Piquenique Literário de Histórias do Folclore

Desenvolvida por: Dyana … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Folclore Brasileiro

A atividade 'Piquenique Literário de Histórias do Folclore' propõe um mergulho na riqueza cultural brasileira por meio de histórias que retratam nosso folclore. Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a chance de, previamente, se familiarizar com diversas narrativas do folclore brasileiro, como a do Saci-Pererê, da Iara, do Curupira e outros. Depois da leitura dessas histórias em sala, organizaremos um piquenique ao ar livre, em um espaço verde da escola ou em um parque. Neste momento, sentados em roda, os estudantes compartilharão as histórias que mais gostaram, discutindo sobre os personagens, com ênfase na pronúncia correta e na segmentação das sílabas dos nomes. Este exercício não apenas estimulará a oralidade e a escuta ativa entre os alunos, como também os engajará na cultura nacional de maneira divertida e significativa. Além disso, o lanche do piquenique terá itens que possam ser associados ao folclore, tornando a aprendizagem ainda mais lúdica e integrada ao tema.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover o reconhecimento e a valorização do folclore brasileiro entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, por meio da leitura e compartilhamento de suas histórias. Visa-se desenvolver a capacidade de leitura, a pronúncia correta, a segmentação das sílabas, além da prática da oralidade e da escuta ativa. Dessa forma, espera-se que os alunos sejam capazes de relacionar os elementos sonoros do falar com sua correspondente representação escrita, fortalecendo o letramento inicial e o vínculo com o patrimônio cultural nacional.

  • Reconhecer a diversidade cultural brasileira por meio de suas lendas e histórias.
  • Praticar a leitura em voz alta, focando na pronúncia correta.
  • Segmentar oralmente palavras em sílabas durante a discussão dos nomes dos personagens.
  • Desenvolver habilidades de escuta ativa e oralidade.
  • Relacionar a fala com sua representação escrita por meio dos nomes dos personagens das histórias folclóricas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP06: Segmentar oralmente palavras em sílabas.
  • EF01LP08: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

Conteúdo Programático

O conteúdo a ser abordado nesta atividade engloba a leitura e interpretação das histórias do folclore brasileiro, com ênfase na segmentação de palavras e na relação entre som e escrita. Esse enfoque permitirá aos alunos aprimorar suas habilidades de leitura, escrita e oralidade, de maneira integrada ao contexto cultural e social do Brasil. Será uma oportunidade para trabalhar o reconhecimento das características do sistema de escrita alfabética e suas representações., syllabus_items: [ Leitura de histórias do folclore brasileiro.

Metodologia

A metodologia empregada combinará as abordagens Mão-na-massa, Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos. Iniciará com a exploração das histórias do folclore em sala, seguida por um piquenique onde cada aluno terá a chance de compartilhar a história que mais gostou, discutindo sobre os personagens. Esta etapa também envolve jogos de pronúncia e segmentação de sílabas, favorecendo o aprendizado de maneira lúdica e participativa., methodology_items: [ Leitura coletiva das histórias do folclore.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 4 horas, distribuídas em 6 aulas de 40 minutos. Será estruturada em preparação e leitura das histórias, realização do piquenique, discussões em roda e jogos relacionados ao tema.

  • Aula 1: Apresentação do projeto e escolha das histórias para leitura.
  • Aula 2-3: Leitura e discussão das histórias em sala de aula.
  • Aula 4: Preparação para o piquenique e revisão das histórias.
  • Aula 5: Realização do piquenique e compartilhamento das histórias.
  • Aula 6: Jogos educativos e conclusão da atividade.

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, observando a participação dos alunos nas atividades de leitura, na capacidade de discussão dos temas em roda, nos jogos de pronúncia e na segmentação das sílabas. Será valorizado o engajamento dos estudantes com o projeto, sua capacidade de escuta ativa e a progressão na segmentação de sílabas e associação entre fala e escrita. Exemplos práticos de avaliação incluirão a coerência nas discussões em roda, acurácia na pronúncia durante o compartilhamento das histórias e participação nos jogos educativos.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a realização deste projeto incluem livros ou textos com histórias do folclore brasileiro, espaço ao ar livre para o piquenique, lanches relacionados ao tema, além de materiais didáticos para os jogos educativos e atividades de segmentação de sílabas.

  • Livros ou compêndios de histórias do folclore brasileiro.
  • Espaço verde adequado para o piquenique.
  • Lanches temáticos relacionados ao folclore.
  • Material para jogos educativos (cartões, imagens dos personagens).
  • Cadernos e lápis para atividades escritas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo