Caça-Palavras Mágico

Desenvolvida por: Gilza (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Formação de Palavras

A atividade Caça-Palavras Mágico é voltada para o aprendizado lúdico da formação de palavras e identificação de diferentes tipos de sílabas (CV, V, CVC, CCV), contribuindo para a alfabetização dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Inicialmente, cada aluno receberá um conjunto de cartões coloridos com sílabas. Em pequenos grupos, terão o desafio de combinar esses cartões para formar o maior número possível de palavras. Essa dinâmica permitirá que os participantes compreendam a importância e a presença das vogais em cada sílaba, além de distinguir os tipos de sílabas formadas. Após a montagem das palavras, cada grupo escreverá em uma folha de papel as palavras formadas, classificando o tipo de sílaba de cada uma, o que reforçará o aprendizado e a fixação do conteúdo. Para finalizar, uma roda de conversa será realizada para que os alunos compartilhem as palavras criadas e discutam as dificuldades encontradas durante a atividade, promovendo a socialização e a reflexão coletiva sobre o processo de aprendizagem.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade é desenvolver as habilidades de leitura e escrita dos alunos, com foco na correta formação de palavras utilizando diferentes tipos de sílabas. Espera-se que, ao longo da execução do Caça-Palavras Mágico, os estudantes possam identificar e empregar com autonomia sílabas simples como CV, V, CVC, CCV na formação de palavras, além de reconhecer a essencial presença das vogais em todas as sílabas. Esta atividade visa também estimular o trabalho em equipe, a criatividade e o pensamento crítico, enquanto os alunos discutem e compartilham suas descobertas e desafios encontrados no processo de aprendizado.

  • Identificar corretamente diversos tipos de sílabas (CV, V, CVC, CCV).
  • Formar palavras utilizando cartões com sílabas simples.
  • Reconhecer a presença indispensável de vogais em todas as sílabas.
  • Desenvolver habilidades de escrita ao transcrever as palavras formadas.
  • Promover o trabalho em equipe e a reflexão coletiva.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF02LP04
  • description": Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrangido pela atividade Caça-Palavras Mágico envolve o reconhecimento e a formação de palavras a partir de sílabas simples, destacando a composição silábica CV (consoante+vogal), V (vogal), CVC (consoante+vogal+consoante) e CCV (consoante+consoante+vogal). Esta abordagem enfatiza a diversidade silábica na língua portuguesa e a necessidade de entender a estrutura das palavras para aperfeiçoar as habilidades de leitura e escrita. Através desta experiência, o aluno é levado a observar detalhadamente a formação das palavras, incentivando não apenas a aprendizagem sobre a linguagem, mas também fomentando a criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade de trabalho em grupo.

  • Tipos de sílabas: CV, V, CVC, CCV.
  • Formação e escrita de palavras.
  • Reconhecimento da presença de vogais em todas as sílabas.
  • Trabalho colaborativo em equipe.

Metodologia

A metodologia utilizada na atividade Caça-Palavras Mágico será a Aprendizagem Baseada em Jogos, que promove o engajamento e a participação ativa dos alunos através do lúdico. Os estudantes trabalharão em pequenos grupos para incentivar a interação e a colaboração, essenciais para o desenvolvimento de habilidades sociais e de resolução conjunta de problemas. As regras e objetivos do jogo serão claros e direcionados para o aprendizado de sílabas simples e formação de palavras, proporcionando um ambiente de experimentação e descoberta. No decorrer da atividade, os alunos serão estimulados a refletir sobre suas escolhas e discutir as dificuldades encontradas, promovendo a metacognição e o pensamento crítico.

  • Utilização de cartões coloridos com sílabas para formação de palavras.
  • Trabalho em pequenos grupos para promover a colaboração.
  • Escrita das palavras formadas e classificação das sílabas.
  • Roda de conversa para compartilhamento das experiências e reflexão coletiva.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade Caça-Palavras Mágico será distribuída em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão apresentados aos objetivos e à dinâmica do jogo, recebendo seus kits de cartões coloridos com sílabas para começarem a formação de palavras em grupos. Após a formação das palavras, iniciarão a transcrição para a folha de papel. Na segunda aula, os grupos continuarão a atividade, finalizando a escrita das palavras e classificação das sílabas. Em seguida, será realizada a roda de conversa para compartilhamento das experiências.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e início da formação de palavras em grupos.
  • Aula 2: Continuação da formação de palavras, conclusão da escrita e classificação das sílabas, seguida da roda de conversa.

Avaliação

A avaliação da atividade Caça-Palavras Mágico será formativa e contínua, observando a participação, engajamento e contribuição individual e em grupo ao longo das aulas. Será valorizada a capacidade dos alunos de formar palavras corretas utilizando os diversos tipos de sílabas, além da precisão na escrita e classificação das mesmas. A participação ativa na roda de conversa, compartilhando descobertas e refletindo sobre as dificuldades, também será considerada. Exemplos de desempenhos a serem observados incluem a criatividade na formação de palavras, a colaboração efetiva dentro do grupo e a reflexão crítica durante a discussão coletiva.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade Caça-Palavras Mágico, serão necessários cartões coloridos com sílabas impressas, abrangendo uma variedade de combinações silábicas (CV, V, CVC, CCV). Folhas de papel para a transcrição das palavras formadas pelos alunos e canetas ou lápis para escrita. Um espaço adequado que permita a formação de pequenos grupos de trabalho e um ambiente propício para a roda de conversa, favorecendo a troca de experiências e discussões. Além disso, a presença do professor como mediador e facilitador do processo de aprendizagem é fundamental.

  • Cartões coloridos com sílabas impressas.
  • Folhas de papel.
  • Canetas ou lápis.
  • Espaço adequado para trabalho em grupo e roda de conversa.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo