Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Danyla… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Ortografia

A atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras' é uma proposta pedagógica que visa engajar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental no estudo das ortografias desafiadoras, utilizando-se das metodologias ativas e da sala de aula invertida. Antes de virem à aula, os alunos receberão uma lista de palavras com ortografias desafiadoras, envolvendo o uso do 's', 'ss', 'ç', entre outros. Em casa, os estudantes deverão pesquisar sobre essas palavras e anotar dicas e truques para lembrar de suas escritas corretas. Posteriormente, na sala de aula, organizados em grupos, eles participarão de uma divertida caça ao tesouro, onde deverão seguir pistas que os levarão a encontrar as palavras escondidas pelo ambiente escolar. Cada palavra encontrada deverá ser escrita corretamente pelos alunos para que possam avançar às próximas etapas. Este método promove a revisão da ortografia em um contexto lúdico e colaborativo, favorecendo uma melhor fixação do aprendizado.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma oportunidade de aprender e fixar a ortografia de palavras desafiadoras de uma maneira divertida e colaborativa. Além disso, busca desenvolver habilidades de pesquisa, capacidade de trabalho em equipe e pensamento crítico ao enfrentarem os desafios propostos durante a caça. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar e aplicar corretamente as regras ortográficas investigadas, bem como valorizar a importância da escrita correta no cotidiano.

  • Identificar e aplicar regras ortográficas de palavras com ortografias desafiadoras.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e organização das informações.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Aprimorar o raciocínio lógico e a capacidade de solucionar problemas.
  • Valorizar a importância da escrita correta em diversos contextos.

Conteúdo Programático

Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de explorar a ortografia da língua portuguesa, focando nas palavras que apresentam desafios como o uso do 's', 'ss', 'ç', entre outros. Através de uma abordagem lúdica e colaborativa, os estudantes revisitarão regras ortográficas e desenvolverão estratégias pessoais para lembrarem-se das formas corretas de escrita, reforçando seu aprendizado de maneira significativa.

  • Ortografia: normas para o uso do 's', 'ss', 'ç', etc.
  • Estratégias de memorização e dicas para lembrar a escrita correta das palavras.
  • Trabalho em equipe e cooperação.
  • Pesquisa e organização de informações.
  • Solucionando enigmas e problemas lógicos.

Metodologia

A metodologia desta atividade inclui fases de preparação em casa e execução em sala de aula, seguindo o modelo da sala de aula invertida. Os alunos começarão o trabalho em casa, onde investigarão as palavras propostas e desenvolverão estratégias para memorizar suas escritas corretas. Na sala de aula, serão organizados em grupos e participarão ativamente de uma caça ao tesouro, utilizando as informações que prepararam como guias para solucionar enigmas e encontrar as palavras escondidas. Esta abordagem promove a aprendizagem ativa, incentivando os alunos a serem protagonistas do próprio aprendizado.

  • Preparação em casa: pesquisa e organização das dicas ortográficas.
  • Formação de grupos para promover o trabalho colaborativo.
  • Caça ao tesouro: busca ativa pelas palavras escondidas na sala de aula.
  • Utilização das dicas e truques como guias para solucionar enigmas.
  • Interação e discussão em grupo para resolver os desafios propostos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à atividade e começarão a preparação em casa. A segunda aula será dedicada à execução da caça ao tesouro na sala de aula, seguida de uma discussão em grupo sobre as estratégias utilizadas e os aprendizados adquiridos.

  • Aula 1: Introdução à atividade e instruções para a preparação em casa.
  • Aula 2: Realização da caça ao tesouro das palavras e discussão sobre o aprendizado.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada por meio da observação do desempenho dos alunos durante a caça ao tesouro, considerando sua capacidade de trabalho em equipe, uso das estratégias de memorização, e a correção na escrita das palavras encontradas. Além disso, será considerada a participação individual e coletiva nas discussões e na partilha de estratégias, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo. Exemplos de momentos de avaliação incluem a aplicação correta das regras ortográficas e a qualidade das contribuições para o grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário um conjunto de recursos que incluem a lista de palavras com ortografias desafiadoras para investigação em casa, pistas impressas ou escritas para a caça ao tesouro, e espaços na sala de aula onde as palavras poderão ser escondidas. Materiais adicionais como quadro-negro ou lousa digital, e acesso à internet podem enriquecer a experiência, permitindo pesquisas adicionais e a apresentação de estratégias pelos alunos.

  • Lista de palavras com ortografias desafiadoras.
  • Pistas impressas ou escritas para a caça ao tesouro.
  • Espaços na sala de aula para esconder as palavras.
  • Quadro-negro ou lousa digital.
  • Acesso à internet.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo