Reporterzinhos do Bem

Desenvolvida por: Vitóri… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual e Mídia

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão encorajados a se tornarem 'reporterzinhos' que trazem boas notícias sobre eventos positivos na escola ou na comunidade. Primeiramente, com ajuda do professor, cada aluno ou grupo de alunos escolherá um evento ou notícia positiva para reportar. Em seguida, irão realizar uma pequena pesquisa sobre o evento escolhido, incluindo entrevistas com pessoas envolvidas e captura de fotos relativas ao ocorrido. O passo seguