Exploradores de Palavras Emocionantes

Desenvolvida por: Cleni … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Emoções e sentimentos

Nesta atividade interativa, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental tornar-se-ão pequenos detetives das emoções. A jornada de aprendizado começa em casa, onde os alunos receberão a missão de coletar palavras relacionadas a emoções e sentimentos, juntamente com as histórias familiares que cercam essas emoções. Eles serão encorajados a ouvir atentamente e registrar suas descobertas. De volta à sala de aula, cada estudante terá a oportunidade de compartilhar suas palavras emocionais coletadas, praticando a habilidade de escuta e fomentando a empatia ao se conectarem com as experiências e sentimentos de seus colegas. Além disso, trabalharão a flexibilidade da língua, segmentando as palavras encontradas em sílabas e explorando a criação de novas palavras através da modificação destas sílabas. Esta abordagem não só enriquecerá seu vocabulário emocional como também desenvolverá habilidades importantes de leitura e escrita de forma lúdica e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos na exploração de emoções e sentimentos através de palavras, ampliando seu vocabulário emocional e promovendo o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. Por meio da investigação em casa e compartilhamento em sala, espera-se incentivar habilidades de escuta ativa e empatia, possibilitando a compreensão e expressão das emoções de forma saudável e construtiva. A atividade também visa aprimorar a criatividade dos alunos, enquanto exploram a estrutura das palavras, reconhecendo e manipulando sílabas para criar novas palavras. A interação e cooperação entre pares serão essenciais, favorecendo um ambiente de aprendizado colaborativo.

  • Ampliar o vocabulário relacionado a emoções e sentimentos.
  • Desenvolver habilidades de escuta ativa e empatia.
  • Praticar a leitura e escrita através da segmentação de palavras em sílabas.
  • Estimular a criatividade na formação de novas palavras.
  • Fomentar o trabalho colaborativo e o compartilhamento de experiências pessoais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP02: Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.

Conteúdo Programático

Durante esta aula, os alunos desenvolverão habilidades fundamentais para o 2º ano do Ensino Fundamental, explorando a segmentação silábica e a formação de palavras, focando em vocabulário emocional. Eles aprenderão a analisar e decompor palavras em partes menores (sílabas) e manipulá-las para criar novas palavras. Isso será feito através de um contexto emotivo, associando palavras a sentimentos e histórias, o que facilitará a memorização e a compreensão das estruturas linguísticas, enquanto desenvolve empatia e habilidades sociais.

  • Vocabulário emocional e sentimentos
  • Segmentação de palavras em sílabas
  • Criação de novas palavras através da manipulação silábica
  • Escuta ativa e empatia
  • Compartilhamento de experiências e histórias pessoais

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, esta atividade inicia com uma tarefa de casa na qual os alunos devem coletar palavras e histórias emocionais. Tal abordagem empodera os estudantes a se tornarem agentes ativos de sua aprendizagem desde o início. Em sala, a atividade segue com uma sessão de compartilhamento, onde cada aluno tem a chance de ser ouvinte e narrador, promovendo a escuta ativa e a empatia. A manipulação de sílabas para análise e criação de palavras introduz um aspecto lúdico, incentivando a exploração criativa da linguagem.

  • Tarefa de casa para coleta de palavras e histórias
  • Sessão de compartilhamento de palavras e emoções
  • Atividades de segmentação silábica em grupo
  • Jogos de criação de novas palavras
  • Reflexão coletiva sobre as emoções exploradas

Aulas e Sequências Didáticas

Esta aula única de 240 minutos permite uma imersão profunda na atividade, segmentada em introdução e contextualização (30 minutos), compartilhamento e discussão (60 minutos), atividades práticas de segmentação e criação de palavras (120 minutos), e uma reflexão coletiva final (30 minutos).

  • Aula 1 da atividade: Introdução, coleta e compartilhamento de palavras, atividades de segmentação e criação de palavras, reflexão final.

Avaliação

A avaliação se dará de forma processual e participativa, observando a contribuição individual no compartilhamento de palavras e emoções, bem como a capacidade de escuta durante as narrativas dos colegas. A habilidade de segmentar palavras em sílabas e a criatividade na formação de novas palavras serão avaliadas durante as atividades práticas. É fundamental avaliar também a participação e colaboração em grupo, além do envolvimento na reflexão final sobre as emoções. Uma rubrica pode ser desenvolvida para atribuir pontos de acordo com o desempenho em cada aspecto, garantindo uma avaliação justa e abrangente.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta aula, serão necessários materiais simples, como fichas de papel para anotação das palavras e histórias coletadas, quadro e marcadores para a divisão de palavras em sílabas na sala de aula, e computadores ou tablets, caso a atividade de criação de palavras seja apoiada por aplicativos educacionais. Esses recursos fomentam a organização e visualização das atividades, tanto individualmente quanto em grupo, enriquecendo a experiência de aprendizado.

  • Fichas de papel para anotações
  • Quadro branco e marcadores
  • Computadores ou tablets (opcional)
  • Aplicativos educacionais de linguagem (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo