Massinha Alfabeto Mágico

Desenvolvida por: Janair… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

A atividade Massinha Alfabeto Mágico é projetada para envolver os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em uma experiência prática e interativa de aprendizagem sobre o alfabeto. Utilizando massinhas de modelar de diversas cores, as crianças terão a oportunidade de criar cada uma das letras do alfabeto, solidificando sua compreensão tanto dos aspectos visuais quanto sonoros de cada letra. Inicialmente, será realizada uma miniapresentação utilizando-se de imagens e objetos que representem cada letra, com o objetivo de introduzir o som característico e instigar a associação da imagem com o som. Após esta introdução, trabalhando em duplas para fomentar a colaboração e o compartilhamento de ideias, os alunos receberão cartões com letras do alfabeto e massa de modelar. A tarefa subsequente envolve a modelagem das letras conforme os cartões recebidos. Esta atividade não apenas permite a prática da motricidade fina, como também promove a associação do som de cada letra com sua representação gráfica. Finalmente, utilizando as letras moldadas, formarão palavras simples, reforçando o entendimento que as letras formam palavras e que estas têm significados, conectando assim a representação gráfica com os sons da fala.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover o reconhecimento das letras do alfabeto, compreender seu papel na formação de palavras e associar cada letra ao seu som correspondente, empregando estratégias lúdicas como a modelagem com massinha. Além disso, pretende-se desenvolver habilidades de motricidade fina durante o processo de moldar as massinhas, estimular o trabalho em equipe e fomentar a criatividade ao permitir que os alunos escolham as cores para representar cada letra, tornando o aprendizado uma experiência significativa e prazerosa.

  • Reconhecer as letras do alfabeto e associá-las aos seus sons respectivos.
  • Desenvolver habilidades de motricidade fina através da modelagem de massinha.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Estimular a criatividade e a expressão individual na escolha das cores para as letras.
  • Fomentar a capacidade de construir palavras simples a partir das letras modeladas, conectando o som com a representação gráfica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP07: Identificar fonemas e sua representação por letras.
  • EF01LP08: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

Conteúdo Programático

A abordagem desta atividade integra conhecimentos da alfabetização, colocando ênfase não apenas na capacidade de reconhecer as letras, mas também na compreensão das suas propriedades sonoras e na habilidade de articulá-las em palavras. Através da metodologia ativa e participativa, os alunos são encorajados a explorar os sons, a forma e a função de cada letra, proporcionando uma fundação sólida para o desenvolvimento da fluência leitora e da escrita.

  • Introdução ao alfabeto: sons e letras
  • Motricidade fina através da modelagem de massinha
  • Trabalho em equipe e colaboração
  • Criatividade na escolha de cores para as letras
  • Construção de palavras simples e reconhecimento de seus significados

Metodologia

Esta atividade adota uma metodologia ativa, centrada no aluno, que promove a aprendizagem ativa através da Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos. A utilização de massinhas para modelar letras permite uma vivência concreta dos conceitos abstratos da linguagem escrita, facilitando a internalização do conhecimento. O diálogo e a interação entre os alunos são incentivados durante a roda de debate, onde compartilharão suas experiências e descobertas, enriquecendo o processo de aprendizagem. A dinâmica de formar palavras com as letras moldadas configura-se como uma Aprendizagem Baseada em Jogos, onde o lúdico se integra ao pedagógico.

  • Atividade Mão-na-massa com massinhas de modelar
  • Roda de Debate para compartilhamento de aprendizados
  • Aprendizagem Baseada em Jogos para formação de palavras

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade total será dividida em três aulas de 50 minutos cada, totalizando 3 horas. Na primeira aula, ocorrerá a miniapresentação do alfabeto e a introdução ao uso das massinhas. A segunda aula será destinada à moldagem das letras, promovendo o trabalho em equipe. Por fim, na terceira aula, os alunos formarão palavras com as letras moldadas e participarão de uma roda de debate para compartilhar o aprendizado.

  • Aula 1: Miniapresentação do alfabeto e introdução à atividade com massinhas
  • Aula 2: Moldagem das letras do alfabeto em duplas
  • Aula 3: Formação de palavras e Roda de Debate

Avaliação

A avaliação desta atividade será qualitativa, focando na participação, no envolvimento e na criatividade demonstrada pelos alunos durante as etapas da atividade. Observar-se-á a habilidade em moldar corretamente as letras, a cooperação entre as duplas, a capacidade de formar palavras e o engajamento na roda de debate. Feedbacks construtivos serão dados frequentemente, visando incentivar o avanço dos alunos em aspectos ligados à alfabetização, motricidade fina e competências socioemocionais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, será necessária uma variedade de materiais e recursos, incluindo massinhas de modelar de diferentes cores, cartões com letras do alfabeto para orientação, imagens e pequenos objetos que representem palavras iniciadas por cada letra do alfabeto. Esses recursos são fundamentais para proporcionar uma experiência rica e diversificada, permitindo que os alunos explorem o tema de forma abrangente.

  • Massinhas de modelar de várias cores
  • Cartões com letras do alfabeto
  • Imagens e objetos que simbolizem palavras iniciadas por cada letra
  • Espaço adequado para a realização das atividades em grupo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo