A atividade 'Histórias em Roda' propõe uma dinâmica onde os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental são convidados a formar um círculo para participar de uma sessão interativa e criativa de contação de histórias. Iniciando com uma história curta contada pelo professor, a narrativa será interrompida em um ponto estratégico, dando oportunidade para que cada aluno contribua com a continuação da história a partir de sua imaginação. Esta dinâmica não apenas facilita a prática da oralidade, mas também promove a escuta ativa, o respeito mútuo pelas ideias alheias e a capacidade de construir narrativas de forma coletiva. Através da metodologia ativa 'Roda de Debate', será fomentada uma discussão saudável sobre os rumos que a história pode tomar, estimulando assim, a criatividade e o desenvolvimento do pensamento crítico e colaborativo dos alunos.
A realização desta atividade tem como objetivo principal estimular o desenvolvimento da oralidade, da escuta ativa e da capacidade de argumentação dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Busca-se também fomentar o respeito pelas ideias dos colegas, aprimorar a criatividade e a imaginação, e desenvolver habilidades de narrativa e coesão textual colaborativa. Além disso, propõe-se ampliar o vocabulário dos estudantes e sua capacidade de expressar ideias de forma clara e estruturada. A dinâmica visa, portanto, contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, crítico e criativo.
O conteúdo programático inclui habilidades de narração oral, compreensão e interpretação de histórias, e a prática de debate e diálogo construtivo. Ao participar da 'Histórias em Roda', os alunos ampliarão seu repertório e habilidades linguísticas através da escuta e da produção oral, engajando-se ativamente na construção coletiva de narrativas. O desenvolvimento dessas competências é crucial para a formação de cidadãos capazes de se expressar, argumentar e interagir respeitosamente em diferentes contextos sociais e culturais.
A metodologia aplicada será baseada na 'Roda de Debate', uma abordagem que promove a interação e participação ativa dos alunos. Através da contação de história inicial pelo professor e subsequente contribuição dos alunos, esta técnica permite que as crianças se expressem livremente, respeitem as viradas narrativas propostas pelos colegas e desenvolvam a história colaborativamente. Este contexto favorece o desenvolvimento da oralidade, pensamento crítico e habilidades sociais, em uma atmosfera de aprendizado lúdico e interativo.
A atividade será desenvolvida em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, será introduzida a atividade, contada a história inicial pelo professor e iniciada a participação dos alunos na construção da narrativa. A segunda aula será dedicada à continuação da história pelos alunos e à conclusão da narrativa, seguida de uma rodada de feedback e reflexão sobre a experiência vivenciada.
A avaliação será formativa e processual, observando a participação, criatividade e respeito às regras da atividade por parte dos alunos. Será avaliado o envolvimento individual na construção da história, a habilidade de escutar e respeitar a vez e a voz dos colegas, bem como a capacidade de contribuir de forma construtiva para o desenvolvimento da narrativa. Exemplos específicos da contribuição de cada aluno, assim como a qualidade das interações durante a atividade, serão considerados. O feedback será dado de maneira construtiva, visando o encorajamento e o desenvolvimento contínuo dos estudantes.
Os recursos necessários para a realização da 'Histórias em Roda' incluem um espaço adequado que permita a formação de um grande círculo, de modo que todos os alunos fiquem visíveis entre si, incentivando a interação e a participação. Será útil ter acesso a um quadro branco ou lousa para anotar ideias-chave e elementos da história que vão surgindo durante a atividade. Materiais visuais, como imagens ou objetos que possam inspirar a narrativa, também podem ser integrados para enriquecer a experiência.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula