Memória das Vogais

Desenvolvida por: Elaine… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

A atividade 'Memória das Vogais' é uma proposta interativa e dinâmica destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de auxiliar no processo de alfabetização, mais especificamente no reconhecimento e memorização das vogais. O jogo funcionará com um conjunto de cartas, cada uma contendo uma figura ou uma vogal (A, E, I, O, U). O intuito é que cada aluno, na sua vez, vire duas cartas buscando encontrar pares correspondentes, onde uma figura inicie com a vogel encontrada no par, como por exemplo 'Ovo' e 'O', 'Iguaçu' e 'I'. Essa atividade enfoca principalmente a vogal 'O', sem deixar de revisar as outras vogais. Este jogo não apenas estimula a memória visual e auditiva dos estudantes como também promove um ambiente lúdico e colaborativo, em que os alunos podem interagir entre si, trocando conhecimentos e estratégias para encontrar os pares. Tal prática favorece o desenvolvimento da atenção, concentração e da habilidade de fazer associações lógicas, essenciais para a leitura e escrita eficazes.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos dessa atividade incluem o reconhecimento das vogais, em suas formas escritas e faladas, e a capacidade de associá-las às suas correspondentes iniciais de palavras. Espera-se que os alunos consigam melhorar a precisão na decodificação de palavras novas, reconhecendo vogais de uso frequente tanto visualmente quanto auditivamente. Além disso, o jogo favorece o desenvolvimento de habilidades cognitivas como memória, atenção e concentração, fundamentais para o processo de alfabetização. Através da colaboração entre os colegas, os alunos também exercitarão habilidades socioemocionais como paciência, respeito pela vez do outro e trabalho em equipe.

  • Reconhecimento das vogais em formas escritas e faladas
  • Melhoria na precisão de decodificação de palavras novas
  • Desenvolvimento de habilidades cognitivas como memória, atenção e concentração
  • Exercício de habilidades socioemocionais através da colaboração entre colegas

Conteúdo Programático

A atividade se apoia em fundamentos da alfabetização, focando na aquisição e reconhecimento das vogais, pilares essenciais para o desenvolvimento da leitura e escrita. Através do jogo da memória, os alunos terão a oportunidade de associar fonemas a grafemas, prática central na alfabetização. Será também uma oportunidade para revisitar conceitos básicos de orientação espacial e sequencial, fundamentais para o entendimento da leitura da esquerda para a direita e de cima para baixo, conforme as práticas sociais de escrita.

  • Reconhecimento e memorização das vogais
  • Associação entre fonemas e grafemas
  • Conceitos de orientação espacial e sequencial na leitura

Metodologia

A metodologia ativa será empregada na atividade 'Memória das Vogais', promovendo um ambiente de aprendizagem através da participação direta dos alunos. Eles serão encorajados a se envolverem ativamente no jogo, experimentando, fazendo escolhas e reflexões sobre suas jogadas. A estrutura do jogo promove uma pedagogia centrada no aluno, onde a aprendizagem se dá pela prática, experimentação e interação. Desta forma, os alunos não são apenas receptores passivos de informações, mas participantes ativos em seu próprio processo de alfabetização.

  • Aplicação da metodologia ativa
  • Encorajamento da participação e escolha dos alunos
  • Promoção de um ambiente de aprendizagem colaborativo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, será introduzido o jogo, explicando suas regras e o objetivo. O restante do tempo será destinado à prática do jogo. Na segunda aula, continuará a prática e será realizada uma revisão coletiva sobre as aprendizagens.

  • Aula 1: Introdução e prática do jogo
  • Aula 2: Prática contínua e revisão das aprendizagens

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa, observando-se a participação, envolvimento e progresso dos alunos ao longo do jogo. Será dada atenção especial à capacidade dos alunos de reconhecer as vogais, formar pares corretamente e sua habilidade em se concentrar e lembrar as posições das cartas. A observação também incluirá o respeito às regras, a interação e colaboração com os colegas. Será valorizado o processo de aprendizagem e a evolução individual dentro do contexto do jogo, ao invés de uma competição para ver quem encontra mais pares.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessárias cartas impressas contendo vogais e imagens correspondentes. O jogo deve ser preparado de forma que haja pares de cartas: uma com a vogal e outra com uma imagem cujo nome começa com essa vogal. Também será útil a utilização de um tapete ou espaço amplo no chão para que as cartas possam ser espalhadas e facilmente acessadas pelos alunos.

  • Cartas impressas com vogais e imagens
  • Tapete ou espaço amplo no chão

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo