Pequenos Investigadores: Uma Entrevista Surpreendente

Desenvolvida por: Camila (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e habilidades de escuta

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos e transformados em pequenos investigadores. Cada grupo receberá a missão de planejar e realizar uma entrevista com um 'personagem misterioso' que pode ser um professor de outra disciplina, o diretor da escola, ou até um personagem interpretado pelo professor da turma. Os alunos deverão pensar em perguntas curiosas para conhecer melhor o personagem e sua rotina ou história, de forma criativa e investigativa. Após a entrevista, cada grupo transcreverá as respostas obtidas, criando um pequeno artigo investigativo sobre o personagem. Esta atividade procura desenvolver habilidades de escrita, promovendo a prática através de um gênero textual específico, e também habilidades de escuta ativa e síntese de informações.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como objetivo estimular nos alunos a prática da escrita, a capacidade de ouvir atentamente e a habilidade de sintetizar informações de maneira criativa. Os estudantes aprenderão a elaborar perguntas relevantes, conduzir uma entrevista de forma respeitosa e curiosa, além de transcrever e compilar informações em um formato textual interessante. A atividade visa, também, fomentar o trabalho em equipe, o respeito pela vez de falar do outro e a capacidade de planejamento conjunto para construir um produto final coletivo, atributos essenciais para sua formação integral.

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa.
  • Praticar a escuta ativa e a síntese de informações.
  • Aprender a elaborar e realizar perguntas significativas.
  • Estimular a capacidade de trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP18: Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF01LP22: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, diagramas, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Conteúdo Programático

Esta atividade interdisciplinar envolve conhecer e aplicar diferentes gêneros textuais, com ênfase nos textos investigativos. O foco estará em criar e realizar perguntas, ouvir ativamente e trabalhar em grupo para transcrever respostas em um artigo investigativo coletivo. O conteúdo abrangente também toca em aspectos de respeito pelo turno de fala, cooperação entre colegas e introdução às habilidades de jornalismo básico e relato de entrevistas.

  • Gêneros textuais e suas características.
  • Elementos de uma entrevista.
  • Escrita colaborativa.
  • Habilidades de escuta e síntese.

Metodologia

Utilizando a metodologia mão-na-massa, os alunos serão imersos em uma situação prática e realista de aprendizado. Eles estarão ativamente envolvidos no planejamento, execução e revisão de uma entrevista, guiados pela curiosidade e necessidade de solucionar o 'mistério' do personagem escolhido. Será uma jornada de descoberta coletiva, onde professores atuarão como facilitadores, estimulando a colaboração, a comunicação eficaz e a criatividade na construção de perguntas e na escrita do artigo.

  • Discussão em grupo para elaboração das perguntas.
  • Entrevista com o personagem misterioso.
  • Transcrição e redação do artigo investigativo em grupo.
  • Revisão colaborativa do texto produzido.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, onde os alunos serão divididos em grupos e seguirão as etapas planejadas para cumprir os objetivos da atividade, desde a criação das perguntas até a finalização do artigo investigativo.

  • Apresentação do projeto e divisão dos grupos (10 minutos)
  • Elaboração das perguntas em grupo (15 minutos)
  • Realização da entrevista (15 minutos)
  • Transcrição das respostas e início da criação do artigo (10 minutos)
  • Revisão e finalização do artigo (10 minutos)

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa de cada aluno durante todas as fases da atividade, desde a elaboração das perguntas até a redação final do artigo. Serão considerados critérios como criatividade nas perguntas, cooperação no trabalho em grupo, habilidade de escuta durante a entrevista, qualidade da transcrição das respostas e coesão e coerência no texto final. Feedback construtivo será oferecido, visando o desenvolvimento das habilidades trabalhadas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem um espaço adequado para a realização das entrevistas, materiais de escrita como lápis, papel ou dispositivos eletrônicos para a transcrição das respostas, e materiais de pesquisa caso os alunos desejem aprofundar-se no tema do 'personagem misterioso'. O professor é um recurso fundamental, atuando como facilitador e orientador do processo.

  • Sala de aula ou espaço adequado para entrevista
  • Materiais de escrita (papel, lápis, borracha)
  • Dispositivos eletrônicos (tablets ou computadores, se disponível)
  • Gravador de voz ou celular para gravar as entrevistas (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo