Pintando com Palavras

Desenvolvida por: Kemili… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e escrita

A atividade 'Pintando com Palavras' é uma proposta didática pensada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de desenvolver habilidades de leitura e reconhecimento fonético através de uma metodologia ativa e participativa. Nesta atividade, os alunos receberão folhas contendo diversas palavras espalhadas pela página, cada uma ao lado de um desenho relacionado, porém, sem colorir. O professor, de maneira lúdica e variada, irá pronunciar as palavras, e os alunos deverão identificar a palavra ouvida, relacioná-la ao desenho correspondente e então colorir a imagem. Essa abordagem visa facilitar a assimilação da relação entre fonemas, grafemas e seu significado, fomentando o processo de aprendizagem da leitura e escrita. Por meio dessa atividade, pretende-se também estimular a atenção, percepção auditiva e a coordenação motora fina, além de promover um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo. A escolha de palavras abrangente permite trabalhar diferentes sons da língua, ampliando o reconhecimento de palavras diversas pelo aluno.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos desta atividade incluem o estímulo à percepção auditiva e visual dos alunos, associando sons à sua representação escrita e imagética de maneira divertida e engajadora. Busca-se também desenvolver habilidades de leitura e escrita, fundamental para o processo de alfabetização. Além disso, a atividade pretende melhorar a coordenação motora fina, através da prática de colorir, e promover a capacidade de ouvir e seguir instruções. Ao combinar elementos visuais, auditivos e kinestésicos, este exercício visa a uma aprendizagem mais eficaz e significativa para os estudantes.

  • Desenvolver a habilidade de reconhecimento fonético.
  • Estimular a leitura e a escrita por reconhecimento de palavras.
  • Aprimorar a coordenação motora fina através da atividade de colorir.
  • Facilitar a compreensão da relação entre som e imagem.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP08: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
  • EF12LP19: Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba o reconhecimento de fonemas e sua correspondente grafia, a associação entre palavras e imagens e a introdução a conceitos básicos de rimas e sonoridades presentes na língua portuguesa. Por meio de uma abordagem interativa, os alunos poderão explorar diferentes sons e suas representações, facilitando o processo de alfabetização e incentivando o interesse pela leitura e escrita.

  • Reconhecimento de fonemas
  • Associação entre palavra e imagem
  • Introdução a rimas e sonoridades

Metodologia

A metodologia aplicada será ativa, centrada no aluno, possibilitando que este participe diretamente do processo de aprendizagem. O professor atuará como mediador, orientando e incentivando a participação ativa dos alunos na identificação dos sons, na associação palavra-imagem e na atividade de colorir. A diversificação na pronúncia das palavras fará com que a atividade seja dinâmica e desafiadora, promovendo um ambiente de aprendizado estimulante e inclusivo para todos.

  • Pronúncia variada e lúdica das palavras pelo professor
  • Atividade prática de associação sonora com imagens
  • Exercício de colorir para reforçar a aprendizagem

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida ao longo de três aulas de 40 minutos. Na primeira aula, será realizada a introdução aos conceitos e à dinâmica da atividade. Na segunda aula, os alunos praticarão a associação de sons a imagens e começarão a colorir. A terceira aula será destinada à conclusão da coloração e uma revisão geral do aprendizado.

  • Aula 1: Introdução e explicações iniciais.
  • Aula 2: Prática de associação palavras-imagens e início da coloração.
  • Aula 3: Finalização da coloração e revisão da atividade.

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, observando a participação, o envolvimento e o progresso dos alunos durante as atividades. Será avaliada a capacidade de reconhecer e associar corretamente as palavras aos desenhos, bem como a precisão na coloração. Além do aspecto cognitivo, a coordenação motora, a atenção e a criatividade dos alunos também serão critérios considerados. Feedbacks positivos e construtivos serão fornecidos para encorajar o desenvolvimento contínuo dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem folhas de papel com palavras e desenhos impressos, lápis de cor, canetinhas ou giz de cera, e um ambiente propício para a realização da atividade. O professor poderá também fazer uso de um aparelho de som para reproduzir sons variados relacionados às palavras, enriquecendo a experiência auditiva e a associação sonora.

  • Folhas de papel com palavras e desenhos
  • Lápis de cor, canetinhas ou giz de cera
  • Aparelho de som (opcional)

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