Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos para criarem seu próprio conto de fadas. Utilizando cartolinas, marcadores e adesivos, cada grupo deverá escolher personagens, cenário e um problema a ser resolvido na narrativa. Durante o planejamento do texto, os alunos discutirão a estrutura narrativa e o propósito do conto, e continuarão sua pesquisa sobre os elementos típicos de contos de fadas utilizando livros e tablets. Ao final, os contos produzidos serão apresentados aos colegas, promovendo o desenvolvimento de habilidades de comunicação e expressão artísticas, bem como o estímulo à imaginação e ao trabalho em equipe.
Os objetivos de aprendizagem deste plano visam promover a capacidade dos alunos de planejar e estruturar narrativas, desenvolvendo habilidades como criatividade, cooperação e oralidade. Incentivar os alunos a explorarem e reconhecerem elementos característicos dos contos de fadas os ajudará a compreender melhor estruturas narrativas e a aplicá-las em suas próprias histórias. Além disso, a atividade promove a compreensão e o uso da língua escrita, aproximando-os de práticas de leitura e escrita significativas e contextuais.
O conteúdo programático da atividade está centrado na criação e análise de contos de fadas, abordando suas características e a estrutura narrativa. Os alunos terão a oportunidade de compreender e disseminar os aspectos fundamentais desse gênero literário por meio da prática. Enfocando em elementos como personagens, cenários, conflitos e resoluções, a atividade também incluirá aspectos de linguagem que são essenciais na composição do texto escrito.
A metodologia utilizada nesta atividade é centrada na abordagem ativa e colaborativa, possibilitando que os alunos sejam protagonistas de sua aprendizagem. Ao trabalharem em grupos, as crianças são incentivadas a compartilhar ideias e a tomar decisões conjuntas, fortalecendo o aprendizado coletivo. A pesquisa e o planejamento são suportados por recursos digitais e impressos, permitindo uma experiência de aprendizagem multidimensional. O processo de criação e apresentação final oferece uma plataforma para o desenvolvimento de habilidades comunicativas e reflexivas.
O cronograma da atividade está cuidadosamente estruturado para cobrir quatro horas de trabalho intenso e engajante. Cada aula tem um foco distinto que, em conjunto, proporcionam uma experiência de aprendizagem holística e reflexiva. O planejamento e coordenação das atividades garantem que todos os alunos tenham tempo suficiente para explorar a criatividade, dividir tarefas, executar pesquisas e desenvolver habilidades críticas de apresentação.
A avaliação será formativa e processual, focando no desenvolvimento das habilidades ao longo da atividade. Critérios como criatividade, coerência narrativa, colaboração em grupo, participação nas discussões e clareza na apresentação final serão observados. Cada grupo será avaliado pelo planejamento do enredo, originalidade e a capacidade de integrar os elementos pesquisados na história. Feedbacks serão dados continuamente para encorajar o aprimoramento das narrativas. Por exemplo, um grupo que demonstre forte cooperação, mas que precise melhorar a estrutura do conto receberá orientações específicas sobre como ajustar sua introdução ou resolver conflitos dentro da narrativa.
Os recursos planejados para esta atividade são estratégicos para potencializar tanto o processo criativo quanto o investigativo dos alunos. Materiais como cartolinas e adesivos proporcionarão um meio tangível para a materialização das histórias, enquanto livros e tablets oferecerão suporte para pesquisa e enriquecimento do vocabulário dos estudantes. A presença de tais recursos busca fomentar um ambiente interativo e exploratório que apoia a aprendizagem dinâmica e participativa.
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