HQ da Aventura: Criando Histórias em Quadrinhos

Desenvolvida por: Ana Cl… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Criação de Histórias em Quadrinhos

Nesta atividade 'HQ da Aventura: Criando Histórias em Quadrinhos', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental trabalharão em pares para criarem suas próprias histórias em quadrinhos. A atividade se divide em etapas, começando pelo planejamento do roteiro, seguido pela ilustração dos quadrinhos e redação dos diálogos. O principal objetivo é fortalecer a escrita correta, a estrutura narrativa e habilidades criativas, enquanto desenvolve o planejamento e a colaboração. Os alunos exercitarão o uso correto da gramática e da segmentação de palavras, assim como o uso de pontuação adequada. O trabalho colaborativo é central nesta atividade, incentivando os alunos a trocarem ideias e a incorporarem sugestões. Além de conceberem suas HQs, os pares compartilharão suas produções em uma exposição para a turma, permitindo feedback e apreciação dos colegas. Este formato de apresentação contribuirá para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e autoconfiança.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o desenvolvimento da criatividade, expressão escrita correta, e planejamento e colaboração em pares. Os alunos aprimorarão sua capacidade de construir narrativas coerentes e estruturadas, focando na correção gramatical e na organização lógica das ideias.

  • Desenvolver a criatividade através da criação de histórias originais.
  • Melhorar a escrita, focando na correção gramatical e na estrutura do texto.
  • Fortalecer habilidades de planejamento e trabalho colaborativo.
  • Ampliar a capacidade de utilizar diferentes formas de expressão através das artes visuais e verbais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF02LP01: Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
  • EF02LP14: Planejar e produzir pequenos relatos de observação de processos, de fatos, de experiências pessoais, mantendo as características do gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foi estruturado para proporcionar aos alunos um entendimento claro sobre a criação de histórias em quadrinhos. Abrange desde o desenvolvimento de narrativas e personagens até o uso de diálogo e a inter-relação entre texto e imagem. Habilidades de desenho do quadrinho e o diálogo eficiente são aspectos centrais abordados, além do uso adequado da gramática.

  • Desenvolvimento de narrativas e criação de personagens.
  • Estrutura e elementos das histórias em quadrinhos.
  • Construção de diálogo e sua função nas HQs.
  • Relação entre texto e imagem.
  • Uso correto da gramática e pontuação nas histórias.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade baseia-se em um aprendizado colaborativo e prático. Os alunos são incentivados a planejar, discutir e criar em pares, permitindo a troca ativa de ideias e o aproveitamento das habilidades individuais de cada estudante. O uso de esboços e feedback contínuo é fundamental para o desenvolvimento e adaptação das histórias.

  • Trabalho colaborativo em pares.
  • Planejamento e esboço das histórias.
  • Discussões em grupo e trocas de feedback.
  • Construção prática de histórias em quadrinhos.
  • Exposição e apresentação das histórias criadas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de três horas foi organizado para cobrir cada etapa importante da atividade, de forma que os alunos tenham tempo suficiente para planejar, criar, revisar e apresentar suas histórias em quadrinhos. Cada aula tem um foco específico, facilitando o gerenciamento do tempo e a concentração nas tarefas.

  • Aula 1: Introdução à atividade e planejamento do roteiro.
  • Aula 2: Criação e ilustração dos quadrinhos.
  • Aula 3: Revisão, finalização dos quadrinhos e apresentação para a turma.

Avaliação

A avaliação será baseada em três critérios principais: a criatividade da história, a correção gramatical e a clareza do roteiro, além da apresentação final. Os alunos serão avaliados por meio de uma rubrica que pontua a originalidade dos personagens e tramas, a correção ortográfica e o uso apropriado de estruturas narrativas. Além disso, o trabalho em equipe será considerado, observando como os alunos dividiram tarefas e colaboraram durante o processo. Exemplos de boas práticas serão discutidos em sala para guiar as expectativas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade incluem tanto materiais artísticos como ferramentas digitais, promovendo diversidade de mídia para a criação das histórias. Tais recursos são essenciais para que os alunos consigam expressar suas ideias de maneira visual e textual, oferecendo múltiplas formas de engajamento.

  • Papel e materiais de desenho (lápis, borracha, canetinhas coloridas).
  • Folhas de papel pautado para esboço de roteiro.
  • Acesso a ferramentas digitais básicas (opcional).
  • Exemplos de histórias em quadrinhos para referência.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo