Minha profissão dos sonhos

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Profissões e sonhos futuros

Esta atividade pedagógica visa incentivar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a explorarem suas aspirações futuras, desejos e curiosidades acerca de diferentes profissões. Inspirados pela leitura do livro 'Quando eu Crescer', os alunos serão motivados a dar asas à imaginação, visualizando-se em profissões que admiram ou sonham em exercer. Posteriormente, cada aluno terá a oportunidade de ilustrar sua profissão dos sonhos. Com o auxílio do professor, eles escreverão pequenas legendas para suas ilustrações, explicando os motivos da escolha pela profissão e suas expectativas sobre as atividades que realizarão nela. Esta atividade tem como principais objetivos a promoção da escrita autônoma e compartilhada, desenvolvimento da análise linguística ao planejar e produzir textos simples, além de fomentar a oralidade, através do compartilhamento de suas escolhas profissionais com a turma, criando um ambiente de troca e aprendizado mútuo.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é desenvolver habilidades de leitura compreensiva, escrita criativa, expressão oral e análise linguística nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Especificamente, busca-se incentivar a prática da escrita através da elaboração de legendas para ilustrações, fomentar a capacidade de expressar ideias e sentimentos sobre suas aspirações futuras e utilizar a leitura como ponto de partida para a criação e exploração da imaginação. Através desta atividade, os alunos também trabalharão competências socioemocionais como autoconhecimento, empatia e respeito pelas escolhas dos outros, essenciais para seu desenvolvimento integral.

  • Promover a leitura compreensiva e interpretação de texto.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e autônoma.
  • Estimular a expressão oral e compartilhamento de ideias em grupo.
  • Fomentar a análise linguística na produção de textos simples.
  • Incentivar a exploração da imaginação e autoconhecimento.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP17: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.
  • EF01LP18: Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

A elaboração de legendas e a expressão oral sobre profissões dos sonhos são conteúdos programáticos essenciais para trabalhar a habilidade de escrita, leitura e oralidade dos alunos. Utilizando a metodologia ativa proposta, os estudantes poderão construir o conhecimento de forma mais significativa, integrando a prática com a teoria vista em sala de aula. A análise linguística e a criação de textos proporcionam a oportunidade de aplicar a gramática de forma prática, desenvolvendo competências linguísticas essenciais nesta fase de aprendizado.

  • Leitura e interpretação de textos
  • Produção de ilustrações
  • Escrita de legendas
  • Expressão oral e compartilhamento de ideias
  • Análise linguística

Metodologia

A metodologia ativa será central nesta atividade, incorporando elementos de 'Atividade Mão-na-massa', 'Roda de Debate', 'Aprendizagem Baseada em Projetos' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos'. Esta abordagem permite que os alunos sejam os principais agentes do seu processo de aprendizagem, explorando e expressando suas ideias de forma criativa. A atividade de desenho estimula a imaginação, enquanto a escrita e discussão das legendas promovem a articulação do pensamento e a construção colaborativa do conhecimento.

  • Leitura do livro 'Quando eu Crescer'
  • Atividades de desenho livre
  • Escrita compartilhada de legendas
  • Rodas de debate para compartilhamento das profissões sonhadas
  • Utilização de jogos educativos para fixação do conteúdo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 20 aulas de 60 minutos cada, perfazendo um total de 20 horas. Esta carga horária permite a aplicação planejada de cada etapa da atividade, garantindo tempo suficiente para leitura, criação, escrita, debates e reflexões finais.

  • Aula 1-2: Introdução e leitura do livro 'Quando eu Crescer'
  • Aula 3-7: Atividades de desenho das profissões dos sonhos
  • Aula 8-12: Escrita colaborativa de legendas
  • Aula 13-17: Preparação e realização das rodas de debate
  • Aula 18-20: Jogos educativos e fechamento da atividade

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada no engajamento, criatividade, capacidade de expressão escrita e oral, e na colaboração dos alunos durante o processo. Observações feitas pelo professor durante as rodas de debate e as sessões de escrita colaborativa fornecerão insights valiosos sobre o desenvolvimento das habilidades linguísticas e socioemocionais dos alunos. A conclusão das ilustrações e legendas, bem como a participação ativa nas discussões em grupo, também serão critérios importantes. Através desses elementos, será possível avaliar a compreensão e aplicação dos conteúdos trabalhados, além de avaliar o desenvolvimento individual e coletivo dos alunos ao longo da atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluem o livro 'Quando eu Crescer' para a leitura inicial, materiais de desenho como lápis de cor, canetinhas e papel, além de acesso a jogos educativos apropriados para a idade. Também será essencial dispor de um espaço adequado para as rodas de debate, permitindo a livre expressão e interação entre os alunos. O uso da tecnologia pode ser incorporado através do uso de aplicativos de desenho ou para a criação colaborativa de textos, fortalecendo a dinâmica da atividade.

  • Livro 'Quando eu Crescer'
  • Materiais de desenho (lápis de cor, canetinhas, papel)
  • Espaço adequado para rodas de debate
  • Jogos educativos apropriados para a idade
  • Tecnologia (tablet, computador) para atividades complementares

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo