Oficina de Palavras Encantadas

Desenvolvida por: Katia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização e Letramento

A atividade 'Oficina de Palavras Encantadas' tem como proposta transformar a sala de aula em uma oficina criativa e interativa, onde os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de construir seu próprio alfabeto móvel utilizando materiais recicláveis. Esta prática visa proporcionar aos estudantes uma aproximação concreta com o sistema de escrita alfabética, explorando a correspondência entre fonemas (sons da fala) e grafemas  representativa na construção das palavras, reforçando assim, a leitura e a escrita de forma significativa e colaborativa. A metodologia ativa adotada neste plano de aula busca engajar os alunos no seu processo de aprendizado, incentivando a autonomia, a experimentação e a colaboração entre pares.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover a aquisição de conhecimentos fundamentais no processo de alfabetização, enfocando na compreensão do sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala e na identificação dos fonemas e sua correspondência com as letras. Espera-se que, ao final desta oficina, os alunos sejam capazes de reconhecer as letras do alfabeto, compreenderem sua função na construção de palavras e desenvolver habilidades de leitura e escrita por meio da manipulação física das letras. Além disso, a atividade busca fomentar o trabalho em equipe e a criatividade, utilizando para isso, recursos sustentáveis e a metodologia de aprendizado baseado em projetos.

  • Reconhecer as letras do alfabeto e sua ordem
  • Identificar a correspondência entre fonemas e letras
  • Formar palavras por meio da combinação de letras
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita
  • Valorizar o trabalho colaborativo e a criatividade

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP07: Identificar fonemas e sua representação por letras.

Conteúdo Programático

Esta oficina pedagógica aborda conteúdos como a introdução ao alfabeto, a distinção entre sons e letras e a formação de palavras, elementos fundamentais no processo de alfabetização inicial. Os estudantes serão guiados na exploração das letras do alfabeto, identificando suas diferentes formas e sons, para em seguida, utilizá-las na construção de palavras simples. Esta abordagem prática ao sistema de escrita alfabética tem como propósito reforçar a compreensão da função representativa das letras, promovendo assim, a leitura e a escrita significativas.

  • Introdução ao alfabeto
  • Diferença entre fonemas e grafemas
  • Formação e construção de palavras
  • Práticas de leitura e escrita
  • Trabalho colaborativo e uso de materiais recicláveis

Metodologia

A metodologia desta atividade é centrada na participação ativa dos alunos, seguindo princípios da metodologia ativa de aprendizagem. Iniciaremos com uma breve exposição sobre o alfabeto e sua importância, seguido de uma atividade prática de construção do alfabeto móvel com materiais recicláveis. Os alunos serão incentivados a trabalhar em grupos, fomentando a interação e colaboração. Por meio de desafios lúdicos, como formar palavras com as letras criadas, os estudantes poderão experimentar concretamente os conceitos discutidos e refletir sobre o processo de formação das palavras. Esta abordagem busca desenvolver autonomia, criatividade e um entendimento mais profundo dos conteúdos abordados.

  • Exposição dialogada sobre o alfabeto
  • Construção do alfabeto móvel com materiais recicláveis
  • Atividades em grupo para formação de palavras
  • Jogos e desafios de leitura e escrita
  • Reflexão sobre o aprendizado e compartilhamento de experiências

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em uma sessão de 1 hora e 20 minutos, dividida em segmentos para garantir uma aprendizagem significativa e dinâmica.

  • Aula 1 (40 minutos): Introdução ao alfabeto e início da construção do alfabeto móvel.
  • Aula 2 (40 minutos): Continuação e finalização da construção do alfabeto móvel e início dos desafios de formação de palavras.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, focando no processo de aprendizagem dos estudantes ao longo da oficina. Serão considerados aspectos como a participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas, a colaboração e interação com os colegas, a criatividade e originalidade na construção das letras, bem como a habilidade em formar palavras utilizando o alfabeto móvel criado. Feedback construtivo será fornecido para incentivar o desenvolvimento contínuo das habilidades de leitura e escrita. Esta abordagem avaliativa tem como objetivo não só medir o desempenho dos alunos, mas também promover um ambiente de aprendizado onde o erro é visto como uma oportunidade de crescimento e aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da 'Oficina de Palavras Encantadas', será necessário disponibilizar alguns recursos essenciais que apoiarão os alunos na construção do conhecimento de forma prática e interativa. Vamos utilizar materiais recicláveis para a construção do alfabeto móvel, incentivando assim a consciência ambiental. Além disso, recursos como tesoura sem ponta, cola, marcadores coloridos e papel cartão serão essenciais. A escolha desses materiais visa estimular a criatividade e o engajamento dos alunos, ao mesmo tempo em que proporciona uma experiência de aprendizado tangível e divertida.

  • Materiais recicláveis (caixas de papelão, tampinhas de garrafa, etc.)
  • Tesoura sem ponta
  • Cola
  • Marcadores coloridos
  • Papel cartão

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo