Criação de Fábulas

Desenvolvida por: Lucian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação literária

A atividade 'Criação de Fábulas' é destinada aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de explorar a criatividade, a escrita e a oralidade, ao criar suas próprias fábulas. Inicialmente, os alunos terão o contato com diferentes fábulas tradicionais, analisando suas estruturas, personagens, enredos e morais. Após essa imersão, os estudantes serão conduzidos em uma discussão sobre os elementos que constituem uma boa fábula. Posteriormente, em duplas ou individualmente, cada aluno será desafiado a escrever sua própria história, seguindo os padrões observados. As fábulas criadas serão ilustradas pelos próprios alunos, colocando em prática suas habilidades artísticas e complementando a narrativa. Finalizando a atividade, os alunos terão a oportunidade de apresentar suas obras para a turma, praticando a oratória e compartilhando as lições aprendidas através de suas criações. Essa atividade visa não apenas estimular a inventividade e o desenvolvimento literário, mas também promover a reflexão sobre valores éticos fundamentais, como amizade, honestidade e perseverança.

Objetivos de Aprendizagem

Nesta atividade, os estudantes exercitarão a leitura compreensiva através do contato com diversas fábulas, identificando elementos fundamentais como personagens, enredo e moral. Será estimulada a criatividade ao desafiá-los a escrever e ilustrar suas próprias histórias, além de desenvolver habilidades de escrita. A prática da oratória será outra competência trabalhada, ao apresentarem suas obras para a classe. Além disso, a atividade visa promover uma reflexão sobre valores morais importantes, contribuindo para a formação ética dos alunos.

  • Desenvolver a compreensão leitora.
  • Estimular a criatividade e a inventividade.
  • Praticar habilidades de escrita.
  • Desenvolver a capacidade de apresentar trabalhos em público.
  • Refletir sobre valores morais e éticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP26: Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o estudo e a análise de fábulas, com ênfase na estrutura narrativa, construção de personagens, tramas e morais subjacentes. Os alunos aprenderão sobre os elementos que constituem uma fábula de qualidade, incluindo a moral da história, que serve como veículo para discussões sobre ética e comportamento. Através da criação de suas próprias fábulas, aplicarão conhecimentos adquiridos e explorarão a expressão escrita e visual.

  • Leitura e análise de fábulas clássicas e contemporâneas.
  • Elementos da fábula: personagens, enredo, cenário e moral.
  • Construção de enredos criativos.
  • Técnicas básicas de ilustração.
  • Apresentação oral de projetos literários.

Metodologia

Adotaremos metodologias ativas que incentivam a participação ativa dos alunos em todo o processo de aprendizagem. Através de discussões em grupo e atividades práticas de escrita e ilustração, os estudantes serão protagonistas na construção de seus conhecimentos. A criatividade será estimulada por meio de brainstormings e a liberdade de expressão será fundamental. As apresentações em sala permitirão aos alunos exercitar habilidades de fala e compartilhamento de ideias, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo.

  • Discussão coletiva sobre a estrutura das fábulas.
  • Atividades de escrita criativa.
  • Sessões de ilustração.
  • Apresentações em sala de aula.
  • Feedback construtivo entre pares.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Criação de Fábulas' será realizada em uma aula de 120 minutos. A sessão começará com a exploração de fábulas clássicas, seguida de uma discussão sobre suas características principais. Depois, os alunos passarão para a fase de criação das suas próprias fábulas e ilustrações. A aula será concluída com as apresentações das fábulas criadas pelos alunos.

  • Aula 1: Leitura e discussão de fábulas, criação e ilustração das fábulas pelos alunos, apresentação e compartilhamento das fábulas criadas.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando a participação, o envolvimento e a criatividade dos alunos durante a criação das fábulas. Serão considerados critérios como a originalidade da história, a coesão e coerência narrativa, a qualidade das ilustrações e a habilidade de apresentação em público. O feedback será dado individualmente e em grupo, visando o desenvolvimento das habilidades literárias, artísticas e oratórias dos alunos, além da reflexão sobre os valores discutidos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como livros de fábulas, papel, lápis, canetas coloridas e outros materiais de desenho. Também podemos integrar o uso de tecnologias digitais, como tablets para a ilustração das fábulas, e um projetor para as apresentações finais. O ambiente será preparado para promover a criatividade e o conforto durante as sessões de escrita, desenho e apresentação.

  • Livros de fábulas clássicas e contemporâneas.
  • Papel, canetas, lápis de cor e materiais de arte.
  • Tecnologia digital (tablets, softwares de desenho).
  • Projetor e sistema de som para apresentações.
  • Espaço apropriado para leitura, escrita e apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo