Histórias de Palavras e Símbolos

Desenvolvida por: Fabian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa - Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Temática: Interpretação e Criação de Histórias a partir de Imagens e Palavras

A atividade 'Histórias de Palavras e Símbolos' é concebida para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo promover a alfabetização através da semiótica, utilizando narrativas simples construídas a partir de palavras e símbolos visuais. Ao longo de quatro aulas, os alunos irão praticar sua capacidade de associar palavras e imagens para formar histórias, desenvolvendo habilidades linguísticas e semióticas. O objetivo é que os alunos comecem identificando e associando palavras a imagens, progridam para a criação de murais com palavras e desenhos, explorem rimas e sons iniciais e, finalmente, concluam a atividade narrando uma pequena história com base nas palavras e imagens que criaram anteriormente. Essa metodologia busca estimular a criatividade, o trabalho colaborativo e a comunicação entre os alunos, respeitando as necessidades cognitivas e sociais de crianças na faixa etária de seis a sete anos. É uma proposta enriquecedora que visa a integração dos alunos através de práticas que conectam a imaginação e a cognição de maneira lúdica e educativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade 'Histórias de Palavras e Símbolos' focam na construção de habilidades essenciais para o desenvolvimento linguístico dos alunos, ao alinhá-los com a BNCC. As atividades são projetadas para envolver os alunos num processo ativo de criação e interpretação de narrativas, promovendo a compreensão do alfabeto, a associação de símbolos a palavras, o reconhecimento e uso de rimas, além do desenvolvimento de habilidades sociais fundamentais como o trabalho em grupo e a comunicação efetiva. A interseção dessas competências é essencial para que os alunos se tornem leitores, escritores e comunicadores eficazes. Incentivar a criatividade e permitir que as crianças contem suas próprias histórias também serve como um poderoso motivador do interesse pela leitura e escrita.

  • Desenvolver a capacidade de associar palavras a imagens.
  • Estimular a criatividade através da criação de um mural com palavras e desenhos.
  • Explorar sons iniciais e rimas em palavras.
  • Concluir contando uma história curta utilizando palavras e desenhos criados.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Reconhecer e utilizar o alfabeto em diversos contextos orais e escritos de forma significativa.
  • EF15LP05: Produzir, em interação com interlocutores, narrativas de tradição oral e literária integrando diferentes linguagens em projetos de leitura e escrita.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é centrado no desenvolvimento das competências de leitura e escrita dos alunos. Pretende-se que, ao fim das quatro aulas, os alunos consigam narrar histórias simples usando a associação de palavras e imagens e demonstrem um conhecimento mais aprofundado do alfabeto e das funções da palavra em diferentes contextos. A atividade é estruturada de modo a realizar a introdução inicial ao mundo semiótico, incentivando o reconhecimento dos elementos fundamentais de uma narrativa (começo, meio e fim), além de promover a compreensão do som e da forma das palavras. É promovido também um ambiente de aprendizagem colaborativa, onde os alunos podem discutir suas ideias e criar juntos.

  • Associação de palavras a imagens.
  • Criação de mural com palavras e desenhos.
  • Exploração de rimas e sons iniciais.
  • Narração de histórias curtas.

Metodologia

A metodologia proposta busca envolver os alunos em um ambiente colaborativo e criativo, através de práticas lúdicas e de interação direta com materiais tangíveis. A cada aula, eles terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades semióticas e linguísticas com atividades planejadas para promover tanto o aprendizado individual quanto em grupo. A criação de mural com palavras e desenhos, por exemplo, incentiva a organização de ideias e a expressão criativa. Além disso, atividades que exploram rimas e estímulos sonoros promovem o entendimento de aspectos fonéticos das palavras. A metodologia incorpora a interação aluno-aluno e aluno-professor como fundamentais para o aprendizado.

  • Uso de práticas lúdicas e interativas.
  • Desenvolvimento de atividades de leitura e escrita colaborativas.
  • Foco em estímulos sensoriais e sonoros.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma proposto para a atividade 'Histórias de Palavras e Símbolos' é dividindo em quatro aulas, distribuídas ao longo de uma semana. Cada aula contará com 40 minutos de duração, durante os quais os alunos serão guiados através da progressão gradual das quatro principais etapas da atividade: início com associação simples de palavras e imagens, seguido pela criação de um mural com suas expressões, a exploração sonora da linguagem através de rimas, culminando com a ilustração e narração de suas histórias. Esta progressão visa fornecer uma estrutura clara que permita aos alunos consolidar suas aprendizagens de forma estruturada e incremental.

  • Aula 1: Associar palavras a imagens.
  • Momento 1: Introdução à Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie explicando aos alunos que hoje eles irão aprender como associar palavras a imagens. Utilize exemplos simples do cotidiano, como 'gato' e uma imagem de um gato. Mostre a ligação entre a palavra e a imagem correspondente.
    É importante que os alunos observem as imagens com atenção. Pergunte se conhecem palavras que combinam com as imagens mostradas.
    Observe se todos os alunos estão focados e compreendendo a relação entre as palavras e as imagens. Faça perguntas para verificar o entendimento.

    Momento 2: Atividade Prática - Associando Palavras a Imagens (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua as imagens impressas para os alunos. Cada aluno deve receber uma imagem diferente. Em seguida, entregue cartões com palavras correspondentes às imagens. Instrua-os a encontrar a palavra correta para sua imagem.
    Permita que os alunos troquem ideias entre si sobre suas imagens e palavras. Este momento pode ser feito em duplas ou pequenos grupos para estimular o trabalho colaborativo.
    Observe se todos conseguem associar suas palavras corretamente. Incentive aqueles que tiverem dificuldades a pedir ajuda aos colegas.

    Momento 3: Compartilhamento e Discussão (Estimativa: 10 minutos)
    Peça que os alunos voltem para o grande grupo e, um a um, mostrem sua imagem e indiquem a palavra correspondente. Pergunte por que acham que aquela palavra combina com a imagem.
    Permita que todos expressem suas ideias e elogiem-se por suas associações corretas. Destaque a importância de discutir e ouvir os colegas.
    Avalie a compreensão dos alunos pela coerência das associações feitas e pelo nível de participação no momento.

    Momento 4: Conclusão e Síntese (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua revisitando a importância de entender as palavras e suas associações com imagens. Reforce como essa habilidade ajuda na leitura e escrita.
    Incentive os alunos a continuarem praticando a associação de palavras a imagens em casa com seus familiares.
    Observe se os alunos parecem motivados e questionadores ao final da aula.

  • Aula 2: Criar um mural com palavras e desenhos.
  • Momento 1: Introdução à Criação do Mural (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula explicando aos alunos que eles vão criar um mural com palavras e desenhos. Mostre uma folha de cartolina grande dividida em seções, explicando que cada aluno contribuirá com uma parte. É importante que os alunos entendam que o mural é uma forma de expressar suas ideias e criatividade. Pergunte aos alunos sobre temas ou palavras que gostariam de incluir. Observe as sugestões e use-as para inspirar o trabalho que será feito.

    Momento 2: Criação de Palavras e Desenhos (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua papéis, lápis de cor e canetinhas para que os alunos desenhem e escrevam palavras sobre os temas escolhidos. Instrua-os a pensar em uma imagem e uma palavra que representam bem o tema ou ideia que sugeriram. Permita que os alunos interajam entre si, trocando ideias e ajudando uns aos outros. Sugira que contem sobre seus desenhos e palavras durante o processo de criação. Observe e incentive a colaboração e a criatividade dos alunos. Ofereça ajuda extra para aqueles que tenham dificuldade para desenhar ou pensar em palavras.

    Momento 3: Montagem do Mural (Estimativa: 5 minutos)
    Após os alunos terminarem suas contribuições, reúna todos em um semicírculo em volta da cartolina. Peça para que, um a um, coloquem suas criações no mural, explicando ao grupo o que representam. É importante que todos tenham a chance de compartilhar suas ideias e o significado por trás delas. Observe a interação e encoraje os alunos a apreciar o trabalho dos colegas.

    Momento 4: Conclusão e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a atividade pedindo aos alunos que observem o mural completo e comentem sobre o que mais gostaram. Discuta com eles a importância de trabalhar juntos e compartilhar ideias. Pergunte-lhes como se sentiram durante a criação e montagem do mural. Avalie o quanto os alunos conseguiram se expressar e colaborar durante a atividade.

  • Aula 3: Explorar rimas e sons iniciais.
  • Momento 1: Introdução aos Sons e Rimas (Estimativa: 10 minutos)
    Explique aos alunos que eles irão explorar os sons iniciais das palavras e aprenderão sobre rimas. Comece cantando uma pequena música ou verso que contenha rimas, chamando a atenção para os sons parecidos nas palavras finais.
    É importante que os alunos ouçam atentamente e tentem identificar as palavras que rimam. Pergunte se alguém conhece outras palavras que rimam e incentive-os a participarem.
    Observe se todos os alunos estão envolvidos na escuta dos sons e nas tentativas de identificar rimas. Utilize exemplos simples e próximos do universo das crianças para facilitar o entendimento.

    Momento 2: Atividade Prática - Descobrindo Sons Iniciais (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua cartões com diferentes imagens e palavras. Peça aos alunos que olhem bem para a primeira letra de cada palavra e digam em voz alta o som inicial. Forme pequenos grupos para que troquem os cartões entre si e pratiquem os sons.
    Permita que trabalhem juntos para estimular o aprendizado colaborativo. Ande pela sala para ajudar aqueles que tenham dificuldade em identificar os sons iniciais, oferecendo exemplos práticos com objetos da sala de aula.
    Avalie a participação e colaboração dos alunos através da observação direta, percebendo quem consegue identificar os sons corretamente.

    Momento 3: Brincando com Rimas (Estimativa: 10 minutos)
    Para continuar a atividade, proponha uma brincadeira onde os alunos devem encontrar pares de palavras que rimam em um conjunto de palavras apresentadas no quadro. Anime-os com palmas ou batidas leves em ritmos enquanto as rimas são ditas em voz alta.
    É importante incentivar os alunos a ouvirem os sons das palavras com atenção e se expressarem ao encontrarem as rimas. Observe quais estratégias eles usam para identificar as rimas e incentive aqueles que hesitam em participar.
    Avalie o nível de envolvimento de cada aluno e a capacidade de formar pares de palavras rimadas.

    Momento 4: Conclusão e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua pedindo aos alunos que compartilhem o que mais gostaram de aprender sobre rimas e sons iniciais. Reforce a importância desses conceitos na fala e na escrita.
    É fundamental que os alunos reconheçam a utilidade prática de aprender sobre sons e rimas. Incentive-os a prestar mais atenção a essas características em histórias e músicas.
    Observe a compreensão deles através da capacidade de expressar o que aprenderam, levando em conta a clareza das suas reflexões.

  • Aula 4: Narrar uma história curta utilizando palavras e desenhos.
  • Momento 1: Introdução à Narração de Histórias (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando que os alunos terão a oportunidade de criar e narrar uma história curta utilizando palavras e desenhos que criaram nas aulas anteriores. É importante que os alunos entendam que a história deve ter um começo, meio e fim. Mostre exemplos simples e curtos de histórias para que compreendam a estrutura. Encoraje-os a usar a criatividade para combinar palavras e imagens.

    Momento 2: Planejamento da História (Estimativa: 10 minutos)
    Peça aos alunos que escolham algumas palavras e desenhos que gostariam de usar para criar a sua história. Distribua papéis para que possam anotar uma sequência de ideias ou rascunhos sobre a sua história. Permita que trabalhem individualmente ou em duplas para estimular o apoio mútuo. Circule pela sala para oferecer ajuda e sugestões.

    Momento 3: Criação da História em Desenhos e Palavras (Estimativa: 15 minutos)
    Instruir os alunos a transformar suas ideias em uma narrativa, desenhando as cenas principais e escrevendo frases curtas para descrever cada uma. Lembre-os de revisitar a estrutura que foi discutida no início da aula (começo, meio e fim). Fique disponível para ajudar com vocabulário e estruturas de frases, caso algum aluno encontre dificuldades. Avalie o processo mediante a observação do envolvimento e dedicação.

    Momento 4: Apresentação e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Organize a sala de modo que os alunos possam compartilhar suas histórias com os colegas. Peça que cada um apresente a sua narrativa, mostrando desenhos e lendo suas frases. Após cada apresentação, incentive os colegas a oferecerem feedback positivo sobre o que ouviram e viram. Finalize a aula elogiando o esforço de todos e discutindo o que aprenderam sobre narrar histórias.

Avaliação

A avaliação desta atividade será conduzida de forma contínua e processual, garantindo que os objetivos de aprendizagem estejam sendo atingidos. As estratégias de avaliação incluem a observação direta, autoavaliação e feedback formativo. A observação direta permitirá ao professor perceber o desenvolvimento das habilidades dos alunos ao longo das aulas. A autoavaliação promove a reflexão por parte dos alunos sobre seu próprio progresso, incentivando o protagonismo. O feedback formativo refere-se a instruções específicas que ajudarão os alunos a melhorar suas narrativas e associações. Essas estratégias garantirão que o processo de avaliação seja inclusivo e adaptativo, permitindo ajustes conforme necessário para atender às necessidades específicas de cada aluno e oferecer um suporte contínuo ao seu desenvolvimento.

  • Observação direta do desempenho dos alunos durante as atividades.
  • Autoavaliação dos alunos sobre seu aprendizado e progresso.
  • Feedback formativo para orientar melhorias no desenvolvimento das atividades.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade 'Histórias de Palavras e Símbolos' são simples e acessíveis, garantindo que a aprendizagem seja inclusiva e equitativa. Embora as restrições ao uso de tecnologias digitais sejam uma característica da atividade, o emprego de materiais concretos como papéis, lápis de cor, cartolinas e objetos de apoio visual como figuras e imagens, oferece um ambiente rico em estímulos sensoriais e criativos. Estes recursos incentivam a manipulação e interação direta dos alunos, essencial para a faixa etária e objetivos pedagógicos da atividade. Este enfoque nos recursos não digitais apoia uma experiência prática e palpável ao aprendizado, valorizando o contato direto com os materiais.

  • Papéis e cartolinas.
  • Lápis de cor e canetinhas.
  • Imagens impressas para associação.
  • Material de colagem e adesivos.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que os desafios na implementação de estratégias de inclusão e acessibilidade são muitos, sobretudo devido à sobrecarga de trabalho dos docentes. Contudo, é imprescindível que práticas inclusivas sejam adotadas para garantir que todos os alunos tenham igual acesso à aprendizagem. Na atividade 'Histórias de Palavras e Símbolos', essas práticas incluem a flexibilidade no modo como os alunos são incentivados a participar das atividades, respeitando ritmos individuais e promovendo interações sociais positivas através da organização de grupos heterogêneos. O professor deve estar atento aos sinais de dificuldade que os alunos possam manifestar, disponibilizando suporte extra quando necessário e comunicando-se com as famílias sobre o progresso deles. Isso proporciona a personalização do aprendizado sem custos substanciais, tornando a atividade mais inclusiva.

  • Organização de grupos heterogêneos para interação social.
  • Flexibilidade na participação dos alunos, incentivando diferentes formas de expressão.
  • Comunicação contínua com as famílias sobre o progresso dos alunos.
  • Monitoramento individualizado para identificar e atender necessidades específicas.

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