Caça-Palavras Mágico

Desenvolvida por: Érica … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem
Temática: Criação e Interpretação de Caça-Palavras

Nesta atividade, os alunos irão exercitar suas habilidades linguísticas através da criação e resolução de caça-palavras. Cada aluno escolherá um tema de seu interesse, desenvolverá uma lista de palavras relacionadas ao tema e, em seguida, criará um caça-palavras. Este será posteriormente trocado com colegas para resolução. A atividade visa promover a identificação de novas palavras e a percepção de contextos temáticos, além de estimular o trabalho colaborativo e a autonomia na aprendizagem.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para a atividade Caça-Palavras Mágico concentram-se no desenvolvimento da alfabetização básica, reforçando a identificação e compreensão de novas palavras dentro de um contexto temático específico, bem como na promoção da capacidade de leitura e comunicação entre os alunos. Estimulando a criação e interpretação, essa atividade ajudará a estabelecer conexões entre novas informações linguísticas e contextos cotidianos.

  • Expandir o vocabulário através da identificação de palavras novas.
  • Desenvolver habilidades de leitura em contextos temáticos variados.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF12LP04: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a linguagem e a enriquecimento do vocabulário dos alunos, promovendo a integração entre leitura, escrita e interpretação. Focando em temas diversificados, os alunos são encorajados a dominar e adaptar vocabulários correspondentes a diferentes áreas temáticas, what reforça a habilidade de comunicação e compreensão.

  • Identificação e escrita de palavras relacionadas a temas específicos.
  • Interpretação textual e resolução de problemas linguísticos.
  • Desenvolvimento de habilidades de colaboração e troca de conhecimentos com os colegas.

Metodologia

Nossa metodologia baseia-se em técnicas de aprendizagem ativa, onde os alunos são incentivados a terem um papel central na construção do próprio conhecimento, reforçado pela prática colaborativa e troca de materiais entre colegas. A abordagem prática não só facilita a compreensão de novos conceitos, mas também promove o envolvimento emocional e cognitivo dos alunos.

  • Criação individual de caça-palavras com temas escolhidos.
  • Troca de caça-palavras entre os alunos para resolução cooperativa.
  • Discussão guiada pelo professor sobre as palavras e contextos abordados na atividade.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi projetado para permitir que os alunos pratiquem integralmente a concepção e resolução dos caça-palavras, dando tempo suficiente para elaboração criativa e troca entre os amigos. Com duas aulas de 60 minutos cada, os alunos vão passar pelo processo de desenvolvimento, execução e discussão.

  • Aula 1: Introdução à atividade e desenvolvimento dos caça-palavras.
  • Aula 2: Troca de caça-palavras para resolução e discussão coletiva.

Avaliação

A avaliação será conduzida de forma contínua durante toda a atividade, procurando observar o envolvimento dos alunos na criação de palavras, sua capacidade de colaboração e a forma como resolvem os caça-palavras. Serão utilizados rubricas para avaliar a originalidade e adequação dos caça-palavras ao tema escolhido, a precisão da inserção das palavras e a capacidade dos alunos de identificar e resolver os desafios apresentados pelos colegas. Além disso, será levada em conta a participação ativa na discussão das palavras ao final da atividade.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos utilizados na atividade serão selecionados para dar suporte à criatividade e à colaboração dos alunos, ao mesmo tempo que garantem a funcionalidade e a praticidade do exercício. Serão necessários recursos tanto analógicos quanto digitais, assegurando a adaptação às diversas necessidades e contextos de ensino.

  • Folhas de papel milimetrado ou quadriculado para elaboração dos caça-palavras.
  • Lápis, borrachas e canetas coloridas para desenhar e destacar palavras.
  • Acesso a dicionários físicos ou digitais para consulta de novas palavras.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo