Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Tatian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Linguagem e comunicação

Nesta atividade prática e interativa, denominada 'Caça ao Tesouro das Palavras', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão estimulados a explorar a sala de aula em busca de cartões que contêm palavras e seus sinônimos previamente escondidos pelo professor. Munidos de dicionários, os pequenos detetives deverão identificar e registrar os sinônimos das palavras que encontram e, posteriormente, desafiados a criar antônimos para essas palavras utilizando prefixos de negação. Este exercício busca não só promover a pesquisa autônoma no dicionário, mas também desenvolver habilidades analíticas relacionadas à compreensão e manipulação da língua, explorando sinônimos e antônimos de maneira lúdica e participativa.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras' tem como principais objetivos proporcionar aos alunos a oportunidade de exercitar a pesquisa no dicionário, identificação e anotação de sinônimos, e a formação de antônimos através do uso de prefixos de negação. Além disso, visa fomentar a cooperação entre os estudantes, aprofundar o conhecimento vocabular, estimular a curiosidade linguística e promover a prática da leitura e interpretação de texto de maneira dinâmica e engajante.

  • Auxiliar os alunos na prática de pesquisa em dicionários.
  • Identificar e registrar sinônimos das palavras encontradas.
  • Formar antônimos utilizando o conhecimento sobre prefixos de negação.
  • Promover a cooperação entre os estudantes durante a atividade.
  • Estimular a ampliação vocabular e a curiosidade linguística.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP10: Identificar sinônimos de palavras de texto lido, determinando a diferença de sentido entre eles, e formar antônimos de palavras encontradas em texto lido pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-.
  • EF02LP22: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF02LP23: Planejar e produzir, com certa autonomia, pequenos registros de observação de resultados de pesquisa, coerentes com um tema investigado.

Conteúdo Programático

A atividade insere-se no âmbito da Língua Portuguesa, abordando competências linguísticas enriquecedoras como pesquisa lexicográfica, identificação de sinônimos e formação de antônimos. Deste modo, contribui para o desenvolvimento de habilidades leitoras e escritoras, essenciais na formação inicial dos alunos, e estimula a construção de conhecimento sobre a estrutura da língua de forma interativa e significativa.

  • Uso do dicionário
  • Identificação de sinônimos
  • Formação de antônimos com prefixos de negação

Metodologia

Esta atividade será abordada através de metodologias ativas, como 'Mão-na-massa', 'Roda de Debate' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos'. Inicialmente, a sala será preparada com cartões de palavras escondidas. Os alunos serão incentivados a investigar o espaço, exercitando a autonomia e a cooperação. Após a localização dos cartões, utilizarão dicionários para a pesquisa dos sinônimos e formação dos antônimos, culminando em uma roda de debate para compartilhar descobertas e reflexões, promovendo um aprendizado lúdico e participativo.

  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá a duração total de 2 horas, sendo dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a caça aos tesouros e a pesquisa de sinônimos. A segunda aula será dedicada à formação de antônimos e à roda de debate para compartilhamento das experiências e aprendizados.

  • Aula 1: Descoberta e pesquisa de sinônimos.
  • Aula 2: Formação de antônimos e roda de debate.

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, considerando a participação ativa dos alunos, a capacidade de trabalhar em equipe, a habilidade de pesquisa no dicionário e o desenvolvimento da competência linguística através da identificação de sinônimos e formação de antônimos. Serão avaliados ainda o empenho na caça ao tesouro, a acurácia das palavras encontradas e a criatividade na roda de debate. A observação contínua do professor servirá para ajustar as atividades às necessidades dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e inclusivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários cartões ou papéis coloridos com palavras e sinônimos impressos, dicionários impressos ou digitais para cada aluno ou grupo, fita adesiva para fixar os cartões em locais estratégicos da sala e materiais de escrita como lápis ou canetas. Este conjunto de recursos fomentará um ambiente de aprendizagem interativo e estimulará a pesquisa e a colaboração entre os participantes.

  • Cartões ou papéis coloridos com palavras e sinônimos
  • Dicionários impressos ou digitais
  • Fita adesiva
  • Materiais de escrita (lápis, canetas)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo