Nesta atividade planejada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, será introduzido o gênero textual 'lista de compras'. A aula começará com uma discussão interativa sobre o que é uma lista de compras, sua importância no dia a dia, e como está organizada para facilitar as compras. Cada aluno será incentivado a pensar em um item que geralmente aparece na lista de compras de suas casas e contribuirá com esse item para a nossa lista da sala. Este exercício visa promover o reconhecimento de palavras, o uso da escrita, além de habilidades sociais como ouvir e respeitar a sugestão de outros colegas. Após compilar uma lista coletiva no quadro, cada aluno copiará a lista em seu caderno, ajudando a reforçar a ortografia e a escrita em frases curtas.
O propósito desta atividade é permitir que os alunos compreendam e pratiquem a construção de listas de compras como uma forma de texto comum no cotidiano. Esta prática ajudará os alunos a reconhecer palavras e a estruturar frases curtas, essenciais para seu desenvolvimento na leitura e escrita. Além disso, a atividade visa abordar a importância do trabalho em equipe e a habilidade de compartilhar ideias, promovendo um ambiente inclusivo e interativo. Alinhado com os objetivos da BNCC, pretende-se que os alunos consigam relacionar imagens com palavras e reconheçam a forma e função social de listas, enquanto desenvolvem habilidades de comunicação e cooperação entre pares.
A metodologia adotada nesta atividade será centrada no aprendizado colaborativo e prático. Os alunos serão inicialmente envolvidos em uma discussão em grupo, onde poderão compartilhar suas ideias e experiências relacionadas a listas de compras. A atividade prática consistirá na compilação de uma lista de compras coletiva, seguida pela transcrição dessa lista no caderno de cada aluno. A ênfase será colocada na participação ativa dos alunos e na construção coletiva do conhecimento, promovendo habilidades de comunicação e partilha de ideias. O professor atuará como facilitador, guiando a discussão e ajudando no esclarecimento de dúvidas, enquanto incentiva os alunos a participar ativamente e cooperar uns com os outros.
A atividade será conduzida em uma única aula de 90 minutos. O início será dedicado a uma introdução ao tópico e uma discussão sobre a importância das listas de compras, o que ocupará cerca de 20 minutos. Os 40 minutos seguintes serão dedicados à compilação da lista de compras coletiva, onde cada aluno poderá contribuir com um item, promovendo a inclusão de todas as vozes na sala de aula. Os 30 minutos finais serão usados para que os alunos transcrevam a lista em seus cadernos, com a supervisão do professor, garantindo que todos compreendam a atividade e possam corrigir erros de forma colaborativa.
Momento 1: Introdução ao Gênero Textual Lista de Compras.
Inicie a aula explicando para os alunos o que é uma lista de compras. Use exemplos práticos, como listar mentalmente o que falta em casa.
Momento 2: Discussão em Grupo e Coleta de Itens para a Lista da Sala.
Organize os alunos em um círculo no chão ou em suas mesas e, em um grande papel, escreva no topo 'Lista de Compras da Sala'. Peça para que cada aluno sugira um item. Conforme forem contribuindo, escreva cada item na cartolina ou papel grande.
Momento 3: Transcrição Individual da Lista.
Peça que cada aluno copie a lista da sala em seus próprios cadernos. Circule pela sala para observar a escrita dos alunos, oferecendo orientação e correção quando necessário.
Objetivo: Avaliar a compreensão dos alunos sobre a estrutura e função de uma lista de compras, sua habilidade de contribuir para um esforço colaborativo e as habilidades de escrita ao transcrever a lista.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula