Supermercado de Histórias

Desenvolvida por: Kelly … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação de Histórias

Esta atividade desafia os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a tornarem-se jovens escritores e ilustradores, utilizando sua imaginação e criatividade para criar suas próprias revistinhas. Iniciamos com a exploração de diversos gêneros textuais, como contos, fábulas e poemas, onde os alunos são apresentados às características únicas de cada gênero. A partir de uma seleção de imagens estimulantes fornecidas pelo professor, cada estudante escolherá um gênero que mais lhe agrada para basear sua história. Os alunos serão guiados no planejamento de suas narrativas, contemplando elementos essenciais como início, meio e fim, além da definição de personagens e cenários. Com a história planejada, partiremos para a fase de escrita e ilustração, onde os alunos terão a liberdade de expressar suas ideias criativamente. Finalmente, as revistinhas serão montadas e uma feira de 'venda' será organizada, permitindo a troca de histórias entre os alunos e promovendo um ambiente de apreciação pelo trabalho autoral e pelo esforço coletivo.

Objetivos de Aprendizagem

O foco dessa atividade é fomentar a criatividade e a expressão individual dos alunos por meio da construção de histórias autorais, incentivando o desenvolvimento das habilidades de escrita, leitura e interpretação. Além disso, almeja-se fortalecer a compreensão dos diferentes gêneros textuais e suas especificidades, promovendo a apreciação da diversidade literária. O planejamento, a revisão e a edição de textos serão processos chave, garantindo que os estudantes compreendam a importância da organização e da clareza na comunicação de ideias. Por meio da interação e da colaboração na feira de troca de histórias, espera-se também cultivar o respeito pelo trabalho dos colegas, estimulando um ambiente de aprendizado cooperativo e empático.

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e ilustração.
  • Compreender as características dos diferentes gêneros textuais.
  • Promover a organização e planejamento na criação de textos.
  • Estimular a capacidade de revisão e autocrítica.
  • Fomentar a colaboração e o respeito mútuo entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF15LP07: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Conteúdo Programático

Para realizar a atividade, o conteúdo programático abrange desde o reconhecimento e diferenciação de gêneros textuais até a composição de textos originais. Serão exploradas estratégias de planejamento textual, que incluem a construção de um roteiro com início, meio e fim, definição de personagens e cenários. Adicionalmente, serão desenvolvidas habilidades de revisão e edição de texto, com ênfase na correção ortográfica, gramatical e na coesão narrativa. A atividade também envolverá o uso de técnicas de ilustração como forma de complementar e enriquecer a narrativa escrita.

  • Identificação e exploração de gêneros textuais.
  • Técnicas de planejamento de textos narrativos.
  • Estratégias para escrita criativa.
  • Princípios básicos de ilustração e design de personagens.
  • Revisão e edição de textos.

Metodologia

A metodologia aplicada será uma combinação de Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente, haverá uma introdução teórica sobre os gêneros textuais e as técnicas de narração. Em seguida, os alunos participarão de atividades práticas de escrita e ilustração, envolvendo trabalho individual e colaboração em grupo. A Roda de Debate facilitará o compartilhamento de ideias e a construção coletiva do conhecimento. O projeto culminará com a feira de troca de histórias, um momento de celebração do aprendizado colaborativo e da criatividade.

  • Apresentação interativa dos gêneros textuais.
  • Oficinas de escrita criativa e ilustração.
  • Roda de debates para partilha de ideias.
  • Sessões de revisão em pares e em grupo.
  • Organização da feira de troca de histórias.

Aulas e Sequências Didáticas

A realização da atividade está prevista para uma sessão de 60 minutos. Iniciará com uma breve introdução ao projeto e exploração dos gêneros textuais (15 minutos), seguida de um momento para planejamento e criação das histórias (30 minutos). Os últimos 15 minutos serão dedicados à preparação para a feira de histórias, incluindo uma breve discussão sobre o processo criativo e o valor do trabalho colaborativo.

  • Aula 1 da atividade: Introdução aos gêneros textuais, planejamento e criação das revistinhas, preparação e introdução à feira de troca de histórias.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, focando no engajamento dos alunos durante todo o processo de criação das revistinhas. Avaliaremos a capacidade de planejar e estruturar uma história coesiva, assim como a originalidade e a criatividade expressas na escrita e nas ilustrações. A qualidade da participação na feira de troca de histórias também será considerada, observando a capacidade dos alunos de compartilhar e valorizar o trabalho próprio e dos colegas. Os critérios específicos incluirão clareza na comunicação, coesão textual, correção ortográfica e gramatical, além da qualidade e pertinência das ilustrações em relação ao texto.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, utilizaremos uma variedade de materiais e recursos. Estes incluirão papel, lápis, canetas coloridas e giz de cera para a escrita e ilustração das histórias. Imagens impressas de diversos temas servirão como estímulo criativo para os alunos na fase de planejamento de suas histórias. Além disso, será necessária a utilização de recursos digitais, como projetor ou computador com acesso à internet, para a apresentação dos gêneros textuais e compartilhamento de exemplos inspiradores.

  • Papel e material para desenho (lápis, canetas coloridas, giz de cera).
  • Imagens impressas para estímulo criativo.
  • Computador ou projetor para apresentações.
  • Lista de características dos gêneros textuais.
  • Materiais para montagem e acabamento das revistinhas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo