A Casa Sonolenta: Explorando o Mundo das Palavras

Desenvolvida por: Rizia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise linguística e interpretação de texto

Nesta sequência de aulas, os alunos do 2º ano mergulharão no universo da história 'A Casa Sonolenta'. A proposta visa desenvolver habilidades de análise linguística e interpretação de texto, explorando os substantivos próprios e comuns presentes na história, além de trabalhar com aumentativos e diminutivos. As atividades incluem a leitura compartilhada do texto, jogos de palavras, debates para discussão de ideias, atividades práticas com recortes e colagem de figuras para classificação silábica e, por fim, um projeto onde cada aluno cria sua própria versão da história com ênfase na inferência de conteúdo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade buscam proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental um contato significativo com a leitura e análise de um texto literário, promovendo o desenvolvimento da compreensão textual e o reconhecimento dos elementos linguísticos básicos, como substantivos e suas variações. Durante as aulas, os estudantes serão incentivados a participar ativamente de atividades que estimulem tanto o raciocínio lógico quanto a criatividade, integrando habilidades de leitura, escrita e oralidade. Além disso, o plano tem como objetivo promover a empatia e a colaboração entre os alunos por meio de trabalhos em grupo e debates, e integrar estratégias de ensino que atendam às necessidades dos alunos com deficiência ou condições específicas conforme descrito.

  • Desenvolver a habilidade de leitura e compreensão de textos curtos e simples.
  • Identificar e classificar substantivos próprios e comuns.
  • Explorar as variações de aumentativo e diminutivo nas palavras.
  • Estimular a expressão oral e a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Promover a criação e autoria de um texto baseado na história original.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP02: Identificar o papel do texto como meio de comunicação em diferentes contextos.
  • EF02LP04: Reconhecer e utilizar corretamente substantivos próprios e comuns.
  • EF02LP09: Compreender a função dos aumentativos e diminutivos no sentido das palavras.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foi elaborado para integrar diferentes ferramentas pedagógicas que promovem o reconhecimento e a compreensão das estruturas linguísticas básicas necessárias para o desenvolvimento da leitura e produção textual. Os alunos serão expostos a atividades que incentivam a leitura compartilhada, com ênfase na identificação de substantivos e suas variações. Processos de criação coletiva e individual também fazem parte do conteúdo, com enfoque no trabalho criativo e na exploração de elementos da história original. Além disso, será possível promover o desenvolvimento da competência oral através de debates e discussões em grupo.

  • Leitura compartilhada de 'A Casa Sonolenta'.
  • Identificação de substantivos próprios e comuns no texto.
  • Estudo de aumentativos e diminutivos.
  • Atividades práticas de classificação silábica.
  • Projeto de criação textual.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta sequência de aulas utiliza abordagens diversificadas para captar o interesse dos alunos e promover uma aprendizagem ativa e significativa. Através da Aprendizagem Baseada em Projetos, os estudantes participam do processo de criação de sua própria versão da história, desenvolvendo a criatividade e o protagonismo. Na Aprendizagem Baseada em Jogos, a aprendizagem ocorre de maneira lúdica, estimulando o engajamento através de atividades que integram o lúdico com a análise linguística. A Roda de Debate incentiva a expressão oral e a argumentação, enquanto a Atividade Mão-na-massa permite aos alunos aplicar os conhecimentos de maneira prática e visual. Estas metodologias asseguram que todos os alunos, inclusive aqueles com necessidades especiais, possam se beneficiar ao longo das aulas.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Roda de Debate
  • Atividade Mão-na-massa

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma das atividades está organizado em uma sequência de cinco aulas de 90 minutos cada, de modo a proporcionar uma experiência educativa completa e variada. Cada aula está estruturada para introduzir novas habilidades em um contexto que ressoa com a faixa etária e o nível de desenvolvimento dos alunos. As metodologias, como Aprendizagem Baseada em Projetos e Jogos, serão alternadas para garantir o engajamento contínuo dos estudantes. O cronograma flexível também prevê ajustes para considerar a inclusão de alunos com diferentes necessidades, permitindo que todos os participantes progridam dentro de seus próprios ritmos.

  • Aula 1: Introdução à história e leitura compartilhada.
  • Aula 2: Jogos de palavras e identificação de substantivos.
  • Aula 3: Discussão e atividades em roda de debate.
  • Momento 1: Abertura e introdução ao debate (15 minutos)
    Inicie a aula organizando os alunos em círculo, de modo que todos se vejam. Explique que hoje participaremos de uma roda de debate para discutir a história 'A Casa Sonolenta'. Lembre-se de criar um ambiente seguro para que todos possam expressar suas ideias. Faça uma breve revisão dos personagens e acontecimentos principais da história, utilizando perguntas para estimular a recordação do texto.

    Momento 2: Discussão guiada sobre personagens e enredo (25 minutos)
    Inicie a discussão pedindo aos alunos que compartilhem suas impressões sobre os personagens. Pergunte: 'Qual personagem vocês acharam mais interessante? Por quê?'. Incentive a participação de todos, fazendo perguntas abertas. Utilize cartolinas para anotar as ideias principais que surgirem. Observe se há alunos que necessitam de estímulo para falar. Dê espaço para diferentes opiniões sem julgamentos, mostrando que todas as perspectivas são válidas. Avalie a participação e o respeito às falas dos colegas.

    Momento 3: Explorando substantivos e significados (25 minutos)
    Pergunte aos alunos como identificaram os substantivos próprios e comuns na história. Direcione a discussão para entender como esses substantivos ajudam a diferenciar os personagens. Permita que usem papéis coloridos para escrever substantivos identificados e classifiquem-nos em categorias. Essa atividade colaborativa ajuda a lembrar os conceitos linguísticos trabalhados. Acompanhe o processo, ajudando quando necessário, e faça perguntas como 'Vocês conseguiram reconhecer padrões nessas palavras?'. Avalie através da interação e produção durante a atividade.

    Momento 4: Reflexão e compartilhamento de impressões (25 minutos)
    Solicite que cada aluno compartilhe o que mais aprendeu ou achou curioso sobre o debate. Reforce a importância de ouvir diferentes pontos de vista para enriquecer o entendimento da história. Permita que os alunos façam perguntas entre si, incentivando a troca de conhecimento. Finalize a aula elogiando as contribuições e apontando aspectos positivos do debate. Faça anotações sobre a evolução dos alunos em expressividade e participação para futuras atividades.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, mantenha a aula com atividades variadas e dinâmicas para capturar a atenção. Dê instruções claras e repetidas sempre que necessário. Para alunos com TEA, forneça suporte visual através de cartazes e permita intervalos curtos caso se sintam sobrecarregados. Crie um ambiente que respeite suas necessidades sensoriais. Para alunos com deficiência intelectual, ofereça explicações mais simples e tempo adicional para responderem às perguntas. Reconheça e celebre suas contribuições, mesmo que pequenas, para encorajá-los a participar mais ativamente. É importante que todos sintam que suas vozes são ouvidas e valorizadas.

  • Aula 4: Recorte, colagem e classificação silábica.
  • Momento 1: Introdução à Atividade de Recorte e Colagem (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando aos alunos o objetivo da atividade: identificar e classificar palavras em diferentes categorias silábicas. Explique que vamos usar recortes de revistas para encontrar palavras e, em seguida, classificá-las de acordo com o número de sílabas. Instrua os alunos a observar exemplos na placa do quadro para motivar a tarefa. Certifique-se de que todos entendem a atividade antes de começar. Permita que os alunos tirem dúvidas.

    Momento 2: Atividade Prática de Pesquisa e Recorte (Estimativa: 30 minutos)
    Distribua as revistas e oriente os alunos a procurar palavras que achem interessantes. Desafie-os a encontrar palavras de diferentes números de sílabas (monossílabas, dissílabas, trissílabas, polissílabas). Incentive a cooperação, permitindo que trabalhem em pares, se desejarem. Ajude aqueles que podem ter dificuldades em encontrar palavras adequadas.

    Momento 3: Colagem e Classificação Silábica (Estimativa: 30 minutos)
    Instrua os alunos a colar suas palavras em cartolinas sob as categorias de contagem silábica estabelecidas. Observe se precisam de ajuda na classificação ou colagem. Incentive discussões sobre as palavras escolhidas e as diferenças no número de sílabas. Facilite a troca de ideias entre os colegas enquanto eles trabalham.

    Momento 4: Reflexão e Compartilhamento (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos alunos que compartilhem suas cartolinas e discutam a diversidade de palavras encontradas. Faça perguntas como 'Qual foi a palavra mais interessante que você encontrou?' e 'Foi fácil ou difícil classificar as palavras?'. Avalie a compreensão através das explicações dadas pelos próprios alunos. Elogie o esforço e a criatividade de cada um.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, permita que se movimentem pela sala de aula se necessário e forneça lembretes frequentes para ajudá-los a manter o foco. Ofereça instruções simples e repetitivas. Para alunos com TEA, use suportes visuais para explicar a atividade e permita intervalos sensoriais. Dê instruções claras, incentivando a participação dentro do seu ritmo. Para alunos com deficiência intelectual, propicie apoio direto e elogie suas realizações para motivação. Dê a eles mais tempo para realizar a atividade e simplifique as instruções sempre que possível. Encoraje o apoio entre colegas enquanto celebram pequenos sucessos.

  • Aula 5: Projeto final - criação da própria versão da história.
  • Momento 1: Introdução ao Projeto e Planejamento (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos que eles criarão suas próprias versões da história 'A Casa Sonolenta'. Reforce a ideia de que são autores e podem usar a imaginação. Mostre exemplos de como a história pode ser adaptada. Permita que os alunos compartilhem ideias iniciais sobre o que gostariam de incluir em suas histórias. Forneça papel e lápis para que possam anotar suas ideias.

    Momento 2: Rascunho e Desenvolvimento da História (Estimativa: 35 minutos)
    Incentive os alunos a começarem a rascunhar suas versões da história, escrevendo uma introdução e desenvolvendo personagens e eventos. Circulando pela sala, ofereça apoio para quem tiver dificuldade em começar ou desenvolver suas ideias. Incentive-os a usar substantivos próprios e comuns aprendidos anteriormente e a explorar aumentativos e diminutivos. Observe a organização e a coerência do rascunho de cada aluno.

    Momento 3: Revisão em Pares (Estimativa: 20 minutos)
    Organize os alunos em pares e oriente-os a trocar rascunhos para revisar. Instrua-os a fazer perguntas construtivas sobre as histórias dos colegas e dar sugestões para melhorias. Explique a importância de revisar partes do texto, como gramática básica e coerência narrativa. Anote se os alunos conseguem identificar e corrigir pontos relevantes nos textos dos colegas.

    Momento 4: Reescrita e Ilustração (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que os alunos revejam suas histórias com base no feedback recebido e façam ajustes finais. Forneça papel em branco para que possam ilustrar suas histórias, enfatizando a liberdade criativa. Acompanhe e incentive a expressão artística dos alunos, mesmo que suas habilidades artísticas sejam limitadas. Certifique-se de que todos aqueles que têm tempo para concluir suas alterações e ilustrações compartilhem minimamente o que pretendiam.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, divida as atividades em pequenas etapas e use lembretes visuais para manter o foco. Forneça instruções claras e repetitivas para garantir o entendimento. Para alunos com TEA, ofereça um modelo visual da estrutura básica da história e permita mais tempo para que possam se adaptar ao ambiente. Evite sobrecarga sensorial, criando um espaço tranquilo se necessário. Para alunos com deficiência intelectual, forneça suporte individualizado, como um assistente ou colega para ajudá-los a organizar suas ideias. Valorize mesmo os menores avanços com elogios específicos e reconhecimento. Lembre-se de que cada avanço conta e que a celebração de pequenas conquistas pode fazer uma grande diferença.

Avaliação

A avaliação desta atividade deve ser diversificada, considerando o contexto específico da turma e as competências a serem desenvolvidas. A avaliação formativa será utilizada ao longo das aulas para monitorar o progresso de cada aluno, através de observações em tempo real, feedbacks orais e registros de participação. O projeto final será avaliado com base na criação individual de cada estudante, analisando aspectos como clareza das ideias, criatividade e uso correto dos elementos linguísticos abordados. Será crucial adaptar os critérios para alunos com necessidades especiais, oferecendo feedback construtivo que apoie seu desenvolvimento contínuo e respeite seu ritmo de aprendizado.

  • Observação e registro de participação ao longo das aulas.
  • Avaliação do projeto final, considerando clareza, criatividade e aplicação de conceitos linguísticos.
  • Feedback formativo contínuo, adaptado para necessidades individuais.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados para esta atividade incluem materiais de fácil acesso e baixo custo, fundamentais para proporcionar uma experiência prática e envolvente sem sobrecarregar o professor. Materiais básicos de artesanato, como papel, tesoura, cola e revistas para recorte, serão usados para facilitar atividades manuais e a execução do projeto final. Além disso, estão previstos recursos impressos, como cópias do texto da história, para apoiar o estudo de casos linguísticos. A escolha por materiais físicos, ao invés de digitais, favorece uma abordagem direta e tátil, essencial para estudantes desta faixa etária e evita a necessidade de tecnologias que possam não estar disponíveis a todos.

  • Cópias impressas do texto 'A Casa Sonolenta'.
  • Papéis coloridos, tesouras e colas para atividades manuais.
  • Revistas para recorte de figuras.
  • Cartolinas e materiais de escrita.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos os desafios que os professores enfrentam com a inclusão e, por isso, apresentamos estratégias práticas e acessíveis para garantir a participação de todos os alunos. Para alunos com TDAH, sugerimos a utilização de atividades curtas e variadas para manter o interesse e o foco. Para alunos no espectro autista, o uso de linguagem simples e rotinas claras é recomendado, além de garantir um ambiente de aprendizagem previsível. Aqueles com deficiência intelectual se beneficiarão de instruções passo a passo e exemplos visuais. A interação e a empatia serão promovidas por meio de atividades colaborativas entre os alunos, respeitando o ritmo de cada um. As adaptações sugeridas balizam-se em práticas que não sobrecarregam financeiramente ou demandam esforços além da capacidade do docente, visando resultados inclusivos e efetivos.

  • Utilização de atividades curtas e variadas para alunos com TDAH.
  • Instruções claras e uso de linguagem simples para alunos com TEA.
  • Exemplos visuais e instruções passo a passo para alunos com deficiência intelectual.
  • Uso de pares ou grupos colaborativos para incentivar a socialização e apoio mútuo.

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