Escrevendo Histórias com Figura

Desenvolvida por: Yasmin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação e narração de histórias

Nesta atividade de Língua Portuguesa, alunos do 2º ano do Ensino Fundamental irão criar uma história a partir de uma sequência de figuras. A atividade promoverá a criatividade, a capacidade de organização de eventos em uma ordem lógica e a habilidade de escrever pequenos textos narrativos. Os alunos trabalharão em grupos, o que incentivará a colaboração, a troca de ideias e a empatia. Após a discussão em grupo, cada aluno irá escrever sua versão final da história individualmente, contribuindo para o desenvolvimento de sua autonomia e autoconfiança na escrita. No final, os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas histórias com a turma, reforçando habilidades de comunicação oral e respeito pelas criações dos colegas.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da atividade é desenvolver a capacidade dos alunos de expressar suas ideias e contar histórias de forma estruturada e criativa. Através do uso de ilustrações como base, a atividade busca fortalecer a habilidade de organizar eventos de maneira coesa e coerente. Ao colaborar em grupos inicialmente, os alunos também exercitam habilidades socioemocionais, como empatia e trabalho em equipe. A autonomia na finalização individual de suas histórias e a oportunidade de apresentar à turma auxiliam no desenvolvimento de sua autoconfiança e na construção de um ambiente inclusivo e respeitoso.

  • Estimular a criatividade e a imaginação na construção de narrativas.
  • Desenvolver a habilidade de organização e sequência de eventos em um texto.
  • Promover a colaboração e o desenvolvimento de habilidades sociais através do trabalho em grupo.
  • Fortalecer a capacidade de escrita autônoma e a autoconfiança na apresentação oral.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF12LP07: Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
  • EF02LP29: Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático incluído nesta atividade enfoca em habilidades fundamentais para o desenvolvimento da linguagem escrita e oral. A organização e a sequência de ideias são exploradas através da criação de narrativas, enquanto a comunicação oral é valorizada através da apresentação das histórias. Além disso, o uso de figuras como estímulo inicial incentiva a compreensão e interpretação visual, importante para a leitura de diversos gêneros textuais. Incentivando a leitura e escrita em contextos significativos, os alunos têm a chance de conectar suas experiências pessoais ao processo de construção textual.

  • Criação de histórias a partir de imagens.
  • Desenvolvimento da narrativa sequencial e coerente.
  • Prática de habilidades de comunicação oral através da apresentação de histórias.
  • Interpretação e compreensão de imagens como recurso textual.

Metodologia

Metodologias ativas são empregadas para engajar os alunos em uma aprendizagem centrada na resolução de problemas. A abordagem inicial através do trabalho em grupo promove a troca de ideias, incentivando a colaboração e o desenvolvimento de habilidades sociais. Posteriormente, a escrita autônoma desafia os alunos a organizarem suas ideias de forma clara e coesa. As apresentações finais não apenas reforçam a habilidade de comunicação oral, mas também incentivam o feedback dos colegas, promovendo uma reflexão crítica e construtiva.

  • Trabalho em grupo para construção coletiva de narrativas.
  • Escrita autônoma para desenvolvimento individual de histórias.
  • Apresentação oral para reforçar habilidades de comunicação e autoconfiança.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em uma aula de 50 minutos, iniciando com a introdução das imagens que servirão como base para a criação das histórias. Nos primeiros minutos, os alunos trabalharão em grupos para discutir e planejar suas narrativas. Seguindo isso, cada aluno terá um tempo para escrever sua história individualmente. Os minutos finais serão dedicados às apresentações das histórias, proporcionando um momento de partilha e feedback com a turma, encerrando a aula de forma colaborativa.

  • Aula 1: Introdução das imagens, discussão em grupo, escrita individual e apresentação das histórias.
  • Momento 1: Apresentação das Imagens e Introdução ao Tema (10 minutos)
    Distribua as imagens impressas para os alunos e apresente a proposta da atividade: criar uma história a partir das figuras. Oriente os alunos a observarem atentamente as imagens e a pensarem sobre os eventos que elas podem representar. É importante que você observe se eles compreenderam a atividade e incentive perguntas caso tenham dúvidas.

    Momento 2: Discussão em Grupo (15 minutos)
    Organize os alunos em pequenos grupos e peça que discutam entre si as possíveis histórias que as imagens podem contar. Facilite essa discussão passando por entre os grupos, fazendo perguntas que ajudem a aprofundar as conversas, como 'O que vocês acham que acontece depois?', ou 'Por que esse personagem pode estar sentindo isso?'. Avalie a participação e a colaboração de cada aluno durante a atividade em grupo.

    Momento 3: Escrita Individual da História (15 minutos)
    Peça que cada aluno escreva sua própria versão da história, baseada nas discussões que tiveram em grupo. Ofereça suporte aos alunos que encontrarem dificuldades, sugerindo que estruturem a história com introdução, desenvolvimento e conclusão. Avalie a escrita focando na criatividade e na organização dos eventos.

    Momento 4: Apresentação das Histórias (10 minutos)
    Convide os alunos a compartilharem suas histórias com a turma. Incentive a escuta ativa entre os colegas, lembrando sobre a importância do respeito às criações dos outros. Após cada apresentação, faça perguntas que possam ajudar o aluno a acrescentar detalhes ou esclarecer partes da história se necessário. Analise as apresentações observando a clareza e expressividade na comunicação oral.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere criar pares de trabalho entre alunos com diferentes níveis de habilidade para promover a inclusão e eles se ajudarem mutuamente. Para alunos que possam ter dificuldade na expressão escrita, permita que eles desenhem passos específicos da história em vez de apenas redigir. Use questionamentos e escuta ativa para garantir que todos estão participando ativamente e compreendendo os objetivos da atividade. Acolha variações nas apresentações e valorize cada esforço individual, independentemente da complexidade ou forma de expressão.

Avaliação

A avaliação será conduzida de maneira formativa e contínua ao longo da atividade. O professor observará a participação dos alunos durante a discussão em grupo, incentivando a colaboração e a troca de ideias. A escrita individual será avaliada em termos de organização, criatividade e coerência do texto. Durante as apresentações, será considerado o uso adequado de técnicas de comunicação oral e a capacidade dos alunos de apresentarem suas histórias de forma clara e expressiva. Critérios adaptativos e inclusivos serão implementados para assegurar que todos os alunos, independentemente de suas necessidades, possam participar e demonstrar suas competências da melhor forma em cada etapa da atividade.

  • Observação da participação e colaboração em atividades de grupo.
  • Avaliação da escrita individual considerando criatividade e organização.
  • Análise das apresentações orais com foco em clareza e expressividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade são simples e facilmente acessíveis, visando facilitar a implementação. Serão utilizadas imagens impressas, papel para escrita e canetas ou lápis, garantindo que todos os alunos tenham acesso igualitário ao material necessário. Esses recursos básicos permitem que o foco do professor permaneça no desenvolvimento das habilidades desejadas nos alunos, sem a necessidade de tecnologia ou materiais complexos. Além disso, o uso de recursos visuais estimula o imaginário infantil, alinhando-se ao objetivo pedagógico da atividade.

  • Imagens impressas para iniciar a atividade.
  • Papel para escrita das narrativas.
  • Canetas ou lápis para escrita.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos que o professor enfrenta desafios diários e que há uma carga de responsabilidade envolvida, mas é fundamental assegurar que todos os alunos tenham acesso igualitário à educação. Embora não haja condições ou deficiências específicas identificadas na turma, recomenda-se que o professor faça ajustes no ritmo das atividades, caso observe alunos precisando de mais tempo ou apoio durante o processo de criação e escrita. A configuração da sala deve permitir a livre circulação e o fácil acesso aos materiais, promovendo um ambiente inclusivo. Priorizar a interação social entre os alunos, encorajando a ajuda mútua e a troca de ideias, também contribui para um ambiente de aprendizado positivo e equitativo.

  • Ajustes no ritmo de atividade conforme necessário.
  • Configuração da sala para acessibilidade e interação.
  • Promoção de ajuda mútua e interação social entre os alunos.

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