Esta atividade desafia os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a tornarem-se jovens escritores e ilustradores, utilizando sua imaginação e criatividade para criar suas próprias revistinhas. Iniciamos com a exploração de diversos gêneros textuais, como contos, fábulas e poemas, onde os alunos são apresentados às características únicas de cada gênero. A partir de uma seleção de imagens estimulantes fornecidas pelo professor, cada estudante escolherá um gênero que mais lhe agrada para basear sua história. Os alunos serão guiados no planejamento de suas narrativas, contemplando elementos essenciais como início, meio e fim, além da definição de personagens e cenários. Com a história planejada, partiremos para a fase de escrita e ilustração, onde os alunos terão a liberdade de expressar suas ideias criativamente. Finalmente, as revistinhas serão montadas e uma feira de 'venda' será organizada, permitindo a troca de histórias entre os alunos e promovendo um ambiente de apreciação pelo trabalho autoral e pelo esforço coletivo.
O foco dessa atividade é fomentar a criatividade e a expressão individual dos alunos por meio da construção de histórias autorais, incentivando o desenvolvimento das habilidades de escrita, leitura e interpretação. Além disso, almeja-se fortalecer a compreensão dos diferentes gêneros textuais e suas especificidades, promovendo a apreciação da diversidade literária. O planejamento, a revisão e a edição de textos serão processos chave, garantindo que os estudantes compreendam a importância da organização e da clareza na comunicação de ideias. Por meio da interação e da colaboração na feira de troca de histórias, espera-se também cultivar o respeito pelo trabalho dos colegas, estimulando um ambiente de aprendizado cooperativo e empático.
Para realizar a atividade, o conteúdo programático abrange desde o reconhecimento e diferenciação de gêneros textuais até a composição de textos originais. Serão exploradas estratégias de planejamento textual, que incluem a construção de um roteiro com início, meio e fim, definição de personagens e cenários. Adicionalmente, serão desenvolvidas habilidades de revisão e edição de texto, com ênfase na correção ortográfica, gramatical e na coesão narrativa. A atividade também envolverá o uso de técnicas de ilustração como forma de complementar e enriquecer a narrativa escrita.
A metodologia aplicada será uma combinação de Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente, haverá uma introdução teórica sobre os gêneros textuais e as técnicas de narração. Em seguida, os alunos participarão de atividades práticas de escrita e ilustração, envolvendo trabalho individual e colaboração em grupo. A Roda de Debate facilitará o compartilhamento de ideias e a construção coletiva do conhecimento. O projeto culminará com a feira de troca de histórias, um momento de celebração do aprendizado colaborativo e da criatividade.
A realização da atividade está prevista para uma sessão de 60 minutos. Iniciará com uma breve introdução ao projeto e exploração dos gêneros textuais (15 minutos), seguida de um momento para planejamento e criação das histórias (30 minutos). Os últimos 15 minutos serão dedicados à preparação para a feira de histórias, incluindo uma breve discussão sobre o processo criativo e o valor do trabalho colaborativo.
A avaliação será formativa e contínua, focando no engajamento dos alunos durante todo o processo de criação das revistinhas. Avaliaremos a capacidade de planejar e estruturar uma história coesiva, assim como a originalidade e a criatividade expressas na escrita e nas ilustrações. A qualidade da participação na feira de troca de histórias também será considerada, observando a capacidade dos alunos de compartilhar e valorizar o trabalho próprio e dos colegas. Os critérios específicos incluirão clareza na comunicação, coesão textual, correção ortográfica e gramatical, além da qualidade e pertinência das ilustrações em relação ao texto.
Para a realização da atividade, utilizaremos uma variedade de materiais e recursos. Estes incluirão papel, lápis, canetas coloridas e giz de cera para a escrita e ilustração das histórias. Imagens impressas de diversos temas servirão como estímulo criativo para os alunos na fase de planejamento de suas histórias. Além disso, será necessária a utilização de recursos digitais, como projetor ou computador com acesso à internet, para a apresentação dos gêneros textuais e compartilhamento de exemplos inspiradores.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula