Oficina de Artes com B

Desenvolvida por: Alan H… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Letra b e sua família silábica

Nesta oficina criativa, os alunos irão explorar a família do 'B' através da arte. Cada aluno receberá revistas antigas para recortar imagens de objetos ou situações que comecem com sílabas 'ba', 'be', 'bi', 'bo' e 'bu'. Em seguida, irão colar as imagens em cartazes grandes e escrever as palavras correspondentes. Esta atividade é um excelente meio de fomentar a identificação de fonemas e sílabas, além de promover habilidades motoras e a criatividade. Os alunos irão desenvolver competências essenciais ao relacionar imagens a palavras, utilizando recortes de revistas, que enriquecem o vocabulário ao explorar o som do 'B' e suas variações. Além disso, o processo de cortar e colar auxilia na coordenação motora fina, essencial para a escrita. A escrita de palavras com a família silábica do 'B' ajuda a reforçar a habilidade de reconhecimento e formação de palavras, uma competência essencial na fase inicial da alfabetização. Isto cria uma atmosfera de aprendizado prático, divertido e colaborativo, incentivando os alunos a trabalhar em conjunto, respeitando a vez de cada um e compartilhando materiais.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é promover a identificação e o reconhecimento de fonemas e sílabas iniciais, especialmente as que compõem a família silábica da letra 'B'. Este processo envolve a associação de sons e letras, essencial para a alfabetização e o desenvolvimento da linguagem. Ao engajar as crianças em atividades práticas e criativas, esperamos melhorar suas habilidades motoras e cognitivas, expandir seu vocabulário e fomentar o amor pela língua e pela aprendizagem.

  • Identificar fonemas associados ao B.
  • Reconhecer palavras que começam com as sílabas ba-be-bi-bo-bu.
  • Desenvolver habilidades motoras ao recortar e colar.
  • Promover a criatividade através do uso de imagens.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP07: Identificar fonemas e sua representação por letras.
  • EF01LP08: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui a exploração da relação entre sons e suas representações escritas, focando na família silábica da letra 'B'. As atividades estão alinhadas com a identificação e o uso das sílabas 'ba', 'be', 'bi', 'bo', e 'bu' em palavras do cotidiano das crianças. Serão empregadas práticas interativas que permitirão o desenvolvimento da coordenação motora, habilidades socioemocionais, colaboração e respeito às regras de convivência em grupo.

  • Família silábica da letra 'B': ba, be, bi, bo, bu.
  • Relacionar sons às letras.
  • Desenvolvimento da coordenação motora fina.
  • Respeito e colaboração em atividades coletivas.

Metodologia

A metodologia utilizada será a de oficinas práticas e criativas, onde os alunos terão a oportunidade de manipular diferentes materiais, favorecendo um aprendizado sensorial e participativo. A experiência tátil ao recortar e colar ajudará na fixação de conceitos. As atividades em grupo contribuirão para o desenvolvimento de habilidades sociais, como respeito, colaboração e comunicação eficaz. Além disso, a escolha de imagens e a escrita são estratégias que incentivam o protagonismo e a criatividade dos alunos.

  • Oficinas práticas
  • Atividades sensoriais e participativas
  • Trabalho em grupo
  • Estimulação da criatividade e protagonismo estudantil

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma prevê uma aula de 60 minutos. Nesta aula, os alunos participarão da atividade prática. A aula será dividida em momentos de explicação, execução e partilha dos resultados, proporcionando uma visão completa da identificação e uso da família silábica do 'B'.

  • Aula 1: Explicação do projeto, realização da atividade prática de recorte e colagem, e fechamento com a apresentação dos resultados.
  • Momento 1: Introdução e Explicação do Projeto (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o projeto: uma oficina de artes com foco na família silábica da letra 'B'. Explique o objetivo da atividade e como ela será realizada. Diga que os alunos deverão recortar imagens de revistas que correspondam às sílabas 'ba', 'be', 'bi', 'bo', e 'bu', colando-as em um grande cartaz e escrevendo as palavras associadas. É importante que você esclareça qual é a expectativa em relação ao comportamento, organização e respeito pelos colegas durante a atividade. Permita que os alunos façam perguntas para garantir que o projeto está claro para todos.

    Momento 2: Preparação dos Materiais (Estimativa: 5 minutos)
    Peça aos alunos que se organizem em grupos pequenos, distribua as revistas, tesouras de segurança, cartolinas e cola entre eles. Oriente-os a escolher uma área na sala para trabalhar e organize o espaço para que todos os alunos possam participar ativamente sem se atrapalharem. Observe se todos têm materiais suficientes e, se necessário, ajuste as divisões entre os grupos.

    Momento 3: Recorte e Seleção de Imagens (Estimativa: 15 minutos)
    Instrua os alunos a começarem a procurar imagens nas revistas que comecem com as sílabas 'ba', 'be', 'bi', 'bo', e 'bu'. Incentive-os a trabalhar em equipe, discutindo entre si sobre as imagens encontradas. Observe se algum grupo precisa de apoio para identificar palavras relacionadas ou se há necessidade de intervenção para mediar o uso de materiais. É importante que você encoraje a colaboração e a participação ativa de todos os membros do grupo.

    Momento 4: Colagem e Escrita de Palavras (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos alunos para começarem a colagem das imagens escolhidas nos cartazes. Oriente-os a discutir em seus grupos para decidir sobre a disposição das imagens. Em seguida, peça que escrevam as palavras correspondentes ao lado de cada imagem. Ofereça suporte no desenvolvimento da escrita, auxiliando na grafia correta das palavras e garantindo que todos os alunos participem do processo de colagem e escrita. Avalie mediante observação, verificando se os alunos estão associando corretamente as palavras às imagens.

    Momento 5: Apresentação e Feedback (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que cada grupo apresente seu cartaz para a turma, explicando o processo de escolha das imagens e as palavras associadas. Elogie o esforço e a criatividade de cada grupo, e incentive o feedback coletivo. Durante as apresentações, observe a fluência na explicação, a organização e coerência dos cartazes. Avalie a interação social, verificando se os alunos mostram respeito ao ouvir as apresentações dos colegas. Feche a atividade resumindo as aprendizagens do dia e destacando a importância de cooperar e aprender juntos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora não haja alunos com condições ou deficiências específicas, é sempre benéfico garantir acessibilidade universal. Permita que os alunos trabalhem em diferentes ritmos e respeite as diversas formas de expressão durante as colagens e apresentações. Reforce o apoio para alunos que possam atravessar dificuldades, encorajando a participação e permitindo que demonstrem suas ideias por meio de desenhos ou histórias orais, caso a escrita se mostre desafiadora. Seja compreensivo, celebre a diversidade no aprendizado e contribua para um ambiente acolhedor e inclusivo.

Avaliação

A avaliação incluirá múltiplas abordagens para garantir uma análise abrangente do aprendizado. Primeiramente, será utilizada a observação direta para avaliar a execução das tarefas e o engajamento dos alunos. Será possível observar a habilidade de identificar fonemas e associá-los corretamente às imagens escolhidas. Em segundo lugar, o produto final—os cartazes—serão avaliados de acordo com os critérios de coerência entre as imagens e suas palavras correspondentes. O feedback será dado de forma contínua para reforçar o que foi aprendido e para ajustar eventuais dificuldades apresentadas pelos alunos. Além disso, a participação e a interação dos alunos durante a atividade serão consideradas para avaliar o ganho de habilidades sociais.

  • Observação direta do engajamento
  • Avaliação do produto final quanto à coerência fonética
  • Feedback contínuo e participativo
  • Avaliação da interação social e participação

Materiais e ferramentas:

Os materiais utilizados serão principalmente acessíveis e de fácil uso para crianças, como revistas antigas e cartolina para os cartazes. Estes materiais incentivarão a exploração criativa e a aprendizagem prática. Não serão utilizados recursos digitais, mantendo o foco em métodos tradicionais que são adequados para a faixa etária e favorecem o desenvolvimento motor e cognitivo através do manuseio.

  • Revistas antigas
  • Tesouras de segurança
  • Cola
  • Cartolinas para os cartazes
  • Lápis de cor ou canetas para escrever as palavras

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a carga de trabalho é frequentemente intensa para os professores, mas é essencial garantir que todos os alunos se sintam incluídos e valorizados. Nesta aula, procuramos estratégias que não onerem financeiramente e possam ser implementadas com eficácia. Como não há necessidades específicas mencionadas para a turma, o foco será em assegurar que nossos ambientes estejam preparados para acolher a diversidade. Isso envolve, por exemplo, garantir que o ambiente seja seguro, acessível para todos e que as explicações estejam claras para que os alunos com diferentes níveis de entendimento possam compreender e participar plenamente.

  • Ambiente seguro e acessível
  • Explicações claras e adaptadas aos diferentes níveis de entendimento
  • Promoção de um ambiente colaborativo
  • Atenção individualizada conforme necessário

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo