Jogo Aventura na Imprensa

Desenvolvida por: Michelly (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Comunicação e Linguagem Jornalística

A atividade 'Jogo Aventura na Imprensa' tem como propósito transformar os alunos em pequenos repórteres, participando de um jogo cujo cenário simula uma redação jornalística. Os alunos irão se engajar em desafios e missões que incluem a criação de manchetes, fotolegendas e notícias curtas para um periódico fictício. A experiência gamificada é projetada para tornar o processo de alfabetização mais envolvente e empolgante para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, desenvolvendo habilidades de escrita colaborativa e respeitando o tema comunicativo proposto. Ao trabalhar colaborativamente, os alunos terão a oportunidade de aprimorar suas competências de planejar e organizar textos, explorando o campo jornalístico, o que contribuirá para a consolidação de suas habilidades comunicativas e criativas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade estão centrados em estimular o desenvolvimento das habilidades de comunicação escrita dos alunos do 2º ano, através de atividades práticas e colaborativas. Além de desenvolver a habilidade de escrever um texto coerente e coeso, a atividade busca encorajar a criatividade e a capacidade de trabalhar em equipe. Os alunos também serão estimulados a planejar e produzir textos jornalísticos simples, impulsionando o interesse e a compreensão sobre a produção textual.

  • Desenvolver a habilidade de planejar e produzir textos diversos.
  • Incentivar a colaboração entre os alunos na construção de conteúdos.
  • Estabelecer uma compreensão básica de gêneros jornalísticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF12LP11: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é desenvolvido para explorar conceitos básicos de produção escrita dentro do universo jornalístico. As crianças irão aprender sobre a estrutura de notícias, a importância das manchetes e fotolegendas, além de analisarem como a comunicação visual influencia a compreensão das informações. As atividades contribuirão para enriquecer o letramento das crianças, ao mesmo tempo em que despertam o interesse pelo trabalho em equipe dentro do processo criativo e da escrita colaborativa.

  • Conceito e estrutura de uma notícia.
  • Importância e função das manchetes.
  • Criação e uso de fotolegendas.
  • Colaboração e escrita coletiva.

Metodologia

A metodologia de ensino utilizada é baseada em aprendizagem ativa e gamificação, estimulando a participação e motivação dos alunos por meio de jogos e atividades práticas. A simulação de uma redação jornalística funciona como um catalisador para contextualizar o aprendizado e tornar mais significativo o desenvolvimento de habilidades linguísticas. O professor terá o papel de facilitador, mediando as atividades e orientando o processo de escrita colaborativa.

  • Aprendizagem ativa.
  • Gamificação do processo educacional.
  • Colaboração entre pares.
  • Mediação docente.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado para ser conduzido ao longo de 16 horas, distribuídas em 16 aulas de 60 minutos cada. Esse planejamento permite que os conceitos sejam abordados de maneira aprofundada, reforçando as habilidades adquiridas e proporcionando tempo suficiente para engajamento em cada etapa do processo editorial simulado.

  • Aula 1: Introdução ao jornalismo e apresentação da atividade.
  • Aula 2: Conceitos básicos de uma notícia.
  • Aula 3: Estrutura da notícia - Lide.
  • Aula 4: Tipos e funções das manchetes.
  • Aula 5: Criação de manchetes - Práticas.
  • Aula 6: Introdução às fotolegendas.
  • Aula 7: Criação de fotolegendas e discussão.
  • Aula 8: Pesquisa de temas para notícias.
  • Aula 9: Rascunho das notícias.
  • Aula 10: Revisão e edição do material.
  • Aula 11: Finalização dos textos.
  • Aula 12: Feedback em grupo.
  • Aula 13: Preparação do jornal fictício.
  • Aula 14: Apresentação dos trabalhos.
  • Aula 15: Avaliação das produções.
  • Aula 16: Reflexão e encerramento da atividade.

Avaliação

A avaliação da atividade será contínua e processual, levando em consideração a participação e engajamento dos alunos nas diferentes etapas do projeto. Serão observados critérios como a criatividade, a capacidade de desenvolver textos coerentes e a colaboração em grupo. Exemplos de critérios incluem: a originalidade e precisionamento das manchetes, a adequação das fotolegendas às imagens e a coerência das notícias escritas. Além disso, o feedback oral durante as atividades e a autoavaliação ao final do projeto ajudarão os alunos a refletirem sobre seu próprio processo de aprendizado e identificarem áreas para melhoria.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade foram escolhidos para apoiar o processo criativo e ajudar a representar autenticamente um ambiente de redação jornalística. Desta forma, os alunos terão acesso a materiais que lhes permitem visualizar o workflow de produção de um periódico, aumentando assim a eficácia da experiência de aprendizagem prática e experiencial.

  • Computadores ou tablets para edição de textos.
  • Quadro branco e marcadores para brainstormings.
  • Modelos de jornais e revistas para análise.
  • Câmeras ou tablets para fotografar e criar imagens.
  • Materiais impressos de apoio (cartazes, guias de estilo).

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