Mural Interativo: Gênero e Número dos Substantivos

Desenvolvida por: Elizab… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gênero e Número de Substantivos

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental irão trabalhar colaborativamente para criar um mural na sala de aula, classificando substantivos de acordo com gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural). Cada aluno será responsável por escolher substantivos, encontrar ilustrações que os representem e decorar o mural. Essa prática lúdica e visual tem como objetivo reforçar o entendimento das regras gramaticais, ao mesmo tempo em que promove o trabalho em equipe e a criatividade. O mural servirá como um recurso permanente de aprendizagem e revisão, incentivando os alunos a consultar e refletir sobre o conteúdo discutido.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam a imersão prática dos estudantes na compreensão das regras de gênero e número dos substantivos, através de uma abordagem interativa e colaborativa. A atividade permitirá aos alunos identificar e classificar substantivos no contexto da língua portuguesa, promovendo o reconhecimento desses elementos no cotidiano. Ao estimularem habilidades de observação e categorização, essa vivência enriquece não apenas a capacidade linguística, mas também a social e emocional de cada participante. Trabalhar com a ilustração e o uso criativo de materiais fortalece a habilidade de comunicação visual e desperta o interesse pela beleza da língua. Importante ressaltar que ao desempenharem diferentes papéis na construção do mural, os alunos ainda terão a oportunidade de desenvolver senso de responsabilidade e colaboração, fundamentais para a convivência em grupo.

  • Compreender e classificar substantivos por gênero e número.
  • Desenvolver habilidades colaborativas e de trabalho em equipe.
  • Fortalecer a compreensão das regras ortográficas e gramaticais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP06: Reconhecer diferentes gêneros textuais orais e escritos, com o apoio do professor, identificando suas finalidades e características.
  • EF15LP09: Identificar e compreender usos da linguagem verbal e não verbal na construção de significados em textos de diversos gêneros.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado na identificação e categorização dos substantivos quanto ao gênero e número, aspectos fundamentais da língua portuguesa no 2º ano do Ensino Fundamental. A atividade reforça habilidades relacionadas à leitura, escrita e compreensão de textos e permite aos estudantes aplicarem conceitos gramaticais de forma prática e envolvente. As competências relacionadas a essa área não apenas compõem a base para o desenvolvimento da língua e da comunicação eficaz, mas também servem como um campo fértil para explorar outras disciplinas através de uma abordagem interdisciplinar. A construção do mural vai além do aspecto gramatical, promovendo a educação socioemocional, à medida que os alunos interagem e colaboram para alcançar um objetivo comum. Assim, essa experiência prática não apenas cobre o currículo oficial, mas enriquece e solidifica o aprendizado como um todo.

  • Identificação e classificação de substantivos por gênero e número.
  • Aplicação prática de conceitos gramaticais na língua portuguesa.
  • Interação e colaboração em ambientes de aprendizado.

Metodologia

A metodologia desta atividade engloba principalmente uma abordagem prática, onde os alunos, através da atividade 'mão-na-massa', desenvolvem competências de forma concreta e envolvente. O plano prevê a utilização de metodologias ativas, como o aprendizado baseado em projetos, possibilitando aos alunos protagonismo em suas descobertas e aprendizagens. O trabalho em equipe faz parte da metodologia, estimulando o desenvolvimento de competências socioemocionais, como a empatia e a cooperação. Essa prática ativa e participativa visa permitir que os alunos internalizem o conhecimento através da construção coletiva do saber, transformando a sala de aula em um espaço dinâmico e colaborativo.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Atividade 'mão-na-massa'.
  • Trabalho em equipe e cooperação.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma será estruturado em uma aula de 60 minutos, dividida em etapas claras para garantir sua eficácia e alinhamento com os objetivos de aprendizagem. O professor iniciará com uma introdução ao tema discutindo brevemente o gênero e número dos substantivos. Em seguida, com instruções claras, os alunos iniciarão a seleção de substantivos para o mural. Eles trabalharão em grupos pequenos para decorar suas seleções com ilustrações. Os últimos 10 minutos serão reservados para a apresentação dos grupos e discussão sobre o aprendizado. A dinâmica da aula pretende não apenas ensinar conteúdo gramatical, mas também preparar os alunos para colaboração e reflexão coletiva.

  • Aula 1: Introdução, seleção e decoração de substantivos, apresentação dos grupos e discussão final.
  • Momento 1: Introdução e Explicação da Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula apresentando o objetivo do mural interativo e a importância de entender o gênero e número dos substantivos. Utilize um projetor ou tablet para exibir exemplos de substantivos e suas classificações. É importante que os alunos compreendam claramente a tarefa que irão realizar, portanto, explique que cada aluno escolherá um substantivo e ilustrará sua forma no mural. Observe se há dúvidas sobre o conceito.

    Momento 2: Seleção e Decoração dos Substantivos (Estimativa: 25 minutos)
    Divida os alunos em pequenos grupos e distribua as cartolinas, marcadores, revistas e adesivos. Instruções sugeridas: Permita que cada aluno selecione um substantivo, podendo utilizar as revistas para cortar imagens que representem os substantivos escolhidos. Sob sua orientação, os alunos deverão classificar o substantivo em gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural) e podem escrever em cartolina antes da decoração. Incentive a criatividade e ofereça assistência quando necessário. Avalie a participação e a adequação da classificação dos substantivos apresentados.

    Momento 3: Apresentação dos Grupos (Estimativa: 15 minutos)
    Acompanhe cada grupo fazendo uma breve apresentação do substantivo escolhido e da decoração realizada. Incentive que cada grupo explique sua escolha de classificação e aprecie as diferentes formas de expressão criativa. É importante que valorize as apresentações feitas pelos alunos, estimulando a confiança e o orgulho pelo trabalho desenvolvido. Faça observações positivas, mas indicativas de correção, caso necessário.

    Momento 4: Discussão Final e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua o mural destacando o valor do trabalho colaborativo e a aprendizagem sobre substantivos. Promova uma breve discussão sobre a experiência e encoraje os alunos a refletirem sobre como o mural pode ser um recurso contínuo de aprendizado. O monitoramento aqui deverá se basear tanto na percepção dos alunos quanto na sua capacidade de verbalizar suas conclusões e sentimentos sobre a atividade.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Na ausência de condições específicas, continue incentivando a colaboração mútua, promovendo que alunos ajudem uns aos outros na seleção e decoração dos substantivos. A diversidade de ritmo de aprendizagem ainda será visível, portanto, permita ajustes de tempo individual nas tarefas, conforme possível. Se alunos mostrarem mais dificuldade em se expressar verbalmente, acolha a contribuição de diferentes formas, seja por gestos ou desenhos adicionais. Seja compreensivo e reforce a importância do processo colaborativo como uma oportunidade para auxiliar na inclusão de todos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será diversificada, contemplando aspectos formativos e somativos. O objetivo é avaliar tanto o produto final, representado pelo mural, quanto o processo de aprendizagem dos alunos. Os critérios de avaliação incluem a compreensão correta dos conceitos de gênero e número dos substantivos, a criatividade na representação visual e a habilidade de trabalhar em equipe. Métodos avaliativos incluem: autoavaliação com os alunos refletindo sobre sua contribuição e aprendizado; observação do professor durante a aula, focando no engajamento e cooperação; e feedbacks construtivos registrando pontos fortes e sugestões de melhoria. Essa avaliação permitirá ao professor medir não apenas o aprendizado gramatical, mas também o desenvolvimento de competências socioemocionais como empatia, comunicação e responsabilidade.

  • Autoavaliação dos alunos sobre sua contribuição.
  • Observação do professor durante a atividade.
  • Feedbacks construtivos sobre o processo e o mural final.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade são cuidadosamente selecionados para garantir uma experiência enriquecedora, engajadora e acessível para todos os alunos. Materiais visualmente apelativos, como cartolinas, marcadores, revistas para colagens e adesivos, são fundamentais para o sucesso da atividade, permitindo que os alunos explorem sua criatividade enquanto solidificam o conhecimento gramatical. Ferramentas tecnológicas, como projetores ou tablets, podem ser usadas para introduzir o tema ou ilustrar exemplos. Tudo isso visa criar um ambiente de aprendizado rico e multimodal, alinhado com as necessidades pedagógicas e interesses dos alunos, promovendo engajamento e efetividade no processo de ensino-aprendizagem.

  • Cartolinas e marcadores.
  • Revistas para colagem e adesivos.
  • Projetores ou tablets para introdução ao tema.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a sobrecarga de trabalho é uma realidade diária para os professores, e por isso, é essencial implementar estratégias simples e eficazes para garantir a inclusão e acessibilidade de todos os alunos, mesmo sem condições especiais pré-identificadas. Uma prática eficaz pode ser a divisão do trabalho em pequenos grupos equilibrados, de modo a promover a interação e cooperação entre os estudantes. Propor questões abertas e realizar adaptações no nível de complexidade das atividades também pode assegurar que todos se sintam desafiados e motivados, respeitando as diferentes velocidades e estilos de aprendizagem. Além disso, o layout da sala deve ser ajustado para permitir fácil mobilidade e acesso aos materiais. Essa postura acolhedora fomenta um ambiente de respeito e equidade, promovendo um aprendizado pedagógico justo para toda a turma.

  • Divisão estratégica dos grupos de trabalho.
  • Adaptação no nível de complexidade das atividades.
  • Configuração da sala para promover a participação e mobilidade.

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