Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão encorajados a se tornarem 'reporterzinhos' que trazem boas notícias sobre eventos positivos na escola ou na comunidade. Primeiramente, com ajuda do professor, cada aluno ou grupo de alunos escolherá um evento ou notícia positiva para reportar. Em seguida, irão realizar uma pequena pesquisa sobre o evento escolhido, incluindo entrevistas com pessoas envolvidas e captura de fotos relativas ao ocorrido. O passo seguinte será a escrita da notícia, onde cada aluno ou grupo produzirá um texto de notícia, incluindo fotolegenda explicativa sobre a imagem escolhida. O objetivo principal é fomentar a prática da escrita autônoma e compartilhada, além de ressaltar a importância de destacar as boas notícias no ambiente em que vivemos. Ao final, as notícias produzidas serão compiladas em um 'Álbum de Fotos Digital Noticioso', que será compartilhado com toda a escola, promovendo uma visão positiva e construtiva dos eventos relatados.
Esta atividade visa promover a capacidade de escrita autônoma e compartilhada dos alunos, aprimorando suas habilidades de pesquisa, reportagem e produção textual. Através do papel de 'reporterzinhos', os estudantes aprenderão a selecionar eventos positivos, realizar entrevistas, capturar fotos relevantes e escrever notícias de forma clara e objetiva, incluindo fotolegendas apropriadas. Essas habilidades não apenas reforçam a importância da comunicação eficaz e do jornalismo positivo, mas também contribuem para o desenvolvimento de uma postura investigativa e crítica diante da realidade ao seu redor.
O conteúdo programático desta atividade engloba conceitos fundamentais do jornalismo e da produção de notícias, diversificando-se entre técnicas de escrita jornalística, processo de pesquisa e reportagem, além da ética jornalística ao destacar eventos positivos da comunidade escolar. Objetiva-se, assim, não apenas o aprendizado e prática da produção textual, mas também a conscientização sobre o impacto das notícias no meio social e a importância da positividade na comunicação.
Utilizaremos a metodologia ativa Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos para engajar os alunos na atividade de forma dinâmica e interativa. A Roda de Debate será empregada para discutir ideias de eventos positivos a serem reportados, estimulando o pensamento crítico e a colaboração. A Aprendizagem Baseada em Jogos será utilizada mediante a simulação de uma redação de jornal, onde os alunos, divididos em 'editorias', trabalharão na concepção, pesquisa, redação e revisão de suas notícias, tornando o aprendizado mais prático e divertido.
A atividade será realizada em uma única aula de 60 minutos, seguindo uma agenda estruturada que abrangerá desde a introdução ao conceito de jornalismo positivo, passando pela pesquisa e produção de conteúdo, até a compilação final das notícias.
A avaliação será baseada na participação efetiva dos alunos em todas as etapas da atividade, considerando a adequação do tema escolhido, a qualidade do conteúdo pesquisado, a originalidade e clareza das notícias escritas, bem como a qualidade das fotolegendas. Serão considerados também a colaboração e o trabalho em equipe durante o processo de produção das notícias. Os critérios de avaliação serão claros e compartilhados com os alunos no início da atividade, garantindo um entendimento comum das expectativas.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos básicos como acesso à internet para pesquisas, câmeras fotográficas ou celulares para a captura de imagens, e computadores para a redação e compilação das notícias. Materiais de escritório, como papéis, lápis e borrachas, também serão úteis durante o processo de brainstorming e esboço das notícias.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula