A atividade 'Poetas Visuais: Descobrindo e Criando Poemas' é uma proposta interdisciplinar que visa aproximar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ao mundo da poesia visual, explorando a fusão entre texto e imagem para transmitir emoções, ideias e mensagens. A atividade começa com a apresentação de uma variedade de poemas visuais pelo professor, enfocando a discussão sobre como os elementos visuais como o formato do texto, ilustrações e a disposição na página complementam e ampliam o significado dos textos. Os alunos são divididos em grupos para observar, analisar e discutir suas interpretações dos poemas apresentados. Em seguida, munidos de uma gama de materiais artísticos, cada grupo é desafiado a criar o seu próprio poema visual, buscando inspiração na natureza, em sentimentos pessoais ou em histórias inventadas por eles. A atividade culmina em uma apresentação de cada grupo, onde compartilham com a turma suas criações e explicam as escolhas visuais e textuais realizadas, promovendo a expressão artística e o desenvolvimento de uma capacidade crítica em relação aos textos. Este projeto não apenas fomenta a apreciação de diferentes formas literárias e artísticas, como também estimula a alfabetização visual e textual, a criatividade, o trabalho em equipe e as habilidades de comunicação dos alunos.
Este projeto tem como objetivo introduzir os alunos ao conceito de poesia visual, estimulando a apreciação e criação artística e literária. Pretende-se desenvolver habilidades de leitura crítica, interpretação, expressão artística e comunicação, ao mesmo tempo em que se incentiva o trabalho colaborativo. Os alunos aprenderão a observar além do texto escrito, explorando como elementos visuais podem modificar e enriquecer o significado das palavras. Através da criação de seus próprios poemas visuais, os estudantes praticarão a expressão de ideias, sentimentos e histórias de maneira criativa, utilizando tanto a linguagem verbal quanto a visual. Além disso, a apresentação dos poemas permitirá o desenvolvimento das habilidades de fala em público e argumentação, promovendo a autoconfiança e a valorização do trabalho em equipe.
O programa da atividade 'Poetas Visuais: Descobrindo e Criando Poemas' abrange a exploração de poemas visuais, análise textual e visual, expressão artística, e apresentação e crítica de obras criadas. O trabalho com poemas visuais permite a integração de conteúdos de Língua Portuguesa com Artes, ampliando a compreensão dos alunos sobre como diferentes formas de arte podem se entrelaçar. Além disso, incentiva-se a prática da escrita criativa e o desenvolvimento de habilidades comunicativas, essenciais para a formação dos alunos.
A abordagem adotada combina metodologias ativas que colocam os alunos no centro do processo de aprendizagem. Inicialmente, utiliza-se a 'Saída de Campo' virtual, com a apresentação de poemas visuais diversos, seguida de 'Atividade Mão-na-massa', onde os alunos são incentivados a criar seus próprios poemas. Em 'Rodas de Debate', discutiremos as obras criadas, promovendo um espaço de escuta e trocas. Por fim, a 'Aprendizagem Baseada em Jogos' será inserida através de atividades lúdicas relacionadas à composição dos poemas. Esta combinação busca engajar os alunos de maneira significativa, promovendo ativamente a criatividade, a colaboração e a reflexão crítica.
A carga horária total da atividade será de 4 horas, divididas em 4 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, realizaremos a introdução ao conceito de poesia visual e a análise dos exemplos. Na segunda, os alunos trabalharão em seus projetos de criação. A terceira aula será dedicada à finalização dos poemas visuais e preparação para as apresentações. A quarta e última aula será reservada para as apresentações dos grupos e discussões.
A avaliação será formativa e contínua, considerando a participação, engajamento e trabalho em equipe durante o processo de criação, além da qualidade artística e expressiva dos poemas visuais criados. Será dada atenção especial à capacidade dos alunos de explicar as escolhas visuais e textuais, bem como a habilidade de oferecer e receber críticas construtivas. Exemplos de critérios incluem criatividade, originalidade, coesão entre elementos visuais e textuais, clareza na comunicação de ideias e eficácia na apresentação. O feedback será oferecido de maneira construtiva, visando o desenvolvimento contínuo dos alunos.
Para a execução da atividade, será necessário dispor de materiais como papéis variados, lápis de cor, canetinhas, cola, tesoura e revistas para recorte. Ferramentas digitais, como plataformas de vídeo para a apresentação de poemas visuais e softwares de edição gráfica, podem ser incorporadas para ampliar as possibilidades de criação. A seleção destes recursos visa proporcionar uma diversidade de meios através dos quais os alunos podem expressar suas ideias criativas, adequando-se às diferentes preferências e habilidades.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula