Caça às Rimas Encantadas

Desenvolvida por: Sirley… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Rimas e exploração de sonoridades

A atividade 'Caça às Rimas Encantadas' é projetada para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de combinar a exploração do ambiente escolar à aprendizagem lúdica de rimas e sonoridades. Divididos em pequenos grupos, os estudantes receberão cartões contendo palavras selecionadas. Com esses cartões em mãos, eles serão incentivados a percorrer espaços como a biblioteca e o pátio da escola, em busca de objetos ou imagens que rimem com as palavras designadas. Uma vez encontrados esses elementos, o desafio será criar pequenos versos ou frases, articulando a palavra inicial com o objeto ou imagem correspondente. Este exercício não apenas promove a criatividade e o trabalho em equipe, mas também estimula a sensibilidade para com os aspectos sonoros da linguagem, ao mesmo tempo em que introduz os alunos ao universo das rimas e da poesia.

Objetivos de Aprendizagem

O intuito desta atividade é fortalecer o reconhecimento de rimas e exploração de sonoridades, estimulando a criatividade, a capacidade de associar palavras a objetos de forma semântica e a habilidade de trabalho em equipe. Visa também promover a familiarização com a estrutura de versos rimados, aprimorando a percepção das sonoridades na língua portuguesa. Tal experiência permite aos alunos ampliar suas habilidades de observação e reflexão sobre a linguagem, enfatizando a importância das características sonoras das palavras e suas possibilidades expressivas.

  • Explorar sonoridades e rimas através de atividades práticas e lúdicas.
  • Estimular a criatividade na criação de versos e frases rimadas.
  • Promover a habilidade de trabalho em equipe e cooperação.
  • Aprimorar a capacidade de associação entre palavras e imagens ou objetos.
  • Familiarizar os alunos com a estrutura e elementos da poesia.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP19: Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.
  • EF02LP29: Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.

Conteúdo Programático

Integrando a ludicidade ao currículo, essa atividade engaja os alunos em uma aprendizagem significativa ao relacionar aspectos teóricos da língua portuguesa com a experiência concreta e visual. Através da elaboração de versos a partir de objetos e imagens, os discentes desenvolvem uma compreensão mais aprofundada sobre a natureza sonora das palavras e a estrutura do texto poético, olhando além da simples associação palavra-objeto para enxergar a estética e a expressividade inerentes à língua.

  • Sonoridade e rima na língua portuguesa
  • Criação e elaboração de versos rimados
  • Associação semântica entre palavras, imagens e objetos
  • Trabalho em equipe e cooperação
  • Estudo da estrutura da poesia e elementos visuais em poemas

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, esta atividade põe os alunos no centro do processo de aprendizado, encorajando-os a explorar, questionar e criar com base em suas descobertas e interações. Ao percorrerem diferentes ambientes escolares em busca de elementos que rimem com palavras pré-determinadas, e posteriormente criar versos, os alunos engajam-se ativamente na construção do conhecimento, desenvolvendo habilidades sociais, cognitivas e linguísticas de forma integrada e significativa.

  • Exploração ativa do ambiente escolar
  • Trabalho em pequenos grupos para estimular a cooperação
  • Uso de cartões com palavras como ponto de partida para a atividade
  • Criação de versos ou frases rimadas baseadas nos objetos/imagens encontrados
  • Socialização das criações com a turma, permitindo a troca de experiências

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, será feita a introdução da atividade, explicação das regras e formação dos grupos. A segunda aula será dedicada à exploração dos ambientes escolhidos, coleta de elementos que rimem com as palavras nos cartões e criação dos versos ou frases. Ao final da segunda aula, os grupos apresentarão suas criações para a turma.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação dos grupos e distribuição dos cartões.
  • Aula 2: Exploração, coleta e criação de versos e apresentação dos resultados.

Avaliação

A avaliação será processual e qualitativa, considerando a participação individual e em grupo durante a exploração e a criação de versos. Será dada atenção especial à criatividade, ao esforço em encontrar correspondências entre palavras e objetos ou imagens e à qualidade das frases ou versos rimados criados. A capacidade de trabalhar em equipe também será um critério relevante. Exemplos de versos bem elaborados, assim como demonstrações de trabalho em equipe eficaz, serão destacados como modelos de sucesso da atividade.

Materiais e ferramentas:

Para realizar essa atividade, será necessário um conjunto de cartões contendo palavras variadas, câmera fotográfica ou celulares (opcional) para registrar os objetos ou imagens encontrados, materiais para escrita como lápis e papel, e áreas da escola acessíveis e seguras para a exploração dos alunos, como a biblioteca e o pátio. Tais recursos são fundamentais para o sucesso da atividade, pois permitem a exploração e a documentação do processo criativo.

  • Cartões com palavras
  • Câmeras fotográficas ou celulares (opcional)
  • Materiais para escrita (lápis, canetas, papel)
  • Acesso a áreas escolares como biblioteca e pátio

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo