A atividade 'Memória das Vogais' é uma proposta interativa e dinâmica destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de auxiliar no processo de alfabetização, mais especificamente no reconhecimento e memorização das vogais. O jogo funcionará com um conjunto de cartas, cada uma contendo uma figura ou uma vogal (A, E, I, O, U). O intuito é que cada aluno, na sua vez, vire duas cartas buscando encontrar pares correspondentes, onde uma figura inicie com a vogel encontrada no par, como por exemplo 'Ovo' e 'O', 'Iguaçu' e 'I'. Essa atividade enfoca principalmente a vogal 'O', sem deixar de revisar as outras vogais. Este jogo não apenas estimula a memória visual e auditiva dos estudantes como também promove um ambiente lúdico e colaborativo, em que os alunos podem interagir entre si, trocando conhecimentos e estratégias para encontrar os pares. Tal prática favorece o desenvolvimento da atenção, concentração e da habilidade de fazer associações lógicas, essenciais para a leitura e escrita eficazes.
Os principais objetivos dessa atividade incluem o reconhecimento das vogais, em suas formas escritas e faladas, e a capacidade de associá-las às suas correspondentes iniciais de palavras. Espera-se que os alunos consigam melhorar a precisão na decodificação de palavras novas, reconhecendo vogais de uso frequente tanto visualmente quanto auditivamente. Além disso, o jogo favorece o desenvolvimento de habilidades cognitivas como memória, atenção e concentração, fundamentais para o processo de alfabetização. Através da colaboração entre os colegas, os alunos também exercitarão habilidades socioemocionais como paciência, respeito pela vez do outro e trabalho em equipe.
A atividade se apoia em fundamentos da alfabetização, focando na aquisição e reconhecimento das vogais, pilares essenciais para o desenvolvimento da leitura e escrita. Através do jogo da memória, os alunos terão a oportunidade de associar fonemas a grafemas, prática central na alfabetização. Será também uma oportunidade para revisitar conceitos básicos de orientação espacial e sequencial, fundamentais para o entendimento da leitura da esquerda para a direita e de cima para baixo, conforme as práticas sociais de escrita.
A metodologia ativa será empregada na atividade 'Memória das Vogais', promovendo um ambiente de aprendizagem através da participação direta dos alunos. Eles serão encorajados a se envolverem ativamente no jogo, experimentando, fazendo escolhas e reflexões sobre suas jogadas. A estrutura do jogo promove uma pedagogia centrada no aluno, onde a aprendizagem se dá pela prática, experimentação e interação. Desta forma, os alunos não são apenas receptores passivos de informações, mas participantes ativos em seu próprio processo de alfabetização.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, será introduzido o jogo, explicando suas regras e o objetivo. O restante do tempo será destinado à prática do jogo. Na segunda aula, continuará a prática e será realizada uma revisão coletiva sobre as aprendizagens.
A avaliação da atividade será formativa, observando-se a participação, envolvimento e progresso dos alunos ao longo do jogo. Será dada atenção especial à capacidade dos alunos de reconhecer as vogais, formar pares corretamente e sua habilidade em se concentrar e lembrar as posições das cartas. A observação também incluirá o respeito às regras, a interação e colaboração com os colegas. Será valorizado o processo de aprendizagem e a evolução individual dentro do contexto do jogo, ao invés de uma competição para ver quem encontra mais pares.
Para a realização desta atividade serão necessárias cartas impressas contendo vogais e imagens correspondentes. O jogo deve ser preparado de forma que haja pares de cartas: uma com a vogal e outra com uma imagem cujo nome começa com essa vogal. Também será útil a utilização de um tapete ou espaço amplo no chão para que as cartas possam ser espalhadas e facilmente acessadas pelos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula