Histórias em Roda

Desenvolvida por: Debora… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Contação de história colaborativa

A atividade 'Histórias em Roda' propõe uma dinâmica onde os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental são convidados a formar um círculo para participar de uma sessão interativa e criativa de contação de histórias. Iniciando com uma história curta contada pelo professor, a narrativa será interrompida em um ponto estratégico, dando oportunidade para que cada aluno contribua com a continuação da história a partir de sua imaginação. Esta dinâmica não apenas facilita a prática da oralidade, mas também promove a escuta ativa, o respeito mútuo pelas ideias alheias e a capacidade de construir narrativas de forma coletiva. Através da metodologia ativa 'Roda de Debate', será fomentada uma discussão saudável sobre os rumos que a história pode tomar, estimulando assim, a criatividade e o desenvolvimento do pensamento crítico e colaborativo dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

A realização desta atividade tem como objetivo principal estimular o desenvolvimento da oralidade, da escuta ativa e da capacidade de argumentação dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Busca-se também fomentar o respeito pelas ideias dos colegas, aprimorar a criatividade e a imaginação, e desenvolver habilidades de narrativa e coesão textual colaborativa. Além disso, propõe-se ampliar o vocabulário dos estudantes e sua capacidade de expressar ideias de forma clara e estruturada. A dinâmica visa, portanto, contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, crítico e criativo.

  • Estimular a oralidade e a fluência verbal.
  • Promover a escuta ativa e o respeito às ideias alheias.
  • Desenvolver habilidades de narrativa e de construção de histórias em conjunto.
  • Fomentar a criatividade e a imaginação.
  • Ampliar o vocabulário e a capacidade de expressão dos alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP06 - Explorar diferentes formas de expressão oral, adequando a fala às diferentes situações de comunicação, com apoio de recursos expressivos e visuais que enriquecem o texto.
  • EF01LP26 - Participar de situações de intercâmbio oral, formulando e respondendo perguntas, explicando e argumentando de forma respeitosa.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui habilidades de narração oral, compreensão e interpretação de histórias, e a prática de debate e diálogo construtivo. Ao participar da 'Histórias em Roda', os alunos ampliarão seu repertório e habilidades linguísticas através da escuta e da produção oral, engajando-se ativamente na construção coletiva de narrativas. O desenvolvimento dessas competências é crucial para a formação de cidadãos capazes de se expressar, argumentar e interagir respeitosamente em diferentes contextos sociais e culturais.

  • Práticas de oralidade: contação, escuta e interação.
  • Desenvolvimento da capacidade argumentativa e de respeito mútuo.
  • Criação coletiva de narrativas e histórias.
  • Vocabulário: exploração e ampliação.

Metodologia

A metodologia aplicada será baseada na 'Roda de Debate', uma abordagem que promove a interação e participação ativa dos alunos. Através da contação de história inicial pelo professor e subsequente contribuição dos alunos, esta técnica permite que as crianças se expressem livremente, respeitem as viradas narrativas propostas pelos colegas e desenvolvam a história colaborativamente. Este contexto favorece o desenvolvimento da oralidade, pensamento crítico e habilidades sociais, em uma atmosfera de aprendizado lúdico e interativo.

  • Contação de história pelo professor.
  • Contribuição sequencial dos alunos na narrativa.
  • Debate e discussão sobre os rumos da história.
  • Utilização de perguntas para estimular a imaginação e a argumentação.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, será introduzida a atividade, contada a história inicial pelo professor e iniciada a participação dos alunos na construção da narrativa. A segunda aula será dedicada à continuação da história pelos alunos e à conclusão da narrativa, seguida de uma rodada de feedback e reflexão sobre a experiência vivenciada.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da contação colaborativa de história.
  • Aula 2: Continuação e conclusão da história, feedback e reflexão.

Avaliação

A avaliação será formativa e processual, observando a participação, criatividade e respeito às regras da atividade por parte dos alunos. Será avaliado o envolvimento individual na construção da história, a habilidade de escutar e respeitar a vez e a voz dos colegas, bem como a capacidade de contribuir de forma construtiva para o desenvolvimento da narrativa. Exemplos específicos da contribuição de cada aluno, assim como a qualidade das interações durante a atividade, serão considerados. O feedback será dado de maneira construtiva, visando o encorajamento e o desenvolvimento contínuo dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da 'Histórias em Roda' incluem um espaço adequado que permita a formação de um grande círculo, de modo que todos os alunos fiquem visíveis entre si, incentivando a interação e a participação. Será útil ter acesso a um quadro branco ou lousa para anotar ideias-chave e elementos da história que vão surgindo durante a atividade. Materiais visuais, como imagens ou objetos que possam inspirar a narrativa, também podem ser integrados para enriquecer a experiência.

  • Espaço amplo para formação da roda.
  • Quadro branco ou lousa e marcadores.
  • Materiais visuais para inspiração da história (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo