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Desenvolvida por: Eliand… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Água e Família Silábica Letra C

A atividade proposta visa desenvolver habilidades de leitura, escrita e análise linguística dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, utilizando como tema central a importância da água e a família silábica da letra C. Será trabalhada a compreensão e produção textual a partir de palavras-chaves relacionadas ao tema, incentivando a participação oral e escrita dos alunos. Através de atividades lúdicas e interativas, os estudantes serão estimulados a construir frases e pequenos textos, explorando a sonoridade e o significado das palavras. Além disso, a atividade proporcionará momentos para a leitura compartilhada de textos que abordam a água como recurso essencial para a vida, promovendo a reflexão sobre o uso responsável desse recurso. Com suporte adequado, a atividade será adaptada para incluir todos os alunos, considerando as necessidades específicas dos que têm transtorno do espectro autista (Nível 2).

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se na promoção da leitura e escrita das palavras associadas ao tema 'água' e à família silábica da letra C, de modo que os alunos ampliem seu vocabulário e compreendam a importância deste recurso natural. Pretende-se que os estudantes sejam capazes de identificar e produzir palavras e textos curtos, navegando entre a decodificação e o reconhecimento das palavras. Neste processo, o enfoque está na consciência fonológica, especialmente na identificação sonora do 'C', além de estimular o engajamento através de textos que dialogam com o cotidiano dos estudantes, incentivando as discussões em sala de aula.

  • Reconhecer e escrever palavras com a família silábica da letra C.
  • Compreender a importância da água por meio de textos informativos e literários.
  • Produzir frases e pequenos textos a partir do tema proposto.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF12LP07: Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está estruturado para promover o contato dos alunos com a letra C, como uma forma de ampliar as competências de escrita e leitura no contexto da língua portuguesa. Os alunos serão inseridos em um ambiente de learning experiencial que engloba a leitura e escritas de palavras simples e a construção de parágrafos curtos, utilizando palavras que fazem parte de seu cotidiano, como 'casa', 'cachorro', e 'carro'. Além disso, o tema da água será explorado através de textos literários e informativos, proporcionando uma discussão enriquecedora sobre seu uso e conservação, contribuindo assim para a formação cidadã dos alunos desde cedo. Este conjunto de conteúdos foi desenhado para ser interdisciplinar, ao conectar a linguagem com questões ambientais importantes na atualidade.

  • Famílias silábicas da letra C: ca, ce, ci, co, cu.
  • Leitura e apreciação de textos sobre a importância da água.
  • Produção de frases e textos curtos relacionados ao tema.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade busca integrar teoria e prática por meio de estratégias de ensino centradas no aluno, envolvendo leitura compartilhada, atividades hands-on e discussões guiadas. A aula expositiva inicial tem como objetivo contextualizar o tema e ativar o conhecimento prévio dos alunos. Seguirão atividades práticas nas quais os alunos vão criar palavras e frases utilizando materiais de apoio, como cartões e figuras. Essa abordagem visa atender diferentes estilos de aprendizado e incentivar a participação ativa dos alunos, reforçando a aprendizagem mediante práticas interativas e colaborativas. Para os alunos com TDAH ou TEA, as metodologias serão adaptadas, prevendo instruções claras, previsibilidade nas atividades e suporte visual, quando necessário.

  • Leitura compartilhada e guiada.
  • Produção de material lúdico para construção de palavras.
  • Discussões e reflexões em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O plano de aula será organizado em cinco encontros, cada um com 50 minutos de duração, desenvolvendo gradualmente o domínio das habilidades previstas. A primeira aula será expositiva, abordando a introdução do tema e a exploração inicial da família silábica C. Na segunda aula, ocorrerá uma atividade prática em que os alunos criarão palavras com recortes e materiais visuais. Ao longo das aulas seguintes, os alunos conectarão suas aprendizagens produzindo narrativas curtas e realizando leituras dramatizadas, culminando na quinta aula com uma atividade onde os alunos, em grupos, apresentarão suas produções, uma rica oportunidade para compartilhar aprendizagens e incorporá-las ao coletivo.

  • Aula 1: Introdução ao tema por meio de uma apresentação e discussão inicial.
  • Momento 1: Apresentação do Tema e Motivação Inicial (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e introduzindo o tema da importância da água. Utilize cartazes ou imagens para ilustrar o tema e captar o interesse das crianças. Explique de forma breve e clara por que a água é essencial para a vida.

    Momento 2: Conversa Guiada sobre a Água (Estimativa: 15 minutos)
    Faça perguntas aos alunos sobre o que eles já sabem sobre a água. Incentive a participação de todos, respeitando o tempo de reflação de cada um. Permita que compartilhem exemplos ou experiências pessoais relacionadas à água em sua vida diária. Escreva no quadro as palavras-chaves mencionadas pelas crianças, especialmente aquelas que iniciam com a letra C.

    Momento 3: Introdução à Família Silábica da Letra C (Estimativa: 15 minutos)
    Explique aos alunos sobre a família silábica da letra C (ca, ce, ci, co, cu). Use cartões visuais para ilustrar cada sílaba e exemplos de palavras que a contêm, relacionadas ao tema da água, como cano\

  • Aula 2: Atividade prática de criação de palavras e frases com família silábica da letra C.
  • Momento 1: Revisão da Família Silábica da Letra C (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando os sons das sílabas ca, ce, ci, co, cu. Utilize cartões com as sílabas escritas e peça aos alunos que repitam em voz alta. É importante que todos os alunos participem dessa atividade oral para reforçar a sonoridade. Observe se os alunos conseguem identificar corretamente a pronúncia de cada sílaba.

    Momento 2: Criação de Palavras com a Família Silábica C (Estimativa: 15 minutos)
    Divida os alunos em pequenos grupos e distribua cartões com sílabas para que criem o máximo de palavras possíveis usando as sílabas da família C. Permita que explorem a criatividade e discutam entre si. Circule entre os grupos, oferecendo ajuda e observando se conseguem formar palavras compreensíveis. Registre as palavras criadas por cada grupo no quadro-negro.

    Momento 3: Formação de Frases Coletivas (Estimativa: 15 minutos)
    Cada grupo deve escolher duas ou três palavras criadas e, juntos, formar frases. Estimule a participação de todos os alunos na formulação destas frases. Depois, cada grupo lê suas frases em voz alta para a turma. Incentive a escuta atenta e o respeito durante a apresentação de cada grupo.

    Momento 4: Discussão sobre a Importância da Água (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a aula com uma breve discussão relacionando as palavras e frases formadas ao tema da água. Pergunte como cada conceito pode estar ligado ao uso responsável da água e sua importância. Anote as ideias principais no quadro para consolidar o aprendizado.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para incluir alunos com transtorno do espectro autista, forneça um espaço mais silencioso e menos estimulante para a atividade em grupo, caso necessário. Utilize materiais visuais mais claros e menos sobrecarregados. Permita que estes alunos trabalhem em pares com um colega compreensivo e que os possa ajudar. Ofereça sempre instruções claras e repita quando preciso. Utilize sinais não-verbais, como gestos, para facilitar a comunicação. É importante que reconheça e valorize as contribuições individuais de cada aluno, oferecendo encorajamento positivo.

  • Aula 3: Leitura compartilhada de textos sobre a água.
  • Momento 1: Introdução à Leitura (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula cumprimentando os alunos e prepare-os para a atividade de leitura. Explique brevemente que hoje lerão um texto sobre a importância da água. Distribua o material de leitura para todos os alunos e peça que observem as ilustrações antes de iniciar a leitura. Pergunte ao grupo o que eles esperam aprender sobre a água com essa leitura.

    Momento 2: Leitura Compartilhada (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a leitura do texto em voz alta, pausando ocasionalmente para fazer perguntas que incentivem a participação ativa dos alunos. Permita que alguns alunos leiam partes do texto em voz alta, respeitando o ritmo e a segurança de cada um ao participar. Durante a leitura, faça perguntas sobre o conteúdo para verificar a compreensão e estimular o pensamento crítico. Incentive-os a destacar as palavras que começam com a letra C.

    Momento 3: Discussão Sobre o Texto (Estimativa: 10 minutos)
    Apos a leitura, conduza uma discussão sobre o texto lido. Pergunte aos alunos o que aprenderam de novo e como a água foi apresentada no texto. Incentive que relacionem as informações com suas experiências pessoais. Escreva as ideias principais num quadro para consolidar o aprendizado. Explore a sonoridade das palavras identificadas anteriormente.

    Momento 4: Reflexão Final e Fechamento (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a aula pedindo aos estudantes para pensarem em uma ação que podem fazer para economizar água em casa ou na escola. Permita que compartilhem suas ideias com a turma. Encerre agradecendo a participação de todos, reforçando a importância do uso consciente da água e a aplicação do que aprenderam em suas vidas cotidianas.

  • Aula 4: Produção escrita de textos curtos sobre a água.
  • Momento 1: Introdução à Produção Escrita (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e contextualizando a atividade de produção escrita. Apresente o tema da água novamente, destacando alguns pontos discutidos nas aulas anteriores, como exemplos de uso responsável e palavras que começam com a letra C. Lembre os alunos da importância de pensar em ideias antes de começar a escrever.

    Momento 2: Planejamento da Escrita (Estimativa: 10 minutos)
    Explique aos alunos como planejar o que querem escrever. Incentive-os a fazerem um brainstorming de ideias sobre a água e a anotarem no caderno. Pergunte o que eles já sabem e como podem relacionar isso em textos curtos. Ajude os alunos que apresentam dificuldade em iniciar e forneça sugestões e exemplos caso necessário.

    Momento 3: Escrita Individual dos Textos (Estimativa: 20 minutos)
    Dê início ao momento de produção escrita. Peça aos alunos que redijam seus textos curtos sobre a água, utilizando as ideias que planejaram. Circule pela sala, observando e ajudando alunos que apresentem dificuldades. É importante que ofereça feedback imediato, enfatizando o uso correto da família silábica da letra C em seus textos e a clareza das ideias. Incentive a revisão dos textos antes da entrega.

    Momento 4: Compartilhamento e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a aula pedindo que alguns alunos leiam seus textos em voz alta para a turma. Estimule a participação e a escuta ativa dos colegas. Forneça feedback construtivo para cada um, destacando pontos positivos e sugerindo melhorias quando necessário. Encerre a aula reforçando o tema do uso consciente da água e elogiando o esforço de todos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para apoiar alunos com transtorno do espectro autista durante a atividade de produção escrita, utilize um ambiente de sala de aula organizado e previsível. Reforce as instruções verbais com materiais visuais, oferecendo exemplos claros. Permita tempo adicional para a conclusão de suas atividades, se necessário. Ofereça um espaço de trabalho mais individualizado, se possível, para minimizar distrações. Reforce sempre o valor de suas contribuições, mostrando entusiasmo e reconhecimento de seus esforços. Incentive a participação, mas respeite o tempo de reflexão e conforto de cada aluno.

  • Aula 5: Apresentação e avaliação das produções dos alunos.
  • Momento 1: Preparação para Apresentação (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e explicando que eles terão a oportunidade de apresentar os textos que escreveram sobre a água. Reforce a importância de escutar atentamente os colegas e respeitar o momento de fala de cada um. Instrua-os a relembrarem rapidamente suas produções e escolherem partes que desejam compartilhar com a turma.

    Momento 2: Apresentação dos Textos (Estimativa: 25 minutos)
    Convide os alunos, um a um ou em pequenos grupos, a compartilharem seus textos com a turma. Esteja atento para garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de participar, considerando as preferências de cada um em relação ao conforto de apresentar em público. Incentive respostas e comentários constructivos após cada apresentação. À medida que os alunos apresentarem, tome notas sobre a clareza das ideias, o uso da família silábica da letra C e o engajamento com o tema da água.

    Momento 3: Feedback Construtivo (Estimativa: 10 minutos)
    Apos as apresentações, conduza uma sessão de feedback coletivo. Convide os alunos a se manifestarem sobre o que aprenderam com os textos dos colegas e o que mais gostaram. Como professor, ofereça feedback individual e coletivo focando nos aspectos positivos, como o uso correto das sílabas da família C, a criatividade e a reflexão no uso responsável da água. Ofereça direcionamentos práticos para possíveis melhorias.

    Momento 4: Autoavaliação e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Peça aos alunos que reflitam e registrem em seus cadernos algo que aprenderam durante as apresentações e uma ação que gostariam de executar para economizar água em seu ambiente. Esta reflexão deve também incluir uma autoavaliação sobre seu próprio desempenho durante a apresentação. Oriente que destaquem um ponto que consideram ter feito bem e um que podem melhorar. Encerre a aula reforçando a importância da comunicação clara e da valorização da contribuição de cada aluno.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com transtorno do espectro autista, ofereça um ambiente de apresentação amigável, permitindo que escolham a forma mais confortável para participar (apresentação individual, em dupla ou em grupos pequenos). Utilize apoio visual, como cartões de sinalização para ajudar na organização de suas falas. Incentive o uso de instrumentos visuais ou tecnológicos para enriquecer suas apresentações, caso se sintam confortáveis. Garanta pausas planejadas para evitar sobrecarga sensorial. Encoraje tanto a participação oral quanto a apreciação ativa, sempre ressaltando o valor das contribuições individuais. O feedback deve ser dado de forma direta e clara, utilizando linguagem positiva e encorajadora.

Avaliação

A avaliação desta atividade será contínua e formativa, atentando-se tanto ao processo quanto aos produtos finais. Serão utilizados métodos diversificados para captar o desenvolvimento de cada aluno de maneira integral. A observação do professor durante as atividades será crucial para fornecer feedback imediato, direcionando os alunos na correção de suas produções e incentivando a autorreflexão sobre seus avanços. A produção de textos em grupo permitirá uma avaliação coletiva, enquanto a revisão individual proporcionará um olhar mais personalizado ao desempenho de cada estudante. Alunos com necessidades específicas receberão adaptações nos critérios, permitindo que o foco de sua avaliação recaia sobre o esforço, atenção ao processo e melhora contínua.

  • Observação contínua e feedback imediato.
  • Avaliação final dos textos produzidos.
  • Critérios adaptados para alunos com necessidades específicas.

Materiais e ferramentas:

Para alcançar os objetivos pedagógicos propostos, uma variedade de recursos será utilizada, promovendo um ambiente de aprendizagem rico e interativo. Materiais como livros ilustrados, cartilhas de leitura e jogos de construção de palavras serão explorados na construção do conhecimento. Além disso, fichas com palavras e imagens relacionadas ao tema serão usadas para reforçar a aprendizagem visual e tátil. As tecnologias também terão seu lugar, por meio de vídeos curtos sobre o ciclo da água e aplicativos que auxiliem na leitura e escrita de forma lúdica. Esses recursos são escolhidos de modo a estimular a curiosidade e a criatividade dos alunos, além de serem adaptáveis a diferentes necessidades e contextos, sobretudo para os alunos que necessitam de suporte adicional.

  • Livros ilustrados e cartilhas de leitura.
  • Cartões de palavras e jogos educativos.
  • Tecnologias digitais como vídeos e aplicativos direcionados.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos o esforço extraordinário que é garantir a inclusão num ambiente educacional já sobrecarregado de demandas para o educador, mas é imprescindível buscar soluções práticas que assegurem o aprendizado de todos os alunos, especialmente aqueles com necessidades específicas. Para alunos com o Transtorno do Espectro Autista (Nível 2), propõem-se algumas adaptações que têm por objetivo tornar o ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor. Estratégias incluem avisos visuais claros alinhados às orientações verbais para facilitar a compreensão, além da utilização de recursos visuais e táteis que incentivem o engajamento e a participação nas atividades, sem a necessidade de revisões extensivas dos materiais didáticos. Adicionalmente, proporcionar diretrizes que antecipem as atividades seguintes pode ajudar na adaptação ao fluxo da aula. Com o suporte e a comunicação contínua com a família e cuidadores, é possível identificar sinais de desconforto e reagir de forma adequada, planejando intervenções quando necessário e garantindo um acompanhamento próximo na evolução do estudante.

  • Adaptações visuais e táteis combinadas com instruções verbais.
  • Engajamento ativo por meio de recursos visuais e táteis.
  • Intervenções planejadas e comunicação contínua com as famílias.

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