A atividade 'Jogo Aventura na Imprensa' tem como propósito transformar os alunos em pequenos repórteres, participando de um jogo cujo cenário simula uma redação jornalística. Os alunos irão se engajar em desafios e missões que incluem a criação de manchetes, fotolegendas e notícias curtas para um periódico fictício. A experiência gamificada é projetada para tornar o processo de alfabetização mais envolvente e empolgante para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, desenvolvendo habilidades de escrita colaborativa e respeitando o tema comunicativo proposto. Ao trabalhar colaborativamente, os alunos terão a oportunidade de aprimorar suas competências de planejar e organizar textos, explorando o campo jornalístico, o que contribuirá para a consolidação de suas habilidades comunicativas e criativas.
Os objetivos de aprendizagem dessa atividade estão centrados em estimular o desenvolvimento das habilidades de comunicação escrita dos alunos do 2º ano, através de atividades práticas e colaborativas. Além de desenvolver a habilidade de escrever um texto coerente e coeso, a atividade busca encorajar a criatividade e a capacidade de trabalhar em equipe. Os alunos também serão estimulados a planejar e produzir textos jornalísticos simples, impulsionando o interesse e a compreensão sobre a produção textual.
O conteúdo programático é desenvolvido para explorar conceitos básicos de produção escrita dentro do universo jornalístico. As crianças irão aprender sobre a estrutura de notícias, a importância das manchetes e fotolegendas, além de analisarem como a comunicação visual influencia a compreensão das informações. As atividades contribuirão para enriquecer o letramento das crianças, ao mesmo tempo em que despertam o interesse pelo trabalho em equipe dentro do processo criativo e da escrita colaborativa.
A metodologia de ensino utilizada é baseada em aprendizagem ativa e gamificação, estimulando a participação e motivação dos alunos por meio de jogos e atividades práticas. A simulação de uma redação jornalística funciona como um catalisador para contextualizar o aprendizado e tornar mais significativo o desenvolvimento de habilidades linguísticas. O professor terá o papel de facilitador, mediando as atividades e orientando o processo de escrita colaborativa.
O cronograma da atividade está estruturado para ser conduzido ao longo de 16 horas, distribuídas em 16 aulas de 60 minutos cada. Esse planejamento permite que os conceitos sejam abordados de maneira aprofundada, reforçando as habilidades adquiridas e proporcionando tempo suficiente para engajamento em cada etapa do processo editorial simulado.
A avaliação da atividade será contínua e processual, levando em consideração a participação e engajamento dos alunos nas diferentes etapas do projeto. Serão observados critérios como a criatividade, a capacidade de desenvolver textos coerentes e a colaboração em grupo. Exemplos de critérios incluem: a originalidade e precisionamento das manchetes, a adequação das fotolegendas às imagens e a coerência das notícias escritas. Além disso, o feedback oral durante as atividades e a autoavaliação ao final do projeto ajudarão os alunos a refletirem sobre seu próprio processo de aprendizado e identificarem áreas para melhoria.
Os recursos utilizados nesta atividade foram escolhidos para apoiar o processo criativo e ajudar a representar autenticamente um ambiente de redação jornalística. Desta forma, os alunos terão acesso a materiais que lhes permitem visualizar o workflow de produção de um periódico, aumentando assim a eficácia da experiência de aprendizagem prática e experiencial.
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