Caça ao Tesouro Gramatical

Desenvolvida por: Jéssica (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gramática e Escrita Criativa

A atividade 'Caça ao Tesouro Gramatical' tem como essência a Aprendizagem Baseada em Jogos, proporcionando uma forma dinâmica e interativa de revisar e aplicar conhecimentos gramaticais e práticas de escrita criativa. Os alunos irão explorar o ambiente escolar, seguindo pistas que os desafiarão com tarefas gramaticais variadas e estimularão a escrita rápida, como criação de rimas e descrição de objetos misteriosos. Cada acerto os levará a novas pistas até encontrarem o tesouro final, que pode ser uma caixa contendo livros novos ou um certificado de 'Detetive Gramatical'. Esta atividade não só reforça o aprendizado de maneira lúdica como também promove a movimentação e a interação entre os alunos, envolvendo-os ativamente na construção do conhecimento.

Objetivos de Aprendizagem

Com esta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de aprofundar seu entendimento sobre regras gramaticais e práticas de escrita criativa de uma maneira divertida e engajadora. Além de aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula, desenvolverão habilidades de raciocínio, pesquisa e leitura crítica, essenciais para a formação integral do estudante. Essa abordagem lúdica visa também estimular a autonomia dos alunos, incentivar a colaboração entre pares e fomentar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e interativo.

  • Revisar e aplicar regras gramaticais de maneira lúdica.
  • Estimular a escrita criativa através de desafios rápidos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver habilidades de raciocínio e pesquisa.
  • Incentivar a movimentação e interação no ambiente escolar.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP07: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
  • EF15LP08: Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordado envolve o reconhecimento e aplicação de regras gramaticais, o desenvolvimento da escrita criativa através de tarefas como criação de rimas, descrição de objetos e outras formas de expressão textual. Além disso, a atividade engloba a prática de pesquisa e organização de informações para a elaboração de textos, estimulando também o uso de tecnologia para edição e publicação dos trabalhos realizados.

  • Regras gramaticais básicas
  • Estratégias para escrita criativa
  • Técnicas de descrição
  • Uso de rimas em textos
  • Utilização de tecnologias para edição de texto

Metodologia

A metodologia empregará Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, e Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente, é proposto um briefing sobre os objetivos da caça ao tesouro. Os desafios de escrita e gramática são distribuídos pelo ambiente escolar. A atividade promove a interação e colaboração entre os alunos através de tarefas que exigem trabalho em equipe. Rodas de debate podem ser utilizadas para discussão das pistas e partilha de estratégias. A tecnologia será integrada à atividade, com a utilização de softwares para edição e publicação dos textos produzidos.

  • Briefing inicial sobre os objetivos da atividade
  • Distribuição de pistas e desafios pelo ambiente escolar
  • Atividades práticas de escrita e gramática
  • Uso de tecnologia para edição e publicação de textos
  • Roda de debate para compartilhamento de estratégias e soluções

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizado o briefing inicial e a distribuição das primeiras pistas. A segunda aula será destinada à continuação da caça ao tesouro, conclusão dos desafios e partilha das experiências na roda de debate.

  • Aula 1: Briefing e início da caça ao tesouro
  • Aula 2: Continuação da caça e roda de debate

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade e na criatividade das tarefas de escrita realizadas, assim como na habilidade de trabalhar em equipe. Será feita uma reflexão coletiva sobre os conhecimentos aplicados e as estratégias utilizadas durante a atividade. O uso eficiente das ferramentas de edição de texto e a correta aplicação das regras gramaticais também serão critérios avaliados. Exemplos de sucesso e pontos de melhoria serão discutidos com o grupo, valorizando o processo de aprendizagem ao longo da atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem materiais para a confecção das pistas e dos tesouros, como papel, envelopes, e caixa para o tesouro final. Também serão utilizadas tecnologias, como computadores ou tablets, para a edição e publicação dos textos. O ambiente escolar será explorado como parte do jogo, fazendo uso de diferentes espaços para esconder as pistas e promover a movimentação dos alunos.

  • Papel e envelopes para pistas
  • Caixa para o tesouro final
  • Computadores ou tablets
  • Diversos espaços da escola

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo