Letras e Sons: Uma Aventura pela Cidade

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização e Letramento

Nesta atividade prática, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos à criação de um mapa imaginário da cidade, envolvendo-se ativamente na identificação de locais importantes como escola, parque, hospital e supermercado. Através do uso de palavras e ilustrações, os estudantes explorarão os sons das palavras e as letras iniciais que representam cada local, sob a orientação do professor. Esta atividade fomentará uma discussão rica sobre fonética e escrita convencional, permitindo que os alunos contribuam coletivamente com ideias no planejamento do mapa. O resultado final será a elaboração de um grande mapa coletivo, que servirá como ferramenta para os alunos associarem sons a letras e palavras a lugares comuns do dia a dia, promovendo a análise linguística de forma lúdica e participativa. Através desta atividade, pretende-se não apenas reforçar o conhecimento sobre a fonética e a escrita, mas também desenvolver habilidades como trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem por objetivo proporcionar um ambiente de aprendizado lúdico e interativo, onde os alunos possam explorar a relação entre sons, letras e palavras de forma prática. Visa-se promover o desenvolvimento da consciência fonológica e habilidades de escrita inicial, enquanto os alunos trabalham juntos para criar um mapa que represente sua compreensão sobre a cidade e os lugares que nela existem. Além disso, a atividade estimula o exercício da criatividade, da capacidade de planejamento e da expressão individual e coletiva, essenciais na fase inicial do processo de alfabetização.

  • Explorar a relação entre sons, letras e palavras.
  • Desenvolver habilidades de escrita inicial e consciência fonológica.
  • Promover trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.
  • Associar palavras a lugares comuns da vida cotidiana.
  • Fomentar a expressão individual e coletiva.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP17: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.
  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático envolverá a introdução à fonética e à escrita convencional, enfatizando a relação entre sons e sua representação gráfica. Serão abordadas as letras iniciais dos locais importantes numa cidade, promovendo uma reflexão sobre como palavras são formadas e como elas se relacionam com os objetos e locais que representam. Este conteúdo apoiará os estudantes em sua jornada de alfabetização, estimulando a prática da escrita espontânea e a leitura inicial.

  • Fonética e escrita convencional
  • Relação entre sons e letras
  • Identificação e ilustração de lugares importantes na cidade
  • Escrita de palavras e frases simples
  • Discussão coletiva e planejamento do mapa

Metodologia

A metodologia empregada envolverá a utilização de métodos ativos de aprendizagem, incluindo Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Iniciaremos com uma discussão coletiva para levantar o conhecimento prévio dos alunos sobre os locais da cidade. Em seguida, seguiremos para a criação do mapa, onde os alunos, divididos em pequenos grupos, contribuirão com ideias e desenhos. Utilizaremos jogos de associação de palavras e sons para reforçar o conteúdo e encorajar a participação ativa de todos.

  • Discussão coletiva e levantamento de conhecimento prévio
  • Trabalho em grupo para a criação do mapa
  • Utilização de jogos de associação de palavras e sons
  • Aplicação de técnicas de sala de aula invertida
  • Aprendizagem baseada em projetos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 7.5 aulas de 40 minutos, totalizando 5 horas. Inicialmente, dedicaremos duas aulas à exploração de fonética e à discussão dos locais da cidade. Nas três aulas seguintes, os alunos trabalharão em grupos na criação do mapa. Uma aula será reservada para os jogos de associação de palavras e sons. A última parte da atividade será dedicada à apresentação dos mapas e à reflexão coletiva sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução à fonética e discussão dos locais da cidade.
  • Aula 2: Continuação da discussão e início do planejamento do mapa.
  • Aulas 3-5: Criação do mapa em grupos.
  • Aula 6: Jogos de associação de palavras e sons.
  • Aula 7.5: Apresentação dos mapas e reflexão coletiva.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, observando a participação dos alunos durante as discussões, o engajamento no processo de criação do mapa, a colaboração em grupo e a capacidade de associar sons a letras e palavras a lugares. Será dado destaque ao progresso individual no reconhecimento de letras e palavras, assim como à criatividade e ao esforço na elaboração das ilustrações. Feedbacks construtivos serão fornecidos ao longo de toda a atividade, permitindo que os alunos reflitam sobre seu aprendizado e melhorem continuamente.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem materiais pra desenho como lápis de cor, canetas hidrocor, papel kraft ou cartolina para o mapa coletivo, adesivos para marcar locais específicos, imagens de referência de locais da cidade para inspiração e computadores ou tablets com acesso à internet para pesquisas adicionais e jogos educativos que reforcem o aprendizado das letras e sons.

  • Lápis de cor e canetas hidrocor
  • Papel kraft ou cartolina grande
  • Adesivos coloridos
  • Imagens de referência de locais da cidade
  • Computadores ou tablets com acesso à internet

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo