Jardim das Letras

Desenvolvida por: Josela… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

O Jardim das Letras é uma atividade prática e interativa que busca envolver os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental no processo de alfabetização de maneira lúdica e significativa. Nesta atividade, os estudantes terão a oportunidade de criar seu próprio jardim, no qual as 'plantas' são as letras do alfabeto. Armados com papel, tesoura, cola e marcadores, os alunos darão vida ao alfabeto ao desenharem e recortarem as letras para, posteriormente, 'plantá-las' em um solo preparado pelo professor, que pode ser o pátio da escola ou um espaço dentro da sala de aula. Este solo será simulado com o auxílio de pequenas estacas ou palitos, nos quais as letras serão fixadas. A atividade não apenas permite que os alunos diferenciem letras de outros símbolos gráficos, mas também os introduz ao conceito de que as letras representam sons da fala, preparando o terreno para o reconhecimento de fonemas e a formação de palavras. Durante a fase de 'colheita', os alunos serão desafiados a recolher as letras ao som dos fonemas correspondentes, promovendo uma maior internalização do sistema alfabético.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principal objetivo introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao alfabeto de forma prática e interativa, ajudando-os a reconhecer as letras e diferenciá-las de outros sinais gráficos. Busca também familiarizar os alunos com os sons das letras, encorajando-os a reconhecer o alfabeto como uma representação dos sons da fala. Ao participar desta atividade, espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades fundamentais de alfabetização, como a identificação de letras e a conscientização fonológica, além de promover a aprendizagem colaborativa e o pensamento crítico ao decidirem quais letras 'plantar' em seu jardim.

  • Reconhecer as letras do alfabeto e diferenciá-las de outros símbolos gráficos.
  • Compreender o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • Desenvolver habilidades manuais e criativas através do recorte e desenho de letras.
  • Promover a consciência fonológica ao associar letras com seus respectivos sons.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a aprendizagem colaborativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é centrado na introdução e exploração do alfabeto através de uma abordagem prática e lúdica. Ao criar um Jardim das Letras, os alunos irão interagir diretamente com as letras do alfabeto, diferenciando-as de outros sinais gráficos e compreendendo seu papel como representação dos sons da fala. Através desta atividade, objetiva-se fortalecer a base da alfabetização, promovendo a familiarização com as letras e seus fonemas, de modo a preparar os alunos para os próximos estágios da aprendizagem da leitura e da escrita.

  • Alfabeto: identificação e diferenciação das letras
  • Consciência fonológica: associação das letras aos sons da fala
  • Habilidades manuais: recorte e montagem das letras do alfabeto
  • Trabalho em equipe e colaboração

Metodologia

Adotar-se-á a metodologia ativa 'Mão-na-massa' para a realização desta atividade, promovendo o aprendizado através da experiência direta e da problematização. Os alunos serão incentivados a explorar, questionar e construir conhecimento de forma colaborativa, engajando-se ativamente na criação de seu Jardim das Letras. Através de uma abordagem hands-on, os estudantes irão manipular materiais, como papel, tesoura e cola, para 'plantar' e depois 'colher' as letras, facilitando a internalização dos conceitos de alfabetização de maneira significativa e prazerosa.

  • Preparação do solo e plantação das letras
  • Reconhecimento e recorte das letras
  • Colheita das letras ao som dos fonemas
  • Atividades colaborativas em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos irão desenhar, recortar e preparar suas letras para a plantação. Na segunda aula, focar-se-á na 'colheita' das letras, onde os alunos recolherão as letras ao som dos fonemas correspondentes.

  • Aula 1: Desenho e recorte das letras e preparação do solo
  • Aula 2: 'Colheita' das letras e associação aos fonemas

Avaliação

A avaliação será realizada de maneira formativa e contínua durante toda a atividade. Será dada atenção especial à participação e engajamento dos alunos durante as etapas de preparação e realização do Jardim das Letras. A capacidade de reconhecer as letras, diferenciá-las de outros símbolos gráficos e associá-las aos seus respectivos sons será particularmente avaliada. O trabalho em equipe e a colaboração também serão componentes chave nesta avaliação, observando como os alunos interagem e cooperam na construção de seu jardim.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e de fácil acesso. Papel de várias cores, tesouras sem ponta, cola, marcadores e pequenas estacas ou palitos para fixar as letras no solo. Adicionalmente, um espaço adequado para a montagem do jardim - seja no pátio da escola ou em um local definido na sala de aula - deve ser preparado antecipadamente pelo professor.

  • Papel colorido
  • Tesouras sem ponta (segurança)
  • Cola
  • Marcadores
  • Pequenas estacas ou palitos
  • Espaço preparado para o 'jardim'

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo