Poema Visual de Receitas Indígenas

Desenvolvida por: Mara R… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interculturalidade e Criatividade

A atividade Poema Visual de Receitas Indígenas busca estimular a leitura e a escrita criativa dos alunos ao propor a criação de poemas visuais inspirados em receitas da cultura indígena. Cada aluno selecionará uma receita indígena simples, com o suporte do professor, e transformará os ingredientes e o modo de preparo em um poema. A atividade inclui elementos visuais, como ilustrações e uso de cores, para reforçar a compreensão e explorar a estética visual do poema. Além de desenvolver habilidades de leitura e escrita, a atividade promove o respeito pela diversidade cultural e expande o conhecimento dos alunos sobre as tradições culinárias indígenas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade concentram-se no desenvolvimento das competências de leitura, escrita e criatividade entre os alunos, bem como na ampliação do entendimento cultural. Os alunos serão incentivados a ler e decodificar textos simples, selecionar informações relevantes de receitas indígenas e transformar essas informações em poemas visuais. A atividade também visa promover a empatia e o respeito intercultural ao expor os alunos às singularidades das práticas alimentares indígenas. Destaca-se a importância do estímulo à criatividade através da composição de poemas incorporando elementos visuais, o que também reforça as habilidades de observação e atenção aos detalhes.

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita criativa.
  • Fomentar o respeito e o conhecimento sobre a diversidade cultural indígena.
  • Estimular a criatividade através de poemas visuais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF02LP29: Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui a exploração de tradições culinárias indígenas, o estudo de formas poéticas visuais e o desenvolvimento de técnicas de escrita criativa. A abordagem interdisciplinar permite que os alunos compreendam a importância cultural das receitas e seu contexto social, histórico e ambiental. Os alunos também aprenderão a utilizar elementos visuais para complementar o texto, desenvolvendo não apenas a competência linguística, mas também habilidades artísticas e estéticas. O conteúdo programático reforça assim um aprendizado amplo e integrador, estimulando a leitura crítica e a criação autônoma.

  • Exploração de tradições culinárias indígenas.
  • Estudo de formas poéticas visuais.
  • Desenvolvimento de técnicas de escrita criativa.
  • Utilização de elementos visuais em textos escritos.

Metodologia

Para a realização da atividade, será adotada uma metodologia centrada no aluno, que incentiva a aprendizagem ativa e participativa. Os alunos serão instigados a trabalhar de forma autônoma, mas contarão com o apoio e orientação do professor. A atividade integrará leitura compartilhada, momentos de discussão em classe sobre as receitas escolhidas e a elaboração dos poemas, promovendo a cooperação e o compartilhamento de percepções. A ênfase estará em processos colaborativos e na criação de um ambiente seguro para que os alunos possam expressar suas ideias e criatividade de forma livre e respeitosa. As ilustrações e o uso de cores nos poemas proporcionarão uma aplicação prática das teorias aprendidas.

  • Aprendizagem ativa e participativa.
  • Leitura compartilhada.
  • Discussão em classe e cooperação.
  • Expressão livre e respeitosa de ideias e criatividade.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está cuidadosamente estruturado para ser desenvolvido em uma única aula de 60 minutos. Iniciaremos com uma breve introdução sobre a cultura alimentar indígena e a relevância dos poemas visuais. Em seguida, os alunos participarão de uma leitura compartilhada de receitas indígenas escolhidas previamente. Posteriormente, haverá um tempo dedicado para a criação dos poemas, com o professor auxiliando os alunos na elaboração de seus textos e ilustrações. O encerramento da aula será marcado pela apresentação das criações dos alunos e discussão coletiva sobre o aprendizado e as impressões pessoais em relação à atividade.

  • Aula 1: Introdução à cultura alimentar indígena, leitura compartilhada, criação e apresentação de poemas visuais.
  • Momento 1: Introdução à Cultura Alimentar Indígena (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula contextualizando os alunos sobre a rica diversidade da cultura alimentar indígena. Explique que eles terão a oportunidade de aprender sobre receitas tradicionais indígenas e transformá-las em poemas visuais. É importante que você utilize recursos visuais, como imagens ou vídeos curtos, para tornar a introdução mais atrativa. Permita perguntas e comentários dos alunos para checar a compreensão.

    Momento 2: Leitura Compartilhada de Receitas Indígenas (Estimativa: 15 minutos)
    Leve diferentes receitas indígenas para a sala de aula, impressas ou em livros. Faça uma leitura compartilhada, envolvendo os alunos na leitura dos ingredientes e modo de preparo. É importante que você peça aos alunos que identifiquem elementos comuns entre as receitas, como ingredientes ou modos de preparo típicos. Observe se todos estão entendendo e incentive a participação ativa.

    Momento 3: Criação de Poemas Visuais (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua papéis, lápis de cor, canetas e tintas para os alunos. Instrua-os a escolherem uma receita indígena da leitura anterior e transformar os ingredientes e o modo de preparo em um poema visual. Oriente-os a usarem ilustrações e cores para expressar suas ideias. Circule pela sala para fornecer apoio individual, encorajando a expressão criativa e ajudando quando necessário. Avalie o progresso dos alunos observando seu engajamento e criatividade.

    Momento 4: Apresentação dos Poemas Visuais (Estimativa: 10 minutos)
    Organize um momento para que os alunos possam compartilhar seus poemas visuais com a turma. Permita que cada aluno apresente seu trabalho e explique suas escolhas criativas. Ofereça feedback positivo e construtivo, destacando clareza, coerência e sensibilidade cultural. Encoraje a turma a fazer perguntas e se expressarem de maneira respeitosa.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para aumentar a inclusão, permita que os alunos trabalhem em pares, o que pode ser útil para aqueles que têm mais dificuldade de leitura e escrita. Use recursos audiovisuais para facilitar a compreensão durante a apresentação de conteúdos complexos. Caso haja alunos com dificuldades de comunicação, incentive o uso de ilustrações como uma forma principal de expressão nos poemas visuais. Esteja disponível para auxiliar individualmente alunos que possam necessitar de apoio mais próximo. É sempre importante garantir que todos os alunos se sintam ouvidos e valorizados em suas contribuições.

Avaliação

A avaliação da atividade será diversificada, considerando tanto o processo quanto o produto final. Será utilizada uma abordagem formativa, onde o professor acompanhará o progresso dos alunos durante toda a atividade, oferecendo feedback contínuo e construtivo. O objetivo é avaliar a capacidade de leitura e interpretação de textos, a criatividade na escrita dos poemas e a habilidade de integrar elementos visuais coerentemente. Os critérios incluirão clareza e coerência no poema, uso criativo de recursos visuais, e a habilidade de expressar temas culturais com respeito e sensibilidade. Durante a apresentação, os alunos terão a oportunidade de refletir sobre seus próprios processos de criação e receberão feedback tanto dos colegas quanto do professor, o que reforçará a autocrítica e o aprimoramento contínuo.

  • Avaliação formativa durante todo o processo.
  • Critérios: clareza, coerência, criatividade e sensibilidade cultural.
  • Feedback contínuo e construtivo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem materiais visuais e artísticos, como papel, lápis de cor, canetas e tintas, além de livros ou documentos com receitas indígenas que serão previamente selecionados e disponibilizados pelo professor. A atividade também pode utilizar recursos digitais, com suporte audiovisual, se disponível, para ilustrar a cultura indígena de forma mais rica e contextualizada. A inclusão de mídias digitais pode potencializar a compreensão dos alunos ao fornecer exemplos visuais e auditivos autênticos, enquanto a presença de materiais físicos garante que todos os alunos tenham acesso igualitário aos meios para criar e expressar suas ideias.

  • Papéis, lápis de cor, canetas e tintas.
  • Livros ou documentos com receitas indígenas.
  • Recursos digitais e audiovisuais, se disponíveis.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos que os professores enfrentam muitos desafios diários, portanto, buscamos sugestões que não representem uma sobrecarga. Propondo estratégias de inclusão eficazes e práticas, podemos garantir que todos os alunos tenham um ambiente de aprendizagem justo e honesto. O enfoque será utilizar recursos disponíveis ao alcance, sem custos adicionais. Por exemplo, adaptar o ritmo das explicações ou criar pares de trabalho que promovam a troca de conhecimentos entre alunos com diferentes habilidades. Destaca-se a importância de criar um ambiente de sala respeitoso e empático, onde cada aluno se sinta seguro para expressar suas ideias livremente.

  • Adaptação do ritmo das explicações conforme as necessidades dos alunos.
  • Promoção de um ambiente de sala respeitoso e empático.
  • Estímulo à cooperação entre alunos através de trabalho em pares.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo