Jornalzinho da Turma

Desenvolvida por: Liduin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita (compartilhada e autônoma)

A atividade proposta, intitulada 'Jornalzinho da Turma', visa estimular as habilidades de escrita e observação dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Nessa atividade, cada aluno contribuirá com uma palavra ou frase curta, expressando o que mais gostam na escola. Inicialmente, eles compartilharão oralmente suas ideias com a turma, promovendo a interação social e respeitando a diversidade de opiniões. A atividade prossegue com a escrita das contribuições, com atenção às convenções de escrita apresentadas pelo professor, como gramática básica e estrutura de frases. O intuito é que as crianças observem as escritas convencionais, comparando-as às suas produções e percebendo semelhanças e diferenças. A finalização do jornal proporcionará um momento de colaboração e respeito às diferentes formas de expressão dos colegas, reforçando habilidades sociais como empatia e cooperação. Este projeto integrador também apoia alunos com TDAH e TEA, que terão a oportunidade de se expressar em um ambiente seguro e adaptado às suas necessidades específicas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade 'Jornalzinho da Turma' estão focados principalmente no desenvolvimento de habilidades básicas de escrita e comunicação, alinhados às competências estabelecidas pela BNCC. A proposta busca incentivar o reconhecimento das letras do alfabeto e a diferenciação entre os diversos sinais gráficos, permitindo que os alunos desenvolvam uma compreensão inicial do sistema de escrita alfabética como uma representação dos sons da fala. Ademais, a atividade promove o respeito e a valorização das produções dos colegas, estimulando a observação crítica e comparativa das escritas. Ao contribuir para um jornal coletivo, os alunos também exercitam a coletividade, integração social e aprendizagem cooperativa, essenciais para o desenvolvimento cognitivo e emocional nessa faixa etária.

  • Reconhecer letras, números e símbolos básicos.
  • Relacionar imagens a palavras simples.
  • Escrever palavras e frases curtas.
  • Seguir instruções curtas e sequenciais.
  • Aprender a compartilhar brinquedos e materiais escolares.
  • Demonstrar respeito por regras simples da sala de aula.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático do 'Jornalzinho da Turma' aborda a prática da leitura e escrita através de atividades que contemplam a iniciação do aluno ao universo das letras e palavras, fomentando a identidade e a autonomia na escrita. Além disso, ao produzir conteúdo para o jornalzinho, os alunos exercitam a compreensão e a comunicação oral e escrita. Dentro do contexto escolar, essa tarefa serve como um meio significativo para aprimorar a alfabetização inicial, estimulando o reconhecimento de sons e a associação com suas representações gráficas. Isto é feito respeitando o desenvolvimento individual de cada aluno, possibilitando uma aplicação criativa dos conhecimentos adquiridos e promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e participativo.

  • Observação e produção de escrita.
  • Reconhecimento do alfabeto e sinais gráficos.
  • Prática de escrita de palavras e frases curtas.
  • Desenvolvimento de habilidades sociais no contexto escolar.
  • Educação para a cooperação e respeito mútuo.

Metodologia

A metodologia da atividade 'Jornalzinho da Turma' visa incorporar práticas pedagógicas que estimulam o protagonismo infantil, respeito ao diverso e inclusão. Inicialmente, ao promover uma discussão coletiva, o professor incentiva a participação ativa e a valorização das experiências individuais dos alunos. Durante a escrita, os alunos são convidados a observar e refletir sobre diferentes produções, estimulando a autoavaliação e a crítica construtiva. A integração de atividades orais e escritas possibilita que as crianças exercitem diferentes formas de expressão, enquanto o trabalho em grupo reforça a importância da colaboração e da empatia. Estruturas flexíveis nas entregas e acompanhamentos personalizados visam atender alunos com variações de atenção e interação social, como aqueles com TDAH e TEA.

  • Discussão inicial aberta e coletiva.
  • Produção individual e observação de escritas.
  • Incentivo à autoavaliação e crítica colaborativa.
  • Integração de atividades orais e escritas.
  • Acompanhamento pedagógico personalizado.

Aulas e Sequências Didáticas

Para otimizar o alcance dos objetivos propostos, a atividade será desenvolvida durante uma única aula de 60 minutos, permitindo foco na execução e conclusão dentro de um curto período. A aula está estruturada para começar com uma introdução ao tema, seguida da fase de compartilhamento oral das experiências dos alunos sobre o que mais gostam na escola. Em seguida, será promovida a atividade de escrita, supervisionada pelo professor, com atenção especial ao acompanhamento dos alunos com dificuldades específicas, garantindo que todos consigam contribuir efetivamente. A conclusão da aula será um momento de integração, em que as produções serão organizadas no 'Jornalzinho da Turma', enfatizando a importância do trabalho coletivo. Essa abordagem estruturada facilita o cumprimento dos objetivos pedagógicos previstos, impulsionando o engajamento e a participação ativa dos estudantes.

  • Aula 1: Introdução ao tema e compartilhamento oral; atividade de escrita; organização do jornal.
  • Momento 1: Introdução e Exploração Oral (Estimativa: 15 minutos)
    Apresente à turma o projeto 'Jornalzinho da Turma'. Explique que cada um contribuirá com uma palavra ou frase curta sobre algo que gostam na escola. Incentive a prática de expressar pensamentos oralmente, permitindo que cada aluno compartilhe suas ideias em um ambiente acolhedor. Oriente os estudantes a ouvirem com atenção os colegas e respeitarem o momento de fala de cada um. Observe se todos conseguiram participar e intervenha gentilmente para engajar alunos mais tímidos. Avalie a participação oral considerando a clareza e relevância das ideias.

    Momento 2: Produção Escrita (Estimativa: 25 minutos)
    Distribua papéis e lápis coloridos para que cada aluno escreva sua contribuição. Explique como montar uma frase curta e correta, e peça para que complementem com desenhos que representem suas ideias. Este é um momento para praticar a escrita, portanto, passeie pela sala para auxiliar na correção em tempo real, focando em ajudar as crianças a observar as convenções de escrita e compará-las com suas produções. Forneça feedback imediato e encorajador. Avalie a atividade observando a adequação das palavras/frases e a criatividade nos desenhos.

    Momento 3: Organização do Jornalzinho (Estimativa: 20 minutos)
    Reúna a turma em círculo e proponha que cada um apresente sua produção para a turma. Em seguida, organize todas as contribuições em um mural ou em um caderno que representará o 'Jornalzinho da Turma'. Durante essa atividade, incentive os alunos a colaborarem na colagem e disposição dos trabalhos, promovendo o trabalho em equipe e a valorização das diversas maneiras de expressão. Avalie este momento pela cooperação e empatia demonstradas pelos alunos na organização e respeito pelas produções alheias.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Jornalzinho da Turma' será contínua e formativa, permitindo ao professor monitorar o desenvolvimento das habilidades de escrita e sociais dos alunos durante todo o processo. A atividade será dividida em diferentes momentos de observação e acompanhamento, dando especial atenção ao reconhecimento do envolvimento e da contribuição de cada aluno. O objetivo é avaliar a capacidade de observação das escritas, a participação nas discussões coletivas e o respeito pelo trabalho dos colegas. Critérios de avaliação incluirão coerência nas frases, motivação e clareza na exposição das ideias, além da capacidade de trabalhar em grupo. Para alunos com necessidades específicas, adaptações nos critérios de avaliação serão feitas para garantir uma análise justa do progresso individual. Feedback formativo, tanto individual quanto coletivo, será parte central da abordagem avaliativa, proporcionando aos alunos compreensão clara de seus pontos fortes e áreas para desenvolvimento.

  • Monitoramento contínuo das habilidades de escrita e sociais.
  • Avaliação baseada na participação e clareza na exposição.
  • Adaptação nos critérios para alunos com necessidades específicas.
  • Uso de feedback formativo para orientações de melhoria.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Jornalzinho da Turma', será crucial utilizar uma variedade de recursos didáticos que incentivem a interação e a criatividade dos alunos. Materiais básicos de escrita, como papéis coloridos e lápis, serão essenciais para a criação das contribuições dos alunos. O uso de quadros-brancos e marcadores auxiliará nas fases de brainstorming e discussão das ideias apresentadas pelas crianças. Além disso, recursos audiovisuais podem ser integrados para capturar a atenção dos alunos, enquanto ferramentas simples, como cartões com palavras ou imagens, podem ajudar especialmente alunos que necessitem de apoio visual para a organização de ideias. Estes recursos não apenas suportam o processo criativo, como também promovem um ambiente de aprendizado mais inclusivo, acessível e adaptado às necessidades diversas da turma.

  • Papéis coloridos e lápis para escrita.
  • Quadros-brancos e marcadores para brainstorm.
  • Recursos audiovisuais para engajamento.
  • Cartões com palavras ou imagens para apoio visual.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecer a dedicação e a empatia dos professores é essencial, sobretudo em turmas que necessitam de atenção especial. Para garantir que a atividade 'Jornalzinho da Turma' seja inclusiva e acessível, algumas orientações podem ser consideradas. Para alunos com TDAH, criar listas de verificações visuais e oferecer etapas claras da atividade pode ajudar na concentração, enquanto o uso de cronômetros visuais pode manter o foco no tempo disponível. Já para alunos com TEA, utilizar suportes visuais, como cartões com instruções passo a passo, pode ser extremamente benéfico. A organização do espaço da sala de aula deve permitir áreas tranquilas para aqueles que precisem de menor estimulação durante a atividade. Comunicação clara e pausada é vital, reforçada por interações positivas e individualizadas, de modo a envolver todos os alunos. A avaliação adaptada e o feedback individual contribuem para um ambiente de aprendizagem equitativo, enquanto a inclusão de atividades de educação socioemocional ajuda a melhorar a interação entre os alunos, promovendo um ambiente acolhedor e colaborativo.

  • Listas de verificação visual para alunos com TDAH.
  • Suportes visuais para alunos com TEA.
  • Espaços tranquilos na sala de aula.
  • Comunicação clara e pausada.
  • Avaliação e feedback adaptados.

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