Poemas de Frutas na Feira

Desenvolvida por: Ricardo (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Nesta aula, os alunos explorarão o mundo das frutas através de poemas visuais. Inicialmente, será feita uma introdução sobre a feira livre e sua diversidade de frutas, permitindo que os alunos conheçam diferentes tipos e cores. Em seguida, cada aluno escolherá uma fruta de sua preferência para criar um poema visual. O formato do texto e os efeitos visuais empregados no poema representarão características específicas da fruta escolhida, como sua cor, forma e textura. Este exercício não só estimula a criatividade e a capacidade de observação dos estudantes, mas também aprimora habilidades de leitura e escrita de forma lúdica. Ao longo da atividade, os alunos serão incentivados a compartilhar seus poemas em pequenos grupos, proporcionando um ambiente colaborativo que apoia o desenvolvimento de habilidades sociais. A atividade também integra conceitos de semiótica ao apresentar a relação entre texto e imagem, ampliando a compreensão dos alunos acerca dos símbolos e significados presentes nas linguagens verbais e visuais.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é desenvolver a capacidade dos alunos de interpretar e criar textos visuais, integrando habilidades de leitura, escrita e criatividade em uma tarefa dinâmica e envolvente. Além disso, os alunos serão incentivados a compartilhar seus poemas, promovendo o aprendizado colaborativo e a comunicação efetiva entre pares. A atividade visa ainda fortalecer a capacidade de observação e análise das crianças, permitindo um reconhecimento mais profundo das características físicas e simbólicas das frutas. Este exercício também busca criar um ambiente que suporte o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, por meio da interação e cooperação durante a criação e apresentação dos poemas.

  • Desenvolver a habilidade de criar textos visuais que integram aspectos verbais e visuais.
  • Estimular a capacidade de observação e análise crítica das características dos objetos estudados.
  • Promover a comunicação e a colaboração entre alunos através do compartilhamento e discussão de ideias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
  • EF02LP29: Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado na análise e criação de poemas visuais, um gênero textual que mescla palavras e elementos gráficos para transmitir diferentes significados. Os alunos serão expostos a exemplos de poemas visuais, explorando como os textos podem ser representados de forma criativa utilizando formas e imagens. Além disso, aspectos básicos da escrita, como ortografia, estrutura de frases e pontuação, serão trabalhados, permitindo que os estudantes aumentem suas habilidades linguísticas de maneira interativa. Este conteúdo também inclui uma introdução ao uso das cores e formas como elementos expressivos na criação literária, o que impulsiona o entendimento deles sobre a semiótica e as diversas linguagens artísticas.

  • Introdução aos poemas visuais e suas características.
  • Exploração das frutas como tema para expressões criativas.
  • Elementos de estilo: cor, forma, textura e simbologia nas palavras.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade é baseada em princípios das metodologias ativas de ensino que enfatizam o engajamento dos alunos em atividades práticas e colaborativas. A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é a abordagem principal, incentivando os alunos a investigar e explorar criativamente o tema das frutas em suas produções. A sala de aula será organizada para promover interações e discussões entre os alunos, facilitando a troca de ideias e a construção coletiva do conhecimento. Recursos multimídia serão utilizados para apresentar exemplos inspiradores que estimulem a criatividade dos alunos. Para alunos que necessitam de suporte adicional, a atividade será adaptada, oferecendo material de apoio diferenciado e estrutura de suporte individualizado.

  • Aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos para engajar os alunos na atividade.
  • Uso de recursos multimídia para exemplificação e motivação criativa.
  • Ambiente de sala de aula organizado para promover interação e colaboração.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em uma aula de 60 minutos, com uma estrutura que permite aos alunos explorar e criar suas próprias expressões poéticas no tempo estipulado. Os primeiros 15 minutos serão dedicados à introdução do tema e apresentação de exemplos de poemas visuais. Nos 30 minutos seguintes, os alunos trabalharão na criação de seus próprios poemas visuais, com apoio e orientação do professor. Os últimos 15 minutos serão utilizados para apresentação e compartilhamento das criações dos alunos, proporcionando um espaço para feedback e discussão cooperativa. Esta organização do tempo garante que todos os alunos tenham a oportunidade de participar ativamente em cada etapa do processo.

