Mergulho Jornalístico: Criando Nossa Primeira Notícia

Desenvolvida por: Janain… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de texto e leitura

Nesta atividade denominada 'Mergulho Jornalístico: Criando Nossa Primeira Notícia', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos no mundo jornalístico de uma maneira prática e divertida. Eles serão divididos em pequenos grupos com a missão de criar uma notícia curta sobre um evento real ou fictício ocorrido na escola, incentivando a escrita criativa, a leitura, a colaboração e a oralidade. Cada grupo escolherá um tema para noticiar, como a inauguração de um novo parquinho ou uma visita especial. Após a decisão, eles utilização blocos de palavras - recortes de revistas, jornais ou impressões fornecidas pelo professor - para montar as fotolegendas dessa notícia. Será uma oportunidade para os alunos praticarem a organização textual, a seleção de informações pertinentes e a associação entre texto e imagem de maneira significativa. Ao final da atividade, cada grupo apresentará sua notícia para a classe, simulando um jornal televisivo ou um jornal impresso, promovendo assim a prática de habilidades orais e a integração entre os estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental no processo de produção textual de maneira colaborativa, promovendo a criatividade, a compreensão leitora e a habilidade de trabalhar em grupo. Espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar as características de um texto jornalístico, tais como a fotolegenda, e aplicá-las na criação de suas próprias notícias. Além disso, visa-se desenvolver habilidades básicas de escrita, como a utilização de grafia correta de palavras conhecidas, emprego de letras maiúsculas e pontuação adequada, bem como a leitura fluida de palavras com correspondências regulares entre letras e fonemas.

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e compreensão leitora.
  • Praticar a colaboração e comunicação efetiva em grupo.
  • Familiarizar-se com a estrutura e características de um texto jornalístico.
  • Utilizar corretamente a grafia, pontuação e segmentação entre palavras.
  • Ler e escrever palavras com correspondências regulares entre letras e fonemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP11: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF02LP01: Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
  • EF02LP03: Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).

Conteúdo Programático

A atividade será centrada na exploração e prática da produção textual dentro do gênero jornalístico, focando na criação de fotolegendas e notícias curtas. Os alunos serão introduzidos às características específicas desse tipo de texto, incluindo a importância da notícia, o papel da imagem e do texto na transmissão de informações e como comunicar de maneira clara e objetiva para o leitor ou espectador. Ao utilizar recortes para compor as notícias, eles também desenvolverão habilidades de leitura e escrita, trabalhando a grafia correta, a pontuação e a estruturação textual.

  • Conceitos básicos de jornalismo e notícias.
  • Estrutura e características de um texto jornalístico.
  • Elaboração de fotolegendas.
  • Prática de escrita com atenção à grafia, pontuação e segmentação de palavras.
  • Leitura e interpretação de textos.

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', promovendo um ambiente colaborativo onde os alunos serão os principais agentes de seu aprendizado. Divididos em grupos, eles discutirão e escolherão um evento para noticiar, realizando uma pesquisa inicial e, posteriormente, selecionando e organizando os blocos de palavras para compor suas notícias e fotolegendas. O professor atuará como facilitador, orientando os grupos na elaboração das notícias, garantindo que todos participem ativamente e que as habilidades propostas sejam desenvolvidas.

  • Divisão dos alunos em grupos pequenos para incentivar a colaboração.
  • Discussão em grupo para escolha do evento a ser noticiado.
  • Seleção e organização de blocos de palavras para a composição das notícias.
  • Produção coletiva de fotolegendas.
  • Apresentação das notícias criadas pelos grupos para toda a classe.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Mergulho Jornalístico: Criando Nossa Primeira Notícia' será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao conceito de notícia, discussão e escolha dos eventos, além do início da produção das notícias. Na segunda aula, os alunos irão finalizar suas produções e preparar as apresentações para a classe.

  • Aula 1: Introdução ao jornalismo e seleção dos eventos a serem noticiados.
  • Aula 2: Finalização das notícias e apresentação para a turma.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, focando no processo de aprendizagem e colaboração entre os alunos, ao invés de apenas no produto final. Serão avaliadas as habilidades de escrita, leitura, colaboração em grupo e criatividade. A participação ativa durante todas as fases da atividade, a capacidade de trabalhar em grupo, a adequação da notícia ao formato jornalístico proposto, incluindo a clareza e correção da fotolegenda, bem como a qualidade da apresentação final serão consideradas. Feedbacks construtivos serão dados após as apresentações, com pontos de melhoria e destaques positivos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, como recortes de revistas, jornais, tesouras sem ponta, cola, papel para anotações e impressões de blocos de palavras previamente selecionadas pelo professor. Além disso, a utilização de um quadro branco ou flip chart para a organização das ideias e estruturação das notícias em grupo pode ser útil. A tecnologia também poderá ser integrada, permitindo a criação de álbuns de fotos digitais noticiosos ou até a simulação de um telejornal usando câmera de vídeo ou smartphones.

  • Recortes de revistas e jornais
  • Tesouras sem ponta e cola
  • Papel para anotações
  • Impressões de blocos de palavras
  • Quadro branco ou flip chart
  • Câmera de vídeo ou smartphones (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo