a infância e o trabalho infantil.
  • Discussão em roda sobre as histórias lidas.
  • Atividade de desenho para expressão pessoal.
  • Diferenças entre brincar e trabalhar discutidas com as crianças.

Metodologia

A metodologia proposta para esta atividade é alicerçada nas metodologias ativas, proporcionando aos alunos engajamento através do aprendizado baseado em histórias reais e dinâmicas que incentivem a expressão pessoal. Optou-se pela roda de conversa, uma técnica que promove o protagonismo estudantil ao permitir que cada aluno compartilhe e debata suas ideias em um ambiente seguro e acolhedor. Além disso, a atividade artística de desenhar cenas das histórias é uma forma de aprendizado mãos-na-massa, onde os estudantes materializam suas compreensões, fomentando a criatividade e a capacidade de síntese dos conteúdos explorados.

  • Leitura e interpretação de histórias.
  • Roda de conversa como metodologia de debate.
  • Atividades artísticas para expressão e compreensão.
  • Discussão orientada para aprofundamento do tema.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é estruturado para ser desenvolvido em uma aula de 60 minutos. A aula inicia com a leitura das histórias, seguida pela roda de conversa que oferece espaço para o diálogo e expressão dos alunos. Na sequência, a atividade prática de desenho promove a consolidação dos aprendizados de forma lúdica e interativa. Esse planejamento busca otimizar o tempo de aula para cobrir todos os objetivos propostos, ao mesmo tempo que respeita o tempo de concentração próprio dessa faixa etária.

  • Aula 1: Os alunos escutam a leitura das histórias, participam da roda de conversa para discussão dos temas abordados e finalizam com uma atividade de desenho ilustrando as cenas que mais chamaram sua atenção.
  • Momento 1: Leitura das Histórias (Estimativa: 15 minutos)
    Comece a aula organizando os alunos em um semicírculo no chão para criar um ambiente de proximidade. Leia as histórias selecionadas em voz alta, utilizando entonação e expressões faciais para captar a atenção dos alunos. É importante que você faça pausas estratégicas durante a leitura, perguntando aos alunos o que eles acham que vai acontecer ou como se sentem sobre a situação apresentada. Observe se todos estão atentos e se precisarem, adapte o ritmo da leitura.

    Momento 2: Roda de Conversa sobre as Histórias (Estimativa: 20 minutos)
    Após a leitura, inicie uma roda de conversa perguntando aos alunos o que acharam das histórias. Permita que cada aluno se expresse, incentivando-os a respeitar a vez de falar dos outros. Sugira que eles falem sobre qual parte gostaram mais e por quê, e peça para que relatem suas emoções em relação às crianças das histórias que precisam trabalhar. Avalie a participação através do interesse demonstrado e do respeito às falas dos colegas. Intervenha, se necessário, para mediar a conversa e ajudar os alunos a explorar sentimentos de empatia.

    Momento 3: Atividade de Desenho (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua folhas de papel e lápis de cor ou giz de cera para cada aluno e oriente-os a desenhar a cena que mais os tocou nas histórias lidas. Explique que não há resposta certa ou errada e que cada desenho é único e importante. Enquanto eles desenham, circule pela sala, observando e fazendo perguntas como O que você está desenhando? ou Por que escolheu desenhar essa parte?. Permita que os alunos expliquem seu desenho aos colegas após a conclusão. A avaliação será baseada na participação e no empenho durante a atividade.

    Momento 4: Compartilhamento dos Desenhos (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula com um momento de compartilhamento. Peça que alguns alunos voluntários mostrem seus desenhos para a turma e expliquem as cenas escolhidas. Incentive o respeito e a apreciação pelos trabalhos dos colegas, destacando aspectos positivos de suas interpretações. É importante que você valorize a diversidade de ideias e expressões, reforçando os conceitos de respeito e empatia que foram discutidos.

Avaliação

A avaliação da atividade será realizada através de observação contínua e participação durante a roda de conversa e a execução do desenho. O objetivo é avaliar a capacidade dos alunos de compreender e se expressar sobre o tema, demonstrando empatia e entendimento crítico. Os critérios de avaliação incluiriam a participação ativa nas discussões, a clareza e coerência durante a expressão de seus sentimentos e pensamentos, e a capacidade de traduzir ideias em formas artísticas. Um exemplo prático de avaliação é utilizar uma ficha observacional onde se registre a participação verbal dos alunos e a interpretação artística apresentada. Feedback construtivo será oferecido individualmente, ressaltando o progresso e incentivando o raciocínio crítico dos alunos, sempre respeitando as diferentes formas de expressão. Essa abordagem garante flexibilidade e considera a individualidade de cada criança, proporcionando um ambiente inclusivo e motivador.

  • Avaliação contínua através de observação.
  • Participação na discussão em roda de conversa.
  • Interpretação e expressão através do desenho.
  • Feedback individual construtivo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a realização desta atividade são intencionalmente simples e acessíveis, visando fomentar a inclusão e a criatividade. Utiliza-se um conjunto básico de materiais que incluem livros de histórias impressos adequados para a faixa etária, folhas de papel e materiais de desenho como lápis de cor e giz de cera. Esses materiais não apenas são fáceis de obter, como também estimulam um ambiente participativo e livre da dependência em tecnologia, promovendo um espaço de aprendizagem centrado no aluno e no desenvolvimento de habilidades comunicativas e artísticas.

  • Livros de histórias infantis.
  • Folhas de papel para desenho.
  • Lápis de cor e giz de cera.
  • Espaço adequado para realizar a roda de conversa.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos que as demandas do dia a dia são extensas e complexas, e nosso objetivo é fornecer estratégias práticas e viáveis para garantir a participação de todos os alunos. Mesmo que não tenhamos alunos com deficiências específicas, é crucial adotar uma postura inclusiva em sala. Estratégias como o uso de linguagem acessível e a garantia de que todos tenham a oportunidade de se expressar durante a roda de conversa são fundamentais. Garantir que os materiais estejam ao alcance dos alunos, sem a necessidade de reorganização do espaço físico, é uma prática simples que evita discriminação e fomenta a inclusão efetiva. Monitorar a interação entre os alunos, de modo a intervir se necessário para promover um ambiente colaborativo e respeitoso, também é parte integral deste processo. Oferecer apoio individualizado quando algum aluno demonstrar necessidade e promover interações diversas enriquecerão a experiência de ensino.

  • Uso de linguagem acessível e inclusiva.
  • Estratégias para promover a participação equitativa na roda de conversa.
  • Facilidade de acesso a materiais didáticos para todos os alunos.
  • Monitoramento contínuo das interações e suporte individualizado.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo