Ações em Quadrinhos

Desenvolvida por: Rosile… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Criação de Histórias em Quadrinhos

A atividade 'Ações em Quadrinhos' tem como propósito incentivar a criatividade e a expressão escrita dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, através da criação de histórias em quadrinhos. Os alunos formarão duplas para planejar e desenvolver seus próprios quadrinhos baseando-se em narrativas conhecidas. Eles desenharão e escreverão considerand a situação comunicativa e a finalidade do texto, focando no uso correto de letras maiúsculas e pontuação. A partilha das histórias finais visa promover a escuta ativa e a apreciação do trabalho dos colegas, além de incentivar a interpretação de textos visuais e expressão artística.

Objetivos de Aprendizagem

Nosso objetivo principal é estimular a habilidade dos alunos em planejar e criar textos narrativos com a utilização de histórias em quadrinhos, promovendo a compreensão do processo de produção textual colaborativa, bem como a apreensão do gênero textual quadrinhos. Ademais, buscamos fortalecer o uso correto das convenções ortográficas básicas, como letras maiúsculas e pontuação, de forma a permitir que as crianças expressem suas ideias de maneira estruturada e clara.

  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos através da criação de histórias em quadrinhos.
  • Desenvolver a habilidade de planejamento e produção textual colaborativa.
  • Promover o uso correto de letras maiúsculas e pontuação básica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF02LP01: Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
  • EF02LP13: Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático envolve a exploração das características principais das histórias em quadrinhos, como a estrutura narrativa, personagens, diálogos e elementos gráficos. A atividade visa, ainda, ao desenvolvimento das habilidades de escrita e ortografia, enfatizando o uso correto de letras maiúsculas no início das frases e nomes próprios, além da pontuação básica. A análise crítica e a interpretação de textos visuais também são abordadas, auxiliando no entendimento das mensagens visuais e verbais.

  • Características das histórias em quadrinhos: estrutura, personagens, diálogos.
  • Uso correto de letras maiúsculas e pontuação básica.
  • Interpretação de textos visuais e mensagens.

Metodologia

A metodologia utilizada envolve técnicas de ensino colaborativo e ativo, com alunos trabalhando em duplas para planejar e criar suas histórias em quadrinhos. A troca de ideias e o processo de criação conjunta incentivam o aprendizado cooperativo. Além disso, a utilização de recursos gráficos e textuais estimula os alunos a desenvolverem suas habilidades de maneira prática, enquanto o feedback dos pares promove a escuta ativa e reflexão crítica sobre seu próprio trabalho e o dos colegas.

  • Trabalho colaborativo em duplas.
  • Criação prática de quadrinhos.
  • Feedback e partilha de histórias.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade de Ações em Quadrinhos será realizada em uma aula com duração total de 60 minutos. Esta aula compreende o planejamento, a execução dos quadrinhos e a apresentação dos resultados ao final da mesma. A organização do tempo é crucial para garantir que todos os passos sejam concluídos de forma satisfatória dentro do tempo disponível.

  • Aula 1: Introdução à atividade, planejamento e criação dos quadrinhos, seguido da partilha das histórias em sala de aula.

Avaliação

A avaliação será conduzida através de observações contínuas durante a atividade e a análise dos quadrinhos produzidos pelos alunos. Os critérios incluem a criatividade e originalidade da história, o uso correto de letras maiúsculas e pontuação, bem como a capacidade de comunicar uma narrativa coerente. Exemplos incluem verificar se os alunos iniciaram frases corretamente com letras maiúsculas e se aplicaram a pontuação de forma adequada nas falas dos personagens. Além disso, a participação ativa e a disposição para compartilhar suas histórias também serão consideradas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais tanto visuais quanto textuais. Estes são fundamentais para garantir que os alunos tenham todas as ferramentas necessárias para a criação de quadrinhos de qualidade.

  • Folhas de papel, lápis, borracha e canetas coloridas para o desenho dos quadrinhos.
  • Modelos de histórias em quadrinhos para inspiração.
  • Quadro e giz ou marcador para orientação geral.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo