Nesta atividade, cada aluno irá preparar uma cartinha para um amigo secreto da turma. Após uma breve introdução sobre o formato e a importância das cartas, os alunos serão orientados a escrever uma carta abordando temas como amizade, o que gostam de fazer juntos e algo que admiram no amigo. No final, em um momento especial de troca, cada aluno entregará sua carta ao amigo secreto.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade de escrita em formato de carta, permitindo que os alunos expressem seus sentimentos e pensamentos de forma clara e estruturada. Além disso, a atividade visa aprimorar a capacidade dos alunos de trabalhar com gênero textual específico e sua compreensão das características desse tipo de texto. A troca de cartas também promove o fortalecimento de vínculos de amizade e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia e respeito.
O conteúdo programático desta atividade está centrado no gênero textual carta, abordando sua estrutura, linguagem, e finalidades comunicativas. O ensino desse gênero textual contribuirá para que os alunos compreendam e utilizem a linguagem escrita de modo funcional, fortalecendo suas capacidades de comunicação interpessoal por meio da escrita. A estrutura sequencial do gênero carta será explorada, incluindo saudação, corpo do texto e assinatura.
A metodologia desta atividade envolve o uso de dinâmicas em grupo e escrita individual. Inicia-se com uma introdução interativa ao gênero carta, destacando suas características e a importância na comunicação. Em seguida, os alunos serão orientados a planejar e escrever suas cartas, com apoio do professor para esclarecer dúvidas e promover o uso correto da linguagem. As cartas serão trocadas em um momento social interativo, incentivando a partilha e a conexão entre os alunos.
A atividade será desenvolvida em uma única aula de 60 minutos, sem a necessidade de metodologias ativas. O cronograma se inicia com uma explicação sobre cartas e seu significado cultural e pessoal. Após a explanação, os alunos iniciarão o planejamento e a escrita das cartas, com orientação contínua do professor. Ao final da aula, os alunos participarão de uma breve cerimônia de troca, promovendo a socialização e a troca de experiências.
Momento 1: Apresentação do gênero textual carta (Estimativa: 15 minutos)
Inicie a aula apresentando aos alunos o gênero textual 'carta'. Explique de forma simples que a carta é uma forma de se comunicar por escrito com alguém. Mostre alguns exemplos de cartas, destacando as partes principais: saudação, corpo do texto e assinatura. É importante que você relacione a função das cartas ao dia a dia dos alunos, perguntando com quem eles gostariam de se comunicar por meio de cartas. Pode também compartilhar uma breve história de como as cartas foram e são importantes para a comunicação. Enquanto apresenta, observe se os alunos estão participando ativamente e faça perguntas para verificar a compreensão.
Momento 2: Planejamento da escrita da carta (Estimativa: 10 minutos)
Oriente os alunos a pensarem no amigo secreto para quem irão escrever. Pergunte o que eles mais gostam de fazer com esse amigo e algo que admiram nele. Anote essas ideias no quadro e incentive-os a fazer o mesmo no caderno. Ofereça exemplos de frases que podem ser usadas na carta. Permita que a turma compartilhe suas ideias em duplas para promover o início do desenvolvimento das habilidades de escrita e organização de pensamentos. Anote no quadro as contribuições mais relevantes.
Momento 3: Escrita da carta (Estimativa: 25 minutos)
Distribua papel de carta e canetas coloridas para cada aluno. Explique novamente a estrutura da carta, incentivando que usem as ideias planejadas anteriormente. Durante a escrita, caminhe pela sala e ofereça apoio individualizado, sobretudo para aqueles que demonstrem dificuldade. Avalie a utilização da estrutura correta por meio de observação contínua. É importante que você reforce a importância da expressão pessoal e corrija somente se absolutamente necessário, para não inibir a criatividade dos alunos.
Momento 4: Troca e apreciação das cartas (Estimativa: 10 minutos)
Finalize a aula organizando um círculo onde cada aluno poderá entregar sua carta ao amigo secreto. Estimule a empatia e o respeito durante essa troca, lembrando a turma de como é agradável receber manifestações de carinho. Aproveite para destacar momentos emocionantes e que transmitam bem os sentimentos. Faça uso desse momento para avaliação oral, ouvindo os comentários dos alunos sobre como se sentiram ao escrever e receber a carta.
A avaliação será contínua e formativa, focando na participação ativa dos alunos e na capacidade de aplicar corretamente a estrutura do gênero carta. O professor observará o engajamento e a colaboração durante a escrita e realçará o uso adequado das convenções do gênero textual. Alternativamente, poderão ser realizados feedbacks orais individuais sobre os textos produzidos, destacando pontos fortes e aspectos a melhorar. A atividade também possibilita adaptações, como prestando atenção a alunos que possam precisar de apoio extra na escrita.
Os recursos necessários para esta atividade incluem papel de carta, envelopes e canetas coloridas, para enriquecer a experiência de escrita e troca de cartas. Adicionalmente, exemplares de cartas podem ser usados para apresentar diferentes estilos e finalidades. Esses materiais ajudarão a inspirar os alunos na escrita e proporcionarão um caráter especial ao momento de troca das cartas, incentivando a criatividade e o envolvimento emocional.
Reconhecemos a carga de trabalho dos professores e, por isso, sugerimos estratégias práticas de inclusão que não oneram financeiramente nem consomem muito tempo. Promova a empatia e a inclusão proporcionando momentos de troca de ideias sobre como cada aluno percebe a amizade. Crie oportunidades de expressão diversificadas, permitindo que alunos escrevam ou desenhem, conforme sua preferência. Assegure que todos os alunos possam se expressar de maneira que valorizem suas vozes e perspectivas únicas. Monitore se os alunos podem necessitar de suporte adicional e ofereça apoio individualizado quando necessário.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula