Festa de Aniversário do Sr. Coelho

Desenvolvida por: Deize … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Convite

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental irão colaborar na organização de uma festa de aniversário fictícia para o personagem Sr. Coelho. A atividade é dividida em duas aulas principais, onde os alunos irão aprender sobre os elementos fundamentais de um convite de aniversário, incluindo a definição de detalhes como data, horário e atividades da festa. Na primeira aula, os alunos discutirão o significado de um convite, quais são os elementos essenciais que ele deve conter, e começarão a elaborar um esboço. O foco estará no planejamento e escrita inicial. Na segunda aula, os alunos revisarão seus esboços, discutindo melhorias, e irão ilustrar e finalizar seus convites. A atividade incentiva a criatividade, a escrita e a colaboração, pois ao final, os alunos trocarão seus convites entre si, promovendo o reconhecimento do trabalho dos colegas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é desenvolver a habilidade de planejamento textual e a escrita de um gênero específico da Língua Portuguesa, que é o convite. Os alunos serão incentivados a refletir sobre os componentes essenciais de um convite de aniversário e a utilizarem a criatividade para expressarem suas ideias de maneira objetiva e organizada. Além disso, ao revisar e decorar seus convites, as crianças irão reforçar habilidades de análise crítica e atenção aos detalhes, enquanto desenvolvem capacidades artísticas. A troca de convites ao final da atividade permitirá que cada aluno interaja com o trabalho dos colegas, exercitando a empatia e o reconhecimento do esforço alheio, ao mesmo tempo em que amplia seu repertório, ao explorar diferentes ideias e formatos de convite.

  • Refletir sobre os componentes essenciais de um convite.
  • Planejar e escrever um convite de aniversário.
  • Revisar e decorar convites, aprimorando a atenção aos detalhes.
  • Exercitar a troca e apreciação do trabalho dos colegas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a compreensão e a elaboração de convites, desenvolvendo habilidades de expressão escrita e artística. O foco está na introdução dos alunos à estrutura de convites, abordando os elementos linguísticos e visuais essenciais. Espera-se que os alunos compreendam a utilidade prática dos convites e exercitem sua criatividade ao adicionar elementos decorativos e pessoais. Ao longo do processo, os alunos terão a oportunidade de aplicar regras de escrita e organização textual, além de interagir academicamente entre si para reforçar a compreensão do tema. Este aprendizado prático estimula o uso de estratégias cognitivas e sociais adequadas à faixa etária, garantindo uma experiência educacional enriquecedora e integrativa.

  • Elementos essenciais de um convite.
  • Estrutura textual de convites de aniversário.
  • Regras básicas de escrita e organização textual.
  • Aspectos visuais e decorativos de convites.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade prioriza a aprendizagem colaborativa e prática, incentivando a autonomia e a reflexão criativa dos alunos. Inicialmente, uma discussão em grupo permitirá que os alunos identifiquem os elementos essenciais de um convite. A construção conjunta e o feedback coletivo tornarão possível a expressão individual dentro de um contexto cooperativo. Durante a escrita do esboço e a revisão dos convites, o professor atuará como facilitador, oferecendo suporte e direcionamento que promovem a aprendizagem ativa. Desta forma, o envolvimento dos alunos é intensificado, à medida que são motivados a explorar e aplicar suas ideias de forma prática. O uso de arte e decoração nos convites é uma estratégia importante para estimular o engajamento, enquanto a troca final de convites fomenta o reconhecimento do trabalho dos pares, promovendo uma aprendizagem significativa e positiva.

  • Aprendizagem colaborativa e discussão em grupo.
  • Trabalho prático de construção e revisão de texto.
  • Utilização de arte e decoração na atividade.
  • Troca de trabalhos entre alunos para interação.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi cuidadosamente planejado para ser realizado em duas aulas de 60 minutos cada, permitindo que os alunos trabalhem de forma concentrada em cada etapa do processo. A primeira aula será voltada à introdução do conceito de convite e ao planejamento do esboço textual; os alunos discutirão as características essenciais de convites e esboçarão suas primeiras ideias. Na segunda aula, os alunos se dedicarão à revisão dos textos produzidos e à parte artística, com a decoração dos convites. O tempo permitirá que as crianças trabalhem de forma tranquila, compartilhem suas ideias e troquem experiências. Ao final da segunda aula, os convites serão compartilhados entre os colegas, fomentando a interação e o reconhecimento mutual dos esforços.

  • Aula 1: Introdução e esboço de convites.
  • Momento 1: Introdução à Atividade e Discussão sobre Convites (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando o conceito de convite de aniversário para os alunos. Explique sua função e a importância dos elementos que devem estar presentes, como data, local, horário e atividades. É importante que você incentive os alunos a participarem, fazendo perguntas sobre as experiências pessoais deles com festas de aniversário e convites que já receberam. Utilize exemplos visuais de convites (disponíveis no quadro) para ilustrar os pontos discutidos. Observe se algum aluno precisa de mais tempo ou explicações adicionais.

    Momento 2: Elaboração do Esboço do Convite (Estimativa: 25 minutos)
    Distribua papéis variados para os alunos e oriente-os a começarem a elaborar um esboço do convite para o aniversário do Sr. Coelho. Instrua-os a incluir todos os elementos essenciais discutidos anteriormente. Permita que trabalhem individualmente, mas estimule a cooperação, incentivando que compartilhem ideias e peçam ajuda entre si. Caminhe pela sala, incentivando e oferecendo apoio e sugestões quando necessário. Avalie a clareza e a estrutura inicial dos convites, alinhando expectativas sobre o que será esperado na segunda aula.

    Momento 3: Compartilhamento e Reflexão sobre os Esboços (Estimativa: 20 minutos)
    Peça que os alunos formem pequenos grupos e compartilhem seus esboços de convite. Promova uma reflexão em grupo sobre os elementos utilizados, incentivando que eles discutam melhorias e ofereçam sugestões construtivas para os colegas. É importante que você oriente os alunos para que exerçam empatia, respeitando o trabalho de cada um e oferecendo críticas construtivas, sempre focando no aprendizado. Finalize o momento com um diálogo aberto, permitindo que os alunos façam perguntas e indiquem quais estratégias utilizaram.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos sintam-se confortáveis e integrados, forneça explicações tanto verbais quanto visuais, usando imagens para ilustrar conceitos. Permita que alunos com dificuldades de escrita utilizem recursos como o desenho para complementar seus esboços. Atente-se para que a disposição das mesas permita uma interação fácil entre os alunos, com espaços amplos para movimentação. Caso perceba que algum aluno tem dificuldades em compartilhar suas ideias, incentive-o gentilmente e ofereça apoio individual quando necessário.

  • Aula 2: Revisão, ilustração e troca de convites.
  • Momento 1: Revisão dos Esboços de Convites (Estimativa: 15 minutos)
    Comece a aula pedindo que cada aluno revise seu esboço de convite da aula anterior. Oriente-os a verificar se incluem todos os elementos essenciais discutidos, tais como data, horário, local e lista de atividades. É importante que você auxilie os alunos a identificar possíveis erros de escrita e coerência. Caminhe pela sala para oferecer apoio individual quando necessário e incentive-os a perguntar e discutir sugestões com seus colegas. Avalie o entendimento dos alunos sobre os elementos de um convite e a clareza do texto.

    Momento 2: Ilustração e Decoração dos Convites (Estimativa: 25 minutos)
    Permita que os alunos comecem a ilustrar e decorar seus convites de maneira criativa. Distribua lápis de cor, canetas hidrográficas, adesivos e materiais de decoração variados. Instrua os alunos a pensarem sobre como as ilustrações podem complementar o texto e o sentimento da festa do Sr. Coelho. Incentive a cooperação em pequenos grupos, onde os alunos podem compartilhar técnicas de decoração e oferecer ajuda mútua. Observe se todos os alunos estão engajados e dê feedback positivo sobre suas escolhas criativas.

    Momento 3: Troca de Convites e Feedback (Estimativa: 20 minutos)
    Organize um momento de troca de convites, onde cada aluno possa ler e apreciar o trabalho de um colega. Instrua-os a oferecer feedback positivo e construtivo sobre o que mais gostaram no convite recebido. Você pode guiar uma breve discussão em grupo para reforçar as lições aprendidas sobre a construção e decoração de convites. É importante que você promova um ambiente respeitoso e colaborativo durante a troca. Finalize com os alunos compartilhando quais foram suas partes favoritas da atividade e o que aprenderam. Avalie a empatia e a capacidade de dar e receber feedback.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Forneça instruções claras e visuais, para apoiar aqueles que se beneficiam de materiais visuais. Ofereça recursos adaptados, como lápis de maior diâmetro ou tesouras com apoio para alunos que podem necessitar de suporte motor. Para garantir a inclusão, sugira que alunos que precisem trabalhem em pares ou grupos pequenos com colegas que possam auxiliá-los. Caso algum aluno apresente dificuldades em se expressar verbalmente, incentive o uso de expressões faciais e gestuais, garantindo que todos se sintam ouvidos e respeitados. Lembre-se, sua presença atenta e encorajadora faz toda a diferença!

Avaliação

Para avaliar esta atividade, serão utilizados diferentes métodos de avaliação formativos e somativos para estimular um aprendizado contínuo e contextualizado. Uma opção é a observação contínua do professor durante as aulas, onde são observados o envolvimento dos alunos, sua capacidade de colaboração e o entendimento dos componentes de um convite. Nos critérios de avaliação, serão analisados a clareza e a estrutura do texto, a ortografia e a criatividade aplicada à ilustração do convite. Um exemplo prático é a análise de um elemento específico do convite, como datas e horários, verificando se estão sendo aplicados corretamente. Além disso, os alunos poderão fazer autoavaliações e fornecer feedbacks entre colegas, aprimorando a compreensão e a crítica construtiva. Adaptações personalizadas nos critérios de avaliação podem ser aplicadas para atender individualidades dos alunos, garantindo um processo inclusivo e adaptável.

  • Observação contínua do professor.
  • Avaliação de clareza, estrutura e ortografia.
  • Revisão da criatividade e elementos decorativos.
  • Autoavaliações e feedbacks entre colegas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a implementação desta atividade são simples, acessíveis e fomentam a criatividade dos alunos no processo de aprendizagem. Destacam-se papéis variados, lápis de cor, canetas hidrográficas, adesivos e outros materiais de decoração, que apoiarão a fase de ilustração dos convites. Esses recursos incentivam a expressão artística dos alunos, tornando a experiência mais envolvente e prática. Além disso, quadros brancos e materiais de apoio visual, como exemplos de convites prontos, ajudarão no entendimento das etapas do planejamento e na organização das ideias. Com foco na simplicidade e na disponibilidade desses materiais, o professor pode criar um ambiente propício ao aprendizado sem grandes investimentos financeiros.

  • Papéis variados para confecção de convites.
  • Lápis de cor e canetas hidrográficas.
  • Adesivos e materiais de decoração variados.
  • Quadros brancos e exemplos de convites.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos que o professor está frequentemente exposto a um cenário de trabalho desafiador e com muitas responsabilidades. Sendo assim, para garantir a inclusão e acessibilidade sem comprometer o cronograma, sugerimos estratégias práticas para um aprendizado igualitário. Apesar de não haver condições ou deficiências especificadas para esta turma, diferentes práticas podem ser observadas, como incentivo ao trabalho em pares ou pequenos grupos — onde alunos mais habilidosos podem apoiar os que possuem facilidade menor em determinadas atividades. Outra estratégia é o uso de materiais em tamanho maior e com cores vivas, para tornar as instruções e atividades visualmente acessíveis para todos. Além disso, é recomendado o monitoramento contínuo do professor, permitindo intervenções em momentos de dificuldade, através de assistência verbal e direcionamento mais próximo do aluno. Tais práticas fomentam um ambiente inclusivo, respeitando as particularidades de cada aluno, sem onerar o professor.

  • Trabalho em pequenos grupos para apoio mútuo.
  • Utilização de materiais com cores e tamanhos variados.
  • Monitoramento contínuo e assistência direta do professor.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo