O Teatro dos Convites!

Desenvolvida por: Raíssa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita, Análise linguística/semiótica, Leitura/escuta, Oralidade

A atividade 'O Teatro dos Convites!' envolve os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em um projeto dinâmico e colaborativo, onde eles serão incentivados a criar convites para um evento fictício como uma festa ou peça de teatro. Inicialmente, os alunos participarão de discussões em grupo sobre o tipo de evento e as características principais de um convite, promovendo a troca de ideias e o desenvolvimento da empatia e cooperação. Em seguida, cada aluno terá a oportunidade de praticar a escrita autônoma, redigindo seu próprio convite, o que estimulará a criatividade e a habilidade de estruturar textos de forma clara. Este exercício não só reforça o conhecimento em escrita, mas também trabalha a compreensão sobre a função social dos textos, especialmente aqueles que fazem parte da vida cotidiana. Finalmente, em uma apresentação oral diante da turma, os alunos exercitarão suas habilidades de comunicação, reforçando tanto a autoconfiança quanto a oralidade, além de proporcionar um espaço para que desenvolvam o autoconhecimento e a resiliência ao compartilhar suas criações. Essa abordagem prática está alinhada aos parâmetros da BNCC, visando uma educação integral que une aspectos cognitivos e socioemocionais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem buscam integrar as habilidades propostas pela BNCC para o 2º ano do Ensino Fundamental, enfatizando o desenvolvimento da capacidade de leitura, escrita e comunicação oral. Através dessa atividade, os alunos terão contato com textos do cotidiano, compreendendo suas finalidades e aplicando o conhecimento de forma prática. A discussão em grupo, seguida pela escrita e apresentação de convites, oferece um ambiente rico para a prática das habilidades de leitura e escrita. Além disso, a interação social e a expressão oral são componentes essenciais para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional, permitindo que os alunos não apenas alcancem uma compreensão sobre o gênero 'convite', mas também aprimorem suas habilidades interpessoais. Essa prática promove a aprendizagem ativa e significativa, garantindo que os alunos sejam protagonistas de seu próprio processo educacional.

  • Estimular a escrita autônoma e criativa.
  • Promover a compreensão e produção de textos do cotidiano.
  • Desenvolver habilidades de leitura e compreensão de convites.
  • Exercitar a oralidade e habilidades de apresentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF12LP04: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado no desenvolvimento integral das habilidades de leitura, escrita, análise linguística e oralidade. Através do exercício de criação de convites, os alunos podem explorar as diferentes funções textuais e suas aplicações práticas, compreendendo a importância de cada elemento que compõe um convite. Esse conteúdo é reforçado por atividades de leitura compartilhada e individual, contribuindo para a fluência e compreensão de textos contextuais. Além disso, a prática de apresentação oral permite o aprimoramento da comunicação e expressão pessoal em público. O plano enfatiza também a integração de competências socioemocionais, essenciais para a cooperação e empatia, estimulando um ambiente de aprendizagem coletivo e participativo.

  • Leitura e compreensão de convites.
  • Estrutura e características de convites.
  • Produção escrita de convites.
  • Apresentação oral de textos e convites.

Metodologia

A atividade é estruturada com base em metodologias ativas que incentivam a participação efetiva dos alunos, proporcionando um espaço para que eles sejam os protagonistas de seu processo de aprendizagem. A 'Atividade Mão-na-massa' é o núcleo deste plano de aula, onde os alunos são motivados a criar, compartilhar e refletir sobre seus convites de maneira prática e interativa. Essa abordagem favorece o desenvolvimento do pensamento crítico e a resolução de problemas ao envolver os alunos em tarefas que promovem a colaboração e a comunicação social. Além disso, a atividade está projetada para incluir a diversidade dos alunos da sala de aula, promovendo um ambiente de inclusão e participação equitativa.

  • Discussão em grupo sobre o tipo de evento e características de um convite.
  • Criação individual de convites escrita.
  • Apresentação em sala dos convites criados.
  • Troca de feedback entre os colegas e o professor.

Aulas e Sequências Didáticas

O plano de aula está delimitado em uma única aula de 60 minutos, maximizando o tempo disponível para que cada etapa da atividade seja realizada de forma completa e eficaz. A divisão do tempo é planejada para que haja espaço para discussão em grupo, criação individual e apresentação dos convites, permitindo que os alunos possam vivenciar todas as etapas do processo. Esta estrutura temporal assegura que o plano não apenas promova a aprendizagem desejada, mas também mantenha o engajamento dos alunos, oferecendo a oportunidade de consolidar o conhecimento adquirido através da prática e reflexão compartilhada.

  • Aula 1: Início com uma breve introdução e discussão em grupo sobre convites, seguido pela atividade mão-na-massa de construção dos convites individuais e finalizando com as apresentações orais.
  • Momento 1: Introdução e discussão em grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando brevemente o conceito e a importância dos convites na vida cotidiana. Divida a turma em pequenos grupos e proponha uma discussão sobre diferentes tipos de eventos e as características que um convite deve ter. É importante que os alunos compartilhem suas ideias e que você pontue aspectos essenciais, como dados do evento (data, local, horário) e o tom do convite (formal ou informal). Observe se todos estão participando e incentivem a contribuição de ideias. Avalie o engajamento dos alunos e como eles se comunicam nas discussões.

    Momento 2: Atividade Mão-na-massa - Criação de convites escritos (Estimativa: 25 minutos)
    Encaminhe os alunos para uma atividade prática onde cada um irá criar um convite por escrito para um evento fictício à sua escolha. Disponibilize papéis diversos, lápis, borrachas e canetinhas para que possam usar a criatividade. Oriente os alunos sobre a estrutura básica do convite e incentive-os a usar a criatividade na escolha das palavras e imagens. Passeie pela sala para dar suporte e sugestões se necessário. Avalie a clareza e a estrutura dos convites individualmente.

    Momento 3: Apresentação oral dos convites (Estimativa: 20 minutos)
    Incentive cada aluno a apresentar seu convite para a turma. É importante que eles se sintam confortáveis e seguros, então estabeleça um ambiente acolhedor e de apoio. Durante as apresentações, estimule os alunos a escutarem atentamente e oferecerem feedback construtivo. Avalie a confiança e clareza nas apresentações orais observando a comunicação dos alunos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para apoiar alunos com transtorno do espectro autista (Nível 1), forneça instruções e orientações claras e de forma visual. Utilize exemplos concretos durante a introdução e discusión em grupo para facilitar a compreensão. Durante as atividades práticas, observe se eles precisam de algum suporte adicional e, se necessário, permita que trabalhem em duplas com colegas de confiança. Nas apresentações, ofereça a opção de apresentar para grupos menores ou para você individualmente, se isso os deixar mais confortáveis. Cultive um ambiente inclusivo, promovendo a aceitação e o respeito entre todos os alunos.

Avaliação

A avaliação da atividade baseia-se em métodos diversos e adaptáveis, respeitando as especificidades dos alunos e os objetivos de aprendizagem estabelecidos. O foco é tanto no processo quanto no produto final da atividade, garantindo uma avaliação formativa e contínua. O principal objetivo da avaliação é observar o progresso individual dos alunos em relação às habilidades de escrita, leitura e apresentação oral, assim como o desenvolvimento de competências socioemocionais. Os critérios de avaliação incluem clareza e coerência na escrita, participação no grupo e qualidade na apresentação oral. Exemplos práticos incluem o uso de rubricas para a escrita e apresentação, bem como feedbacks formativos individuais que motivem os alunos ao autodesenvolvimento. Esses métodos são desenhados para apoiar o aprimoramento contínuo, permitindo que o feedback seja uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e aprendizado colaborativo, ajustando-se às necessidades individuais, especialmente para alunos com necessidades específicas.

  • Avaliação da clareza e coerência do convite escrito.
  • Participação e engajamento na discussão em grupo.
  • Qualidade e confiança na apresentação oral.
  • Feedback formativo personalizado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos e materiais são cuidadosamente selecionados para apoiar as atividades propostas, garantindo que sejam acessíveis e eficazes na facilitação do ensino e aprendizagem. Alicerçados em práticas pedagógicas solidárias e inclusivas, os recursos escolhidos têm como foco proporcionar um ambiente de ensino ativo e interativo. Neste sentido, são priorizados materiais simples e de fácil acesso, que incentivam a criatividade e a expressão dos alunos, sem a necessidade de tecnologias avançadas, adequando-se ao perfil da turma e objetivos educacionais.

  • Papéis diversos para confeccionar convites.
  • Lápis, borrachas, canetinhas e lápis de cor.
  • Quadro branco e marcadores para a discussão em grupo.
  • Material de apoio visual para exemplos de convites.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que os professores enfrentam muitos desafios em sua rotina diária, por isso é fundamental oferecer estratégias que garantam a inclusão de maneira prática e eficaz. No contexto da atividade, são pensadas adaptações que possibilitam a todos os alunos, inclusive aqueles com transtorno do espectro autista (Nível 1), participar plenamente das atividades propostas. Listas visuais e rotinas estruturadas podem ser úteis na organização das etapas da atividade. Para tornar a comunicação mais eficaz, utiliza-se uma linguagem clara e objetiva durante as explicações, podendo ser complementada com gestos ou desenhos. Além disso, é recomendável promover interações pares, estimulando a formação de grupos cooperativos com colegas que possam oferecer suporte. O ambiente da sala deve ser pensado para ser acolhedor e tranquilo, minimizando distrações, o que facilita a concentração dos alunos durante as atividades.

  • Uso de listas visuais para organização das etapas da atividade.
  • Linguagem clara e objetiva com suporte visual durante as explicações.
  • Formação de grupos cooperativos para suporte entre colegas.
  • Ambiente acolhedor e tranquilo, minimizando distrações.

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