Criadores de Histórias Mágicas

Desenvolvida por: Josiva… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e criatividade

Esta atividade propõe uma aventura criativa no universo da leitura e escrita, onde alunos do 2º ano do Ensino Fundamental transformarão ideias em histórias em quadrinhos. Utilizando-se de materiais como revistas, jornais e papéis coloridos, em grupos, eles terão a oportunidade de criar narrativas visuais, trabalhando tanto a escrita quanto a parte visual da história. A atividade inicia com uma imersão no mundo dos quadrinhos, explorando exemplos e discutindo seus elementos fundamentais, como balões de diálogo, expressões faciais dos personagens e onomatopeias, para que os alunos possam entender melhor a linguagem gráfica. Após essa introdução, os grupos planejarão suas histórias, decidindo sobre o enredo, personagens e cenários. Com o acompanhamento do professor, desenvolverão os diálogos e descrições, incentivando a escrita colaborativa. A criação dos quadrinhos permitirá que os alunos exercitem sua capacidade de síntese, ao precisarem contar uma história em um espaço limitado. Ao final, haverá a apresentação das histórias para a classe, promovendo a prática da oralidade e permitindo feedbacks construtivos entre os colegas.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver habilidades de escrita, leitura e oralidade nos alunos, além de fomentar a criatividade, trabalho em equipe e capacidade de síntese. Através da criação de histórias em quadrinhos, espera-se que os estudantes possam praticar a escrita de textos com coerência e coesão, bem como a utilização de aspectos visuais para complementar a narrativa. A atividade também visa estimular a expressão oral e a capacidade de compartilhar ideias, favorecendo o desenvolvimento de uma escuta atenta e feedbacks construtivos.

  • Desenvolver habilidades de escrita, leitura e oralidade.
  • Fomentar a criatividade e trabalho em equipe.
  • Estimular a capacidade de criar e contar histórias.
  • Praticar a escrita colaborativa.
  • Promover a prática de feedback entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF12LP11: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

A atividade está integrada ao conteúdo programático de Língua Portuguesa, fazendo conexão direta com o desenvolvimento de habilidades de escrita, leitura e interpretação de texto, além de abordar a importância dos elementos visuais na narrativa. As histórias em quadrinhos são abordadas não só como um gênero textual mas como uma forma de arte que combina texto e imagem para contar histórias, permitindo aos alunos explorar diversas formas de expressão.

  • Elementos das histórias em quadrinhos
  • Estrutura narrativa de quadrinhos
  • Desenvolvimento de diálogos e personagens
  • Técnicas de escrita colaborativa
  • Feedback construtivo e prática oral

Metodologia

A metodologia adotada será a 'Atividade Mão-na-massa', onde os alunos participarão ativamente da construção do conhecimento através da criação de suas próprias histórias em quadrinhos. Este método incentiva a aprendizagem ativa, criatividade e colaboração entre os alunos. A atividade será dividida em etapas, desde a conceituação inicial até a produção final, garantindo que os alunos possam aplicar o conhecimento teórico na prática.

  • Leitura e análise de exemplos de quadrinhos
  • Discussão em grupo sobre elementos das histórias
  • Planejamento e esboço da narrativa pelos grupos
  • Desenvolvimento dos diálogos e personagens
  • Produção dos quadrinhos e apresentação para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, focaremos na leitura de histórias em quadrinhos e planejamento das narrativas. A segunda aula será dedicada à produção dos quadrinhos e sua apresentação para a classe.

  • Aula 1: Imersão no universo dos quadrinhos e planejamento da história.
  • Aula 2: Produção das histórias em quadrinhos e apresentação para a turma.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, levando em consideração a participação dos alunos em todas as etapas da atividade, desde o planejamento até a apresentação das histórias em quadrinhos. A criatividade, o trabalho em equipe, o desenvolvimento das habilidades de escrita e a capacidade de dar e receber feedback serão critérios importantes. A conclusão e apresentação do projeto de história em quadrinhos possibilitará também avaliar a compreensão dos alunos sobre a estrutura narrativa e os elementos visuais característicos do gênero.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem revistas, jornais, papel colorido, lápis de cor, canetas, tesouras e cola. Além disso, exemplos de histórias em quadrinhos serão usados para introduzir os alunos ao gênero e inspirá-los na criação de suas próprias histórias. Este conjunto de materiais permitirá aos alunos explorarem sua criatividade e aplicarem na prática o conhecimento adquirido.

  • Revistas e jornais para recorte
  • Papel colorido e cartolina
  • Lápis de cor, canetas, tesouras e cola
  • Exemplos impressos de histórias em quadrinhos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo