Caça ao Som com LH e NH

Desenvolvida por: Jaquel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Ortografia

A atividade 'Caça ao Som com LH e NH' é desenhada para auxiliar alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a identificar e escrever corretamente palavras que contenham os dígrafos LH e NH. Utilizando uma abordagem lúdica e interativa, os alunos terão a oportunidade de explorar o ambiente escolar em uma 'caminhada sonora', na busca por objetos ou imagens que representem palavras com os sons específicos. Equipados com tablets ou celulares, sob a supervisão do professor, cada aluno ou grupo de alunos fotografará os objetos encontrados. Posteriormente, eles escreverão as palavras correspondentes às imagens capturadas. Esta etapa não só reforça a identificação dos sons, como também a escrita correta das palavras. A atividade culmina com uma apresentação, onde os alunos compartilham suas descobertas, praticando a pronúncia correta das palavras em voz alta, perante a turma. Este método promove um ambiente de aprendizado ativa através da Aprendizagem Baseada em Jogos, encorajando a colaboração, observação cuidadosa e a expressão oral, ao mesmo tempo em que solidifica conhecimentos ortográficos fundamentais de forma envolvente e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

Através desta atividade, visa-se não apenas a aquisição de competências ortográficas relacionadas aos dígrafos 'LH' e 'NH', mas também o desenvolvimento da capacidade de observação, da autonomia na busca por informações, e da habilidade de trabalhar em equipe. Pretende-se que, ao final, os alunos sejam capazes de identificar estes sons na fala e na escrita de maneira mais intuitiva, associando-os às respectivas grafias. Além disso, incentivar a prática da leitura e pronúncia em público contribui para uma maior confiança em suas habilidades comunicativas. Esta abordagem integrada, que combina movimento, observação, tecnologia e expressão oral, facilita uma aprendizagem mais abrangente e duradoura.

  • Identificar palavras que contenham os dígrafos LH e NH
  • Praticar a grafia correta das palavras com LH e NH
  • Aprimorar a pronúncia e fluência na leitura de palavras com LH e NH
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e observação no ambiente ao redor
  • Encorajar a expressão oral e a autoconfiança ao falar em público

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF02LP17: Identificar e reproduzir, em relatos de experiências pessoais, a sequência dos fatos, utilizando expressões que marquem a passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “outro dia”, “antigamente”, “há muito tempo” etc.), e o nível de informatividade necessário.

Conteúdo Programático

Este plano de aula é voltado para a exploração prática dos dígrafos LH e NH no contexto da ortografia da Língua Portuguesa. Abordará a identificação visual e sonora desses dígrafos em palavras do cotidiano, enfatizando sua correta escrita e pronúncia. Além disso, a atividade incentivará o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, cooperação entre os alunos e confiança na fala em público. O conteúdo programático é concebido para ser tanto educativo quanto envolvente, utilizando a tecnologia como um meio de explorar e registrar descobertas, promovendo uma aprendizagem ativa e participativa.

  • Dígrafos LH e NH - identificação e usos
  • Técnicas de pronúncia correta para LH e NH
  • Atividades práticas de campo para identificação dos dígrafos
  • Escrita e leitura de palavras com LH e NH
  • Expressão oral e apresentação em público

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, a atividade 'Caça ao Som com LH e NH' promove uma experiência de aprendizado imersiva, onde os alunos são encorajados a explorar, descobrir e colaborar. A caminhada sonora propõe uma missão dinâmica de busca por objetos e imagens, integrando tecnologia através do uso de tablets ou celulares para registrar descobertas. Este elemento de jogo estimula o engajamento e a motivação. Posteriormente, a escrita das palavras reforça a aprendizagem ortográfica, enquanto as apresentações finais desenvolvem habilidades de expressão oral e autoconfiança.

  • Caminhada sonora para identificação de palavras
  • Uso de tecnologia (tablets/celulares) para registro
  • Escrita individual ou em grupo das palavras encontradas
  • Apresentação oral das descobertas
  • Reflexão coletiva sobre os aprendizados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de uma hora cada, totalizando duas horas. Na primeira aula, introduziremos o conceito dos dígrafos LH e NH, seguido pela caminhada sonora de exploração. Na segunda aula, os alunos trabalharão na escrita das palavras encontradas e na preparação de suas apresentações, finalizando com a exposição de suas descobertas ao restante da turma.

  • Aula 1: Introdução aos dígrafos LH e NH e início da caminhada sonora
  • Aula 2: Escrita das palavras, preparação e realização das apresentações

Avaliação

A avaliação será focada no processo de aprendizagem dos alunos, observando a capacidade de identificar palavras com os dígrafos LH e NH, a correta escrita das palavras fotografadas, bem como a habilidade de comunicar suas descobertas oralmente. A atenção também será dada à colaboração durante a atividade de caminhada, envolvimento na tarefa e ao esforço demonstrado na pronúncia durante as apresentações. Exemplos práticos de avaliação incluem a correção das palavras escritas e a fluência na apresentação das descobertas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários um conjunto de tablets ou celulares com câmera, para uso dos alunos durante a caminhada sonora. Além disso, materiais de escrita como lápis e papel são essenciais para o registro das palavras encontradas. O espaço escolar será nosso campo de exploração, aproveitando diferentes ambientes para a busca de palavras com LH e NH. Por fim, um espaço adequado para as apresentações finais dos alunos será preparado, garantindo que todos possam compartilhar suas descobertas de forma confortável e visível para o resto da turma.

  • Tablets ou celulares com câmera
  • Materiais de escrita (lápis, canetas, papel)
  • Espaço escolar para a caminhada
  • Sala de aula ou auditório para as apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo