Cartinha para um Amigo Secreto

Desenvolvida por: Anna P… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gênero Textual: Carta

Nesta atividade, cada aluno irá preparar uma cartinha para um amigo secreto da turma. Após uma breve introdução sobre o formato e a importância das cartas, os alunos serão orientados a escrever uma carta abordando temas como amizade, o que gostam de fazer juntos e algo que admiram no amigo. No final, em um momento especial de troca, cada aluno entregará sua carta ao amigo secreto.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade de escrita em formato de carta, permitindo que os alunos expressem seus sentimentos e pensamentos de forma clara e estruturada. Além disso, a atividade visa aprimorar a capacidade dos alunos de trabalhar com gênero textual específico e sua compreensão das características desse tipo de texto. A troca de cartas também promove o fortalecimento de vínculos de amizade e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia e respeito.

  • Desenvolver habilidades de escrita em formato de carta.
  • Fortalecer vínculos de amizade e empatia entre os colegas.
  • Praticar o desenvolvimento de textos narrativos pessoais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP24: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, relatos de experimentos, registros de observação, entrevistas, dentre outros gêneros do campo investigativo, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.
  • EF02LP25: Identificar e reproduzir, em relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.
  • EF02LP26: Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado no gênero textual carta, abordando sua estrutura, linguagem, e finalidades comunicativas. O ensino desse gênero textual contribuirá para que os alunos compreendam e utilizem a linguagem escrita de modo funcional, fortalecendo suas capacidades de comunicação interpessoal por meio da escrita. A estrutura sequencial do gênero carta será explorada, incluindo saudação, corpo do texto e assinatura.

  • Estrutura do gênero textual carta: saudação, corpo do texto, e assinatura.
  • Uso da linguagem apropriada ao gênero carta.
  • Expressão escrita de sentimentos e ideias.

Metodologia

A metodologia desta atividade envolve o uso de dinâmicas em grupo e escrita individual. Inicia-se com uma introdução interativa ao gênero carta, destacando suas características e a importância na comunicação. Em seguida, os alunos serão orientados a planejar e escrever suas cartas, com apoio do professor para esclarecer dúvidas e promover o uso correto da linguagem. As cartas serão trocadas em um momento social interativo, incentivando a partilha e a conexão entre os alunos.

  • Introdução interativa ao gênero carta.
  • Escrita orientada e individualizada das cartas.
  • Troca de cartas em dinâmica social interativa.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em uma única aula de 60 minutos, sem a necessidade de metodologias ativas. O cronograma se inicia com uma explicação sobre cartas e seu significado cultural e pessoal. Após a explanação, os alunos iniciarão o planejamento e a escrita das cartas, com orientação contínua do professor. Ao final da aula, os alunos participarão de uma breve cerimônia de troca, promovendo a socialização e a troca de experiências.

  • Aula 1: Introdução ao gênero carta, planejamento e escrita, seguida de troca das cartas em um momento social.
  • Momento 1: Apresentação do gênero textual carta (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando aos alunos o gênero textual 'carta'. Explique de forma simples que a carta é uma forma de se comunicar por escrito com alguém. Mostre alguns exemplos de cartas, destacando as partes principais: saudação, corpo do texto e assinatura. É importante que você relacione a função das cartas ao dia a dia dos alunos, perguntando com quem eles gostariam de se comunicar por meio de cartas. Pode também compartilhar uma breve história de como as cartas foram e são importantes para a comunicação. Enquanto apresenta, observe se os alunos estão participando ativamente e faça perguntas para verificar a compreensão.

    Momento 2: Planejamento da escrita da carta (Estimativa: 10 minutos)
    Oriente os alunos a pensarem no amigo secreto para quem irão escrever. Pergunte o que eles mais gostam de fazer com esse amigo e algo que admiram nele. Anote essas ideias no quadro e incentive-os a fazer o mesmo no caderno. Ofereça exemplos de frases que podem ser usadas na carta. Permita que a turma compartilhe suas ideias em duplas para promover o início do desenvolvimento das habilidades de escrita e organização de pensamentos. Anote no quadro as contribuições mais relevantes.

    Momento 3: Escrita da carta (Estimativa: 25 minutos)
    Distribua papel de carta e canetas coloridas para cada aluno. Explique novamente a estrutura da carta, incentivando que usem as ideias planejadas anteriormente. Durante a escrita, caminhe pela sala e ofereça apoio individualizado, sobretudo para aqueles que demonstrem dificuldade. Avalie a utilização da estrutura correta por meio de observação contínua. É importante que você reforce a importância da expressão pessoal e corrija somente se absolutamente necessário, para não inibir a criatividade dos alunos.

    Momento 4: Troca e apreciação das cartas (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a aula organizando um círculo onde cada aluno poderá entregar sua carta ao amigo secreto. Estimule a empatia e o respeito durante essa troca, lembrando a turma de como é agradável receber manifestações de carinho. Aproveite para destacar momentos emocionantes e que transmitam bem os sentimentos. Faça uso desse momento para avaliação oral, ouvindo os comentários dos alunos sobre como se sentiram ao escrever e receber a carta.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando na participação ativa dos alunos e na capacidade de aplicar corretamente a estrutura do gênero carta. O professor observará o engajamento e a colaboração durante a escrita e realçará o uso adequado das convenções do gênero textual. Alternativamente, poderão ser realizados feedbacks orais individuais sobre os textos produzidos, destacando pontos fortes e aspectos a melhorar. A atividade também possibilita adaptações, como prestando atenção a alunos que possam precisar de apoio extra na escrita.

  • Observação contínua do engajamento e uso da estrutura correta da carta.
  • Feedback oral individual sobre a produção escrita.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem papel de carta, envelopes e canetas coloridas, para enriquecer a experiência de escrita e troca de cartas. Adicionalmente, exemplares de cartas podem ser usados para apresentar diferentes estilos e finalidades. Esses materiais ajudarão a inspirar os alunos na escrita e proporcionarão um caráter especial ao momento de troca das cartas, incentivando a criatividade e o envolvimento emocional.

  • Papel de carta e envelopes.
  • Canetas coloridas.
  • Exemplos de cartas para consulta.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos a carga de trabalho dos professores e, por isso, sugerimos estratégias práticas de inclusão que não oneram financeiramente nem consomem muito tempo. Promova a empatia e a inclusão proporcionando momentos de troca de ideias sobre como cada aluno percebe a amizade. Crie oportunidades de expressão diversificadas, permitindo que alunos escrevam ou desenhem, conforme sua preferência. Assegure que todos os alunos possam se expressar de maneira que valorizem suas vozes e perspectivas únicas. Monitore se os alunos podem necessitar de suporte adicional e ofereça apoio individualizado quando necessário.

  • Promover momentos de discussão sobre amizade para incentivar a empatia.
  • Permitir diferentes formas de expressão, como escrita ou desenho.
  • Oferecer suporte individualizado conforme a necessidade.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo