Bloco das Sílabas

Desenvolvida por: Maiara… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Carnaval e Escrita Silábica

Nesta atividade, intitulada 'Bloco das Sílabas', os alunos mergulharão no mundo do carnaval através de uma experiência de escrita criativa. O principal objetivo é incentivar o domínio das sílabas CV, V e CVC, promovendo a escrita em formas impressa e cursiva. Para tanto, as aulas se iniciam com uma roda de debate, na qual os estudantes compartilham sua compreensão sobre o carnaval, suas tradições e símbolos. Em seguida, a turma parte para uma atividade prática de escrita, onde cada um escreverá palavras relacionadas ao tema do carnaval usando as sílabas estudadas. Após essa etapa, os alunos terão a oportunidade de montarem adereços carnavalescos, incorporando as palavras que escreveram. O produto final será discutido em grupo, com foco na troca de ideias e análise coletiva das produções. Este plano possibilita uma aprendizagem lúdica e colaborativa, estimulando tanto o desenvolvimento cognitivo quanto as habilidades sociais.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da atividade 'Bloco das Sílabas' é proporcionar aos alunos um ambiente de aprendizagem que une a ludicidade do carnaval com o desenvolvimento da escrita silábica. Através das etapas planejadas, os estudantes serão estimulados a reconhecer e utilizar as sílabas CV, V e CVC, essencial para seu progresso na alfabetização. Além disso, a interação em grupos pequenos após a escrita permite um gratificante compartilhamento de ideias, impulsionando a habilidade de discussão e a cooperação. Neste contexto, o ambiente educativo não só visa aprimorar as habilidades de leitura e escrita, mas também oportuniza a consolidação de competências sociais fundamentais para a idade dos estudantes.

  • Promover a familiarização com as sílabas CV, V, CVC através de atividades práticas.
  • Para promover a familiarização com as sílabas CV (Consoante-Vogal), V (Vogal) e CVC (Consoante-Vogal-Consoante), a atividade 'Bloco das Sílabas' foi estruturada de maneira a integrar essas sílabas de forma prática e lúdica. Inicialmente, os alunos serão incentivados a propor palavras que eles conhecem relacionadas ao carnaval utilizando os tipos de sílabas mencionados. Por exemplo, a palavra festa começa com a sílaba CV (fe) e termina com CVC (sta). Isso não só ajudará na identificação das estruturas silábicas, mas também na aquisição de um vocabulário temático diverso e significativo.

    A prática será reforçada durante a atividade de escrita criativa. Os alunos trabalharão em grupos para criar frases ou pequenas histórias utilizando vocabulário relacionado ao carnaval. Cada grupo receberá um conjunto de cartões com exemplos de palavras divididas silabicamente para esclarecer dúvidas, como sa-pá-to (CV-CV-CV) e a-la (V-CV). Com isso, as crianças poderão visualizar claramente como as sílabas são usadas em palavras que elas já conhecem, facilitando a absorção dos conceitos. Essa abordagem prática permitirá que a assimilação das sílabas vá além da memorização, promovendo um entendimento mais profundo de como elas formam a base da linguagem escrita.

    Além disso, durante a confecção dos adereços carnavalescos, os alunos irão incorporar as palavras que escreveram e, mais uma vez, discutir as sílabas usadas, reforçando seu aprendizado através de um processo visual e tátil. Por exemplo, podem escolher colar letras grandes nos adereços usando as combinações de sílabas CV, V, e CVC, o que lhes dá uma oportunidade de manipular as letras fisicamente e observar como elas se conectam. Essa atividade também serve como estímulo para que eles experimentem e façam associações visuais entre o som das sílabas e suas representações escritas.

  • Estimular a escrita em formas impressa e cursiva de palavras relacionadas ao tema do carnaval.
  • Fomentar o desenvolvimento de competências sociais através de atividades colaborativas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP04: Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
  • EF02LP06: Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.
  • EF02LP07: Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade aborda a introdução ao universo carnavalesco como um contexto propício ao desenvolvimento das habilidades de escrita. O ponto central é o uso dos tipos de sílabas CV, V e CVC, os quais são essenciais na construção das palavras escritas. Esse enfoque permite que os alunos associem a prática silábica ao cotidiano e a uma celebração culturalmente significativa como o carnaval. Além disso, o conteúdo integra aspectos lúdicos e colaborativos, cruciais para o aprendizado nesta faixa etária. A sequência didática foi pensada para que, a cada aula, os alunos revisitem e aprofundem o entendimento e prática dessas sílabas, integrando a escrita ao processo criativo de construção de adereços carnavalescos.

  • Compreensão dos tipos de sílabas: CV, V, CVC.
  • Prática de escrita impressa e cursiva.
  • Confecção de adereços utilizando palavras relacionadas ao carnaval.
  • Discussão e análise de produções em grupo.

Metodologia

A metodologia utilizada abarca técnicas que colocam o aluno no centro do processo educativo, privilegiando a aprendizagem ativa através da prática e interação social. A atividade inicia-se com uma roda de debate que busca problematizar e explorar o tema do carnaval, mobilizando saberes prévios. Na sequência, os alunos participam de atividades práticas de escrita, utilizando diferentes formas (impressa e cursiva), o que reforça o aprendizado das sílabas. Ao promover a montagem de adereços, a proposta estimula a criatividade e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Por fim, os grupos pequenos para troca de ideias contemplam a comunicação e a cooperação entre os pares, fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e social.

  • Roda de debate sobre o tema do carnaval.
  • Práticas de escrita com foco em sílabas CV, V, CVC.
  • Montagem prática de adereços carnavalescos.
  • Discussão e interação em grupos pequenos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma proposto para o 'Bloco das Sílabas' divide-se em quatro aulas, cada uma com 60 minutos de duração. A primeira aula introduz o tema e envolve os alunos em uma roda de debate sobre o carnaval. A partir daí, seguem-se exercícios de escrita prática em aula expositiva e mão-na-massa. Na segunda aula, os alunos continuarão a prática de escrita, consolidando o uso das sílabas em palavras temáticas e criando a base para os futuros adereços. As duas últimas aulas são dedicadas integralmente à confecção dos adereços e compartilhamento das produções, permitindo uma reflexão coletiva sobre o aprendido. Este formato de aula organiza o tempo de maneira a promover uma aprendizagem pausada, permitindo que os alunos assimilem e processem todas as etapas do projeto.

  • Aula 1: Introdução ao tema e roda de debate sobre o carnaval.
  • Momento 1: Introdução ao Tema Carnaval (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula explicando brevemente o que é o carnaval. Utilize suporte audiovisual, como imagens e pequenos vídeos, para contextualizar os alunos sobre a diversidade das celebrações ao redor do mundo. É importante que você reforce a ideia de que o carnaval é uma festa que valoriza a cultura popular. Peça para que os alunos compartilhem o que sabem sobre a festa.

    Momento 2: Roda de Debate sobre o Carnaval (Estimativa: 20 minutos)
    Organize a turma em um círculo e promova um debate onde cada aluno poderá falar sobre suas experiências e o que mais gostam no carnaval. Permita que cada um se sinta à vontade para falar ou apenas ouvir. Observe se todos estão participando e promova a inclusão, chamando alunos mais tímidos a participar de forma respeitosa. Intervenha quando necessário, fazendo perguntas para gerar mais reflexões, como 'Como você se sente durante o carnaval?' ou 'Qual fantasia você gostaria de usar?'.

    Momento 3: Registro das Ideias (Estimativa: 15 minutos)
    Após o debate, peça para que cada aluno registre suas ideias, escrevendo ou desenhando o que mais chamou sua atenção sobre o carnaval. É fundamental que eles usem, sempre que possível, as formas letras impressas e cursivas. Reforce os tipos de sílabas CV, V e CVC que estudaremos ao longo da atividade, transparecendo sua importância inclusive nessa representação. Ofereça apoio durante a atividade, circulando pela sala para orientar aqueles que estejam em dificuldade.

    Momento 4: Compartilhamento e Encerramento (Estimativa: 10 minutos)
    Na reta final, permita que alguns alunos voluntariamente compartilhem seus registros com o restante da turma. Utilize esse momento para reforçar os pontos positivos, corrigir equívocos de forma lúdica e avaliar a compreensão geral sobre o tema. Finalize a aula com uma breve recapitulação dos principais pontos discutidos, destacando a importância das tradições culturais. Para avaliar, observe a participação deles nos debates e o engajamento durante os registros.

  • Aula 2: Prática de escrita e montagem inicial dos adereços.
  • Momento 1: Revisão das Sílabas (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula relembrando os tipos de sílabas CV, V e CVC. Peça aos alunos que proponham exemplos de palavras relacionadas ao carnaval utilizando essas sílabas. Utilize o quadro para anotá-las e incentive-os a escrever algumas no caderno tanto em letra impressa quanto cursiva. É importante que você esteja disponível para auxiliar aqueles que têm dificuldade na escrita, oferecendo exemplos adicionais e suporte individual.

    Momento 2: Escrita Criativa (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e forneça a cada grupo um conjunto de imagens relacionadas ao carnaval. Instrua os alunos a criarem frases ou pequenas histórias usando as palavras que discutiram anteriormente. As frases devem ser escritas nos cadernos e, quando apropriado, apresentadas para a classe. Percorra a sala, incentive a colaboração e ofereça feedback imediato sobre ortografia e composição. Avalie a participação e a adequação das frases pela clareza e uso correto das sílabas.

    Momento 3: Planejamento dos Adereços (Estimativa: 15 minutos)
    Explique que eles irão usar as palavras escritas para planejar os adereços carnavalescos. Cada grupo deve discutir e anotar as ideias de como incorporar essas palavras visualmente nos seus adereços, podendo ser através de letras grandes, colagens ou desenhos. Durante essa atividade, é essencial que todos os alunos participem do planejamento, então observe o engajamento e incentive alunos menos participativos a contribuir com suas ideias. Dê dicas práticas de como organizar suas ideias e ofereça feedback sobre as sugestões.

    Momento 4: Início da Confecção dos Adereços (Estimativa: 10 minutos)
    Distribua os materiais necessários para a confecção dos adereços. Explique brevemente como utilizar cada material com segurança e eficiência. Dê início ao trabalho prático, assegurando que os alunos estejam seguros e motivados. Circule pela sala para resolver dúvidas e oferecer sugestões práticas. Reserve os últimos minutos para que os alunos arrumem os materiais antes de guardar os trabalhos em andamento. Avalie o progresso pela criatividade e coerência com o planejamento realizado.

  • Aula 3: Continuação da montagem dos adereços.
  • Momento 1: Revisão e Planejamento da Continuação dos Adereços (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula relembrando o trabalho feito na aula anterior. Peça que cada grupo relembre suas ideias e o andamento do planejamento dos adereços. Incentive os alunos a discutirem rapidamente o que precisa ser feito hoje para concluir suas criações. Isso ajudará a relembrar o que foi aprendido e a organizar as tarefas. Este é o momento para que você ofereça sugestões e acompanhe a adequação dos planos, focando no uso correto das sílabas CV, V e CVC em suas palavras. Avalie observando o engajamento e a capacidade de atualização do plano inicial.

    Momento 2: Mão-na-massa: Continuação da Montagem dos Adereços (Estimativa: 30 minutos)
    Distribua novamente os materiais necessários para a confecção dos adereços. Oriente os grupos a continuar com a montagem, reforçando a segurança na utilização dos materiais. Circule pela sala para oferecer suporte, dicas de melhoria e garantir que todos os alunos estejam participando ativamente. Incentive a troca de ideias entre os grupos, ajudando-os a incorporar as palavras de forma criativa em seus adereços. Avalie pela colaboração entre colegas, criatividade e integração das palavras no produto final. Dê atenção a grupos ou alunos que estejam enfrentando dificuldades, oferecendo intervenções que promovam soluções.

    Momento 3: Revisão e Ajustes Finais nos Adereços (Estimativa: 10 minutos)
    Oriente os alunos a fazerem uma revisão e, se necessário, pequenos ajustes nos seus adereços, focando na qualidade do acabamento e na clareza das palavras utilizadas. Permita que eles compartilhem ideias sobre como destacar as palavras escolhidas. Durante essa fase, preste especial atenção à clareza e à expressão das ideias por meio dos adereços. Ofereça ajuda prática e motivacional para garantir que todos os grupos fiquem satisfeitos com o trabalho final. Avalie observando a atenção aos detalhes e a inovação nas soluções apresentadas pelos alunos.

    Momento 4: Preparação para Apresentação (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua reservando um breve período para que os grupos arrumem a sala e preparem seus adereços para a apresentação que ocorrerá na próxima aula. Explique a importância de expor suas ideias de forma organizada e convidativa. Reforce a importância de cada aluno se sentir orgulhoso de sua participação e contribuição. Avalie observando a responsabilidade com o próprio trabalho e com o uso seguro e organizado dos materiais.

  • Aula 4: Finalização, análise e apresentação dos adereços em grupos.
  • Momento 1: Revisão dos Adereços e Preparação (Estimativa: 15 minutos)
    Comece a aula pedindo que os alunos revisem rapidamente seus adereços finalizados. Peça para que eles verifiquem se as palavras estão claras e bem incorporadas aos adereços. Caso observem alguma necessidade de ajuste, forneça materiais adicionais para pequenos retoques. Circule pela sala, fazendo perguntas como ‘O que você mais gosta no seu adereço?’ e ‘Como usou as sílabas que aprendemos?’. Avalie essa etapa pela organização e atenção aos detalhes dos alunos.

    Momento 2: Exposição e Apresentação dos Adereços (Estimativa: 25 minutos)
    Oriente os alunos a se prepararem para apresentar seus adereços. Organize um espaço na sala para as apresentações e estipule a ordem dos grupos. Permita que cada grupo descreva suas criações, destacando as palavras utilizadas e como elas estão relacionadas ao carnaval. Incentive o uso de vocabulário aprendido durante a atividade. Ao final de cada apresentação, permita uma breve sessão de perguntas e respostas, estimulando a interação. Avalie a clareza da apresentação, a integração das palavras e a participação ativa de todos os membros do grupo.

    Momento 3: Análise Coletiva e Discussão (Estimativa: 15 minutos)
    Promova uma discussão coletiva sobre os adereços expostos, enfatizando a importância da diversidade de ideias e da criatividade. Pergunte aos alunos quais foram as ideias que mais lhes chamaram a atenção e por quê. Estimule comentários positivos e construtivos sobre o uso das sílabas e das palavras nos adereços. Utilize esse momento para reforçar a importância da colaboração, respeito pelas ideias dos outros e o aprendizado sobre o carnaval. Avalie o engajamento dos alunos na discussão e a capacidade de oferecer feedback construtivo.

    Momento 4: Reflexão Final e Avaliação (Estimativa: 5 minutos)
    Para finalizar, peça que cada aluno reflita individualmente sobre sua experiência ao participar da atividade e escreva uma breve frase sobre o aprendizado que mais gostaram. Utilize esse momento pra a autoavaliação e incentive honestidade e sinceridade. Após o término, recolha as frases e utilize-as para avaliar o impacto da atividade. Ofereça um espaço para falarem, caso queiram compartilhar suas reflexões. Conclua agradecendo o empenho de todos e reforçando o lado positivo do aprendizado lúdico e colaborativo.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Bloco das Sílabas' será diversificada, utilizando um conjunto de metodologias para captar o desenvolvimento dos alunos de forma integral. O principal objetivo é avaliar a capacidade dos alunos de identificar e escrever palavras utilizando sílabas CV, V e CVC, além de seu envolvimento nas atividades colaborativas e criatividade na confecção dos adereços. Os critérios de avaliação incluirão a precisão na escrita, a clareza e legibilidade nas duas formas (impressa e cursiva), o engajamento durante a roda de debates e o trabalho em grupo, além da criatividade e originalidade no projeto dos adereços. Um exemplo de aplicação prática seria a observação contínua durante as atividades, anotações sobre o progresso individual dos alunos e uma ficha avaliativa com critérios claros, partilhada com eles ao longo do processo. Além disso, feedbacks formativos serão empregados para garantir que os alunos reconheçam seu desenvolvimento e áreas para melhora.

  • Avaliação contínua do progresso nas atividades de escrita.
  • Critérios claros para medir precisão e criatividade na construção de adereços.
  • Participação ativa em debates e atividades colaborativas.
  • Feedback formativo durante as etapas da atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos essenciais para o desenvolvimento da atividade 'Bloco das Sílabas' incluem materiais de escrita como lápis, papel pautado, canetas coloridas e folhas brancas para criação dos adereços. Outros materiais necessários abrangem cartolinas, tesouras, cola e tintas, que irão auxiliar na confecção dos adereços de carnaval pelos alunos. Além disso, é fundamental o uso de recursos visuais, como imagens sobre carnaval, que servirão de inspiração durante a roda de debates. Para integrar tecnologia, pode-se utilizar tablets ou computadores para mostrar vídeos sobre o carnaval, ampliando a compreensão do tema na primeira aula.

  • Papéis e canetas para escrita.
  • Materiais para confecção de adereços (cartolina, tesouras, cola, tintas).
  • Imagens temáticas e suporte audiovisual (tablets/computadores para vídeos).

Inclusão e acessibilidade

Entendemos a sobrecarga que os professores enfrentam diariamente, mas é essencial, dentro do possível, buscar estratégias que garantam a inclusão e acessibilidade para todos os alunos. No caso de alunos com baixa participação devido a fatores socioeconômicos, recomenda-se adaptar o uso de materiais para aqueles que eventualmente não tenham os recursos necessários em casa, proporcionando materiais complementares na escola. Outra estratégia seria garantir um ambiente acolhedor durante as rodas de debates, onde cada aluno se sinta incentivado a compartilhar suas ideias. Para promover a equidade, podemos implementar agrupamentos que mesclem os alunos sob diferentes perspectivas socioeconômicas, fomentando um aprendizado mútuo e colaborativo. É fundamental também observar sinais que podem apontar dificuldades, como inibição ou falta de materiais. Nesses casos, uma conversa com os responsáveis pode ser útil para entender e apoiar melhor o estudante. As adaptações em metodologias podem incluir o uso de tecnologias assistivas, caso estejam disponíveis, e ajustes no ambiente de modo a criar espaços mais colaborativos e menos intimidatórios para os alunos menos participativos.

  • Adaptação dos materiais escolares para alunos economicamente desfavorecidos.
  • Criação de ambientes seguros e encorajadores para práticas colaborativas.
  • Observação de sinais de inibição e intervenção através de diálogos inclusivos.
  • Utilização de tecnologia assistiva quando disponível.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo