Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos e transformados em pequenos investigadores. Cada grupo receberá a missão de planejar e realizar uma entrevista com um 'personagem misterioso' que pode ser um professor de outra disciplina, o diretor da escola, ou até um personagem interpretado pelo professor da turma. Os alunos deverão pensar em perguntas curiosas para conhecer melhor o personagem e sua rotina ou história, de forma criativa e investigativa. Após a entrevista, cada grupo transcreverá as respostas obtidas, criando um pequeno artigo investigativo sobre o personagem. Esta atividade procura desenvolver habilidades de escrita, promovendo a prática através de um gênero textual específico, e também habilidades de escuta ativa e síntese de informações.
Este plano de aula tem como objetivo estimular nos alunos a prática da escrita, a capacidade de ouvir atentamente e a habilidade de sintetizar informações de maneira criativa. Os estudantes aprenderão a elaborar perguntas relevantes, conduzir uma entrevista de forma respeitosa e curiosa, além de transcrever e compilar informações em um formato textual interessante. A atividade visa, também, fomentar o trabalho em equipe, o respeito pela vez de falar do outro e a capacidade de planejamento conjunto para construir um produto final coletivo, atributos essenciais para sua formação integral.
Esta atividade interdisciplinar envolve conhecer e aplicar diferentes gêneros textuais, com ênfase nos textos investigativos. O foco estará em criar e realizar perguntas, ouvir ativamente e trabalhar em grupo para transcrever respostas em um artigo investigativo coletivo. O conteúdo abrangente também toca em aspectos de respeito pelo turno de fala, cooperação entre colegas e introdução às habilidades de jornalismo básico e relato de entrevistas.
Utilizando a metodologia mão-na-massa, os alunos serão imersos em uma situação prática e realista de aprendizado. Eles estarão ativamente envolvidos no planejamento, execução e revisão de uma entrevista, guiados pela curiosidade e necessidade de solucionar o 'mistério' do personagem escolhido. Será uma jornada de descoberta coletiva, onde professores atuarão como facilitadores, estimulando a colaboração, a comunicação eficaz e a criatividade na construção de perguntas e na escrita do artigo.
A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, onde os alunos serão divididos em grupos e seguirão as etapas planejadas para cumprir os objetivos da atividade, desde a criação das perguntas até a finalização do artigo investigativo.
A avaliação será baseada na participação ativa de cada aluno durante todas as fases da atividade, desde a elaboração das perguntas até a redação final do artigo. Serão considerados critérios como criatividade nas perguntas, cooperação no trabalho em grupo, habilidade de escuta durante a entrevista, qualidade da transcrição das respostas e coesão e coerência no texto final. Feedback construtivo será oferecido, visando o desenvolvimento das habilidades trabalhadas.
Os recursos necessários para esta atividade incluem um espaço adequado para a realização das entrevistas, materiais de escrita como lápis, papel ou dispositivos eletrônicos para a transcrição das respostas, e materiais de pesquisa caso os alunos desejem aprofundar-se no tema do 'personagem misterioso'. O professor é um recurso fundamental, atuando como facilitador e orientador do processo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula