Supermercado das Letras

Desenvolvida por: Mikeya… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

A atividade 'Supermercado das Letras' está desenhada para engajar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na prática de reconhecimento e escrita de palavras que iniciam com a letra 's'. Transformando a sala de aula em um ambiente lúdico que replica um supermercado, os alunos terão a oportunidade de 'comprar' imagens de objetos, animais e outros itens cujos nomes começam com essa letra. Munidos de cestinhas, percorrerão o supermercado em busca desses produtos, realizando assim um exercício de associação entre os objetos visuais e suas respectivas escritas. Após a coleta, os alunos tentarão escrever os nomes dos itens adquiridos, comparando suas tentativas com as escritas corretas fornecidas pelo professor em cartões. Esta atividade promove uma aprendizagem significativa ao estimular o reconhecimento de formas convencionais das palavras, além de fomentar a análise reflexiva sobre as semelhanças e diferenças entre suas tentativas de escrita e o padrão convencional da língua.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da atividade 'Supermercado das Letras' é permitir que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental desenvolvam habilidades de leitura e escrita, através do reconhecimento de palavras que iniciam com a letra 's', e da associação destas às suas representações visuais. Além disso, visa estimular a observação e análise das características das palavras escritas, permitindo que os alunos comparem suas próprias produções textuais com as formas convencionais, identificando semelhanças e diferenças. Esta atividade pedagógica pretende também promover o engajamento e interesse pela aprendizagem da língua portuguesa de maneira lúdica e dinâmica, incentivando a curiosidade e a autoexpressão escrita no processo de alfabetização.

  • Reconhecer palavras que iniciam com a letra 's'.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
  • Associar palavras a suas representações visuais.
  • Analisar e comparar a escrita convencional com a própria produção textual.
  • Estimular o interesse e engajamento no processo de alfabetização.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

Conteúdo Programático

A atividade insere os alunos na prática de escrita e leitura dentro de um contexto significativo, permitindo a exploração da letra 's' como elemento catalisador da aprendizagem. Ao facilitar a conexão entre os objetos e suas nomenclaturas, os alunos são impulsionados a refletir sobre a estrutura das palavras, a ortografia e a caligrafia. Este enfoque lúdico complementa o conteúdo programático de alfabetização, introduzindo os alunos à diversidade lexical de maneira divertida e estimulante, e reforça a importância da observação atenta às formas convencionais de escrita, essencial para o desenvolvimento da competência leitora e escritora.

  • Reconhecimento de palavras com início na letra 's'.
  • Prática de escrita de palavras.
  • Comparação de escritas convencionais com produções próprias.
  • Reflexão sobre a forma e som das palavras.
  • Desenvolvimento da competência leitora e escritora.

Metodologia

A metodologia ativa aplicada nessa atividade promove a participação efetiva do aluno no processo de aprendizagem. Ao transformar a sala em um supermercado e permitir que os alunos 'comprem' e escrevam sobre os produtos, cria-se uma atmosfera que favorece a experimentação, a descoberta e a construção do conhecimento de forma colaborativa. Esse cenário simulado estimula a autonomia do aluno e proporciona um contexto realístico para a aplicação dos conhecimentos adquiridos. A comparação entre as tentativas de escrita e as formas convencionais disponibilizadas em cartões pelo professor incentiva a reflexão individual e coletiva, essencial para o desenvolvimento da habilidade de escrita e a consolidação do aprendizado.

  • Simulação de supermercado para compra de produtos.
  • Escrita individual dos nomes dos produtos 'comprados'.
  • Compartilhamento e comparação das tentativas de escrita.
  • Análise coletiva das diferenças e semelhanças com a escrita convencional.
  • Feedback construtivo do professor sobre as produções dos alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será distribuída em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao tema e a simulação do supermercado das letras, com a 'compra' dos produtos pelos alunos. A segunda aula será dedicada à escrita dos nomes dos produtos adquiridos, à comparação com as formas convencionais e à reflexão coletiva sobre o processo de aprendizagem.

  • Aula 1: Introdução ao tema e simulação do supermercado.
  • Aula 2: Prática de escrita, comparação e reflexão sobre o aprendizado.

Avaliação

A avaliação desta atividade será processual e formativa, focando na observação das habilidades de leitura e escrita desenvolvidas pelos alunos, bem como na sua capacidade de reflexão sobre as tentativas de escrita em relação às formas convencionais. A participação ativa, o engajamento na atividade e a qualidade das observações individuais e coletivas sobre as semelhanças e diferenças entre as escritas também serão critérios importantes. Exemplos de produções escritas pelos alunos, antes e depois da atividade, poderão ser utilizados como recurso para avaliar o progresso na aprendizagem. Será valorizado o processo de tentativa, erro e correção, mais do que a precisão absoluta na primeira tentativa de escrita.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários recursos como imagens de objetos, animais e outros itens que comecem com a letra 's', cestinhas para a simulação da compra, cartões com as escritas corretas dos produtos para a fase de comparação e folhas de papel ou cadernos para a escrita dos alunos. Além disso, a organização do espaço da sala de aula para simular o ambiente de um supermercado é fundamental para a imersão dos alunos na atividade.

  • Imagens de objetos, animais e outros itens com a letra 's'.
  • Cestinhas para simulação da compra.
  • Cartões com escritas corretas dos produtos.
  • Folhas de papel ou cadernos para escrita.
  • Espaço da sala de aula organizado como um supermercado.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo