Caça Palavras Sonoras

Desenvolvida por: Rogéri… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Ditado Lúdico

A atividade Caça Palavras Sonoras destina-se a alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo aprimorar a consciência fonológica através de um caça-palavras auditivo. Estudantes receberão uma lista de palavras e deverão, em duplas, escutar gravações de áudio para identificar as palavras pelo som e marcá-las em um quadro na sala. Esta tarefa fomenta a colaboração entre pares e estimula a audição ativa e a relação entre o som e a escrita. No encerramento, uma discussão em grupo explorará sons complexos e as relações entre áudio e gramática, promovendo ainda a troca de experiências e reflexões sobre o processo de aprendizagem coletiva.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da atividade é reforçar a habilidade de identificar sons e correlacionar esses sons com suas representações escritas, promovendo maior domínio fonológico entre os alunos. Além disso, ao trabalhar em duplas, os alunos desenvolverão competências sociais essenciais, como cooperação e comunicação eficaz. A troca de ideias nas discussões finais encoraja o pensamento crítico sobre a linguagem e o seu uso diário, oferecendo também a oportunidade de semana-se na escuta ativa e reconhecer a importância de diferentes perspectivas na aprendizagem colaborativa.

  • Desenvolver a consciência fonológica identificando sons específicos em gravações de áudio.
  • Promover a colaboração e a comunicação eficaz através do trabalho em duplas.
  • Fomentar a escuta ativa e o reconhecimento da relação entre som e escrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP02: Demonstrar autonomia na decodificação de palavras pela audição e reconhecimento de sons.
  • EF02LP08: Planejar e organizar a escrita de acordo com os objetivos de comunicação em diferentes práticas de linguagem.

Conteúdo Programático

Os conteúdos programáticos abordados na atividade compreenderão o desenvolvimento da consciência fonológica, ressaltando a importância dos sons na construção do conhecimento linguístico. A discussão final facilitará o entendimento da estrutura sonora da língua portuguesa, reforçando conhecimentos práticos de escrita e escuta. Desta forma, os alunos não só praticarão a identificação de palavras pelo som, como também aprimorarão suas habilidades na interação verbal, essencial para uma comunicação eficaz.

  • Consciência fonológica.
  • Estrutura sonora da língua portuguesa.
  • Interação verbal e comunicação eficaz.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade integra práticas colaborativas e auditivas, proporcionando uma experiência de aprendizado ativa e engajadora. Ao trabalharem em duplas, os alunos são incentivados a compartilhar e desenvolver estratégias conjuntas para a identificação sonora, fomentando o envolvimento mútuo e o respeito às contribuições dos colegas. Visitando conceitos de aprendizado cooperativo, nossos objetivos são atingidos seja através do uso de gravações de áudio preparadas, como pela execução de dinâmicas que promovem a prática da escuta ativa e a correlação entre fala e escrita.

  • Aprendizado cooperativo em duplas.
  • Prática de escuta ativa.
  • Uso de gravações de áudio para identificação sonora.

Aulas e Sequências Didáticas

Com duração de uma aula de 60 minutos, a atividade Caça Palavras Sonoras é dividida em etapas, desde a introdução e explicação da tarefa, até a execução e discussão final. Essa estruturação temporal visa garantir que os alunos tenham tempo suficiente para se familiarizar com a proposta, realizar a atividade em si e, finalmente, refletir sobre as experiências obtidas coletivamente, proporcionando uma visão abrangente e aplicada do conteúdo abordado.

  • Aula 1: Introdução ao tema e explicação da atividade, realização da busca sonora em dupla, e sessão de discussão para troca de impressões e reflexões coletivas.
  • Momento 1: Introdução ao Tema e Explicação da Atividade (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e introduzindo o tema da atividade, destacando a importância da consciência fonológica para o desenvolvimento da leitura e escrita. Explique como a atividade será realizada: os alunos ouvirão gravações de áudio e deverão identificar as palavras pelo som. Promova um breve brainstorm com as crianças sobre o que sabem sobre sons e palavras.
    Explique em detalhes a dinâmica do caça-palavras sonoro e como se dará o trabalho em duplas. É importante que os alunos compreendam a relação som-escrita e como isso será explorado na atividade. Observe se todos entenderam as instruções e pergunte se há dúvidas.

    Momento 2: Realização do Caça Palavras Sonoras em Duplas (Estimativa: 25 minutos)
    Organize a sala para facilitar a comunicação entre as duplas. Cada dupla receberá uma lista de palavras e todas ouvirão as gravações de áudio. As duplas vão conferir quais palavras ouvem na gravação, marcando-as em um quadro ou folha disponibilizada.
    Circule pela sala, auxiliando as duplas que necessitarem. Sugira que alternem a liderança durante a atividade, permitindo que ambos os membros da dupla tenham a oportunidade de comandar o reconhecimento sonoro. Este é um bom momento para avaliar a colaboração e a habilidade de escuta ativa dos alunos.

    Momento 3: Discussão e Reflexão Coletiva (Estimativa: 20 minutos)
    Promova uma roda de conversa, onde cada dupla poderá compartilhar suas experiências durante a atividade. Pergunte sobre os sons que acharam mais difíceis ou fáceis de identificar e por quê. Incentive a troca de estratégias utilizadas pelas duplas para identificar as palavras.
    Guie a discussão para que os alunos compreendam as relações entre som, escrita e gramática. Avalie a participação na discussão, considerando a capacidade de escuta e comunicação dos alunos. Dê feedback imediato, destacando aspectos positivos e pontos de melhoria na atividade sonora.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Felizmente, não temos alunos com condições específicas nesta turma, mas sempre é positivo lembrar que a acessibilidade beneficia a todos. Certifique-se de que o volume do áudio está ajustado para que todos possam ouvir claramente. Caso algum aluno tenha dificuldade em identificar sons, ofereça apoio adicional ou um dispositivo de audição se necessário. Permita que estudantes com diferentes estilos de aprendizagem participem à sua maneira, podendo utilizar gestos ou desenhos para expressar suas respostas. Encoraje a colaboração entre os alunos, para que se ajudem mutuamente em momentos de dificuldade. Seu papel como facilitador é crucial para criar um ambiente inclusivo e acolhedor.

Avaliação

Os métodos de avaliação utilizados estarão totalmente alinhados aos objetivos de aprendizagem, permitindo verificar a compreensão fonológica, as habilidades de escuta ativa e a colaboração. Uma abordagem formativa será adotada, com o acompanhamento do processo em tempo real e a inclusão de feedback construtivo para cada par de estudantes durante a atividade sonora. Além disso, uma avaliação somativa será realizada com base na gravação correta das palavras, proporcionando um panorama concreto do êxito individual e coletivo. Os critérios de avaliação incluirão a precisão na identificação de sons, a eficácia da comunicação em dupla, e a participação na discussão final. O feedback estruturado será oferecido, enfatizando o desenvolvimento contínuo das competências trabalhadas.

  • Avaliação formativa durante a atividade sonora.
  • Critérios: precisão na identificação de sons, eficácia na comunicação, participação na discussão.
  • Feedback estruturado enfatizando o desenvolvimento contínuo.

Materiais e ferramentas:

A atividade exige recursos específicos que incluem ferramentas tecnológicas simplificadas, como um dispositivo de reprodução de áudio com caixas de som adequadas para garantir que todos na sala possam ouvir claramente as gravações. Além disso, um quadro branco ou flip chart será utilizado para a marcação visual das palavras pelos alunos, promovendo não apenas a interatividade como também a visualização coletiva do progresso ao longo da atividade. Papéis e materiais de escrita estarão disponíveis para anotações e registros individuais, garantindo suporte adicional ao entendimento fonológico. A escolha desses materiais se alinha à necessidade de um ambiente de aprendizado inclusivo, acessível e dinâmico, facilitando a participação ativa de todos os estudantes.

  • Dispositivo de reprodução de áudio e caixas de som.
  • Quadro branco ou flip chart.
  • Papéis e materiais de escrita.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos as exigências diárias do professor e a importância de oferecer um ambiente inclusivo, seguro e acessível a todos. Para garantir que cada aluno possa participar da atividade Caça Palavras Sonoras plenamente, sugerimos algumas estratégias acessíveis e práticas. Colocar as duplas de forma que alunos com diferentes habilidades colaborativas possam se beneficiar do aprendizado entre pares pode aumentar a empatia e o protagonismo de todos. Também recomendamos o ajuste do volume do áudio e instruções visuais no quadro, de modo que alunos com diferentes estilos de aprendizagem possam compreender e participar ativamente. Oferecer suporte, como oferecimento de lápis ou apontadores, pode ser um diferencial ao incluir estudantes que possam necessitar de mais tempo e adaptação. A documentação do desenvolvimento dos alunos, através de observações, pode ajudar no ajuste contínuo das estratégias, garantindo que todos os alunos melhorem suas habilidades de forma equitativa.

  • Formação estratégica de duplas para aprendizado colaborativo.
  • Ajuste do volume dos áudios e uso de instruções visuais.
  • Suporte adicional com materiais, promovendo uma participação equitativa.

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