  • Aula 1: Introdução ao tema, criação de poemas visuais e compartilhamento em grupo.
  • Momento 1: Introdução à Feira e Poemas Visuais (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula contextualizando os alunos sobre o ambiente e diversidade de uma feira livre, mencionando frutas comuns. Instigue os alunos a compartilharem suas experiências pessoais. Explique o que são poemas visuais, usando exemplos de vídeos curtos que ilustrem essa relação entre texto e imagem. É importante que o professor faça perguntas para estimular a participação, como 'Qual é a sua fruta favorita e por quê?'.

    Momento 2: Escolha da Fruta e Planejamento (Estimativa: 10 minutos)
    Permita que cada aluno escolha sua fruta favorita e oriente-os para que observem suas características como cor, forma e textura. Peça que eles pensem em como representar essas características no poema visual. Observe se todos os alunos conseguem definir a fruta e ajude-os com sugestões de rimas ou palavras associadas. Avalie a participação, interesse e criatividade dos alunos durante o planejamento.

    Momento 3: Criação do Poema Visual (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua os materiais de arte, como papéis coloridos e marcadores, e deixe a sala organizada para que os alunos possam trabalhar em suas mesas. Incentive a criatividade e a personalização, permitindo que eles façam seus próprios sketches. Caminhe pela sala para oferecer apoio e feedback aos alunos enquanto trabalham. Avalie a criatividade e o uso adequado dos elementos visuais e textuais.

    Momento 4: Compartilhamento e Discussão em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Divida os alunos em pequenos grupos e permita que cada aluno compartilhe seu poema visual. Oriente os alunos a comentar positivamente sobre os trabalhos dos colegas, destacando aspectos criativos. É importante que cada aluno tenha a oportunidade de expressar o que sua obra representa e quais escolhas fez durante o processo. Avalie a capacidade de comunicação e a interação em grupo.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada através de métodos diversificados que incluem tanto a observação quanto a análise dos trabalhos dos alunos. A avaliação formativa permite ao professor acompanhar o progresso dos alunos durante a execução da tarefa, fornecendo feedback construtivo instantâneo. Os critérios incluem originalidade, esforço individual e a habilidade de conectar texto e imagem de maneira coesa. Um exemplo prático de avaliação é pedir aos alunos para apresentar seus poemas visuais e explicar as escolhas feitas, promovendo autorreflexão e avaliação entre pares. Adaptações nos critérios serão feitas para suportar a diversidade de habilidades e necessidades dos alunos, garantindo uma experiência inclusiva e motivadora para todos.

  • Avaliação formativa através da observação contínua do progresso do aluno.
  • Critérios de avaliação: originalidade, criatividade e coesão entre texto e imagem.
  • Feedback imediato direcionado ao melhoramento contínuo da produção dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade são variados e visam estimular a criatividade e proporcionar um aprendizado eficaz. Materiais de arte como papel colorido, lápis de cores, marcadores e tesouras estarão disponíveis para que os alunos possam usar da melhor forma em seus poemas visuais. Recursos digitais, como vídeos curtos demonstrativos de poemas visuais, serão projetados durante a aula para inspirar os alunos. Além disso, serão utilizados materiais de apoio e orientação que contemplem as necessidades individuais, apoiando principalmente alunos com dificuldades de concentração ou comunicação. Esses recursos serão selecionados tendo em vista a facilidade de acesso e a minimização de custos desnecessários.

  • Materiais de arte: papéis coloridos, lápis de cores, marcadores e tesouras.
  • Recursos digitais: vídeos curtos mostrando exemplos de poemas visuais.
  • Materiais de apoio diferenciados para alunos com necessidades específicas.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos e valorizamos o desafio que os professores enfrentam para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos. Nesse sentido, algumas estratégias acessíveis e práticas foram delineadas. Alunos com TDAH beneficiarão de instruções claras e sequenciais, bem como de uma divisão de tarefas em etapas menores para melhor gestão do tempo e foco. Para alunos com Transtorno do Espectro Autista (Nível 2), fornecemos suporte visual adicional com pictogramas que ajudem na compreensão da tarefa. O ambiente será organizado de forma a minimizar distrações e tornar a experiência mais confortável. Comunicação constante com a família será incentivada para monitorar o progresso e ajustar estratégias quando necessário.

  • Estratégias de instrução claras e atividades divididas em etapas para alunos com TDAH.
  • Uso de suporte visual e pictogramas para alunos com TEA.
  • Organização ambiental para minimizar distrações e melhorar o foco.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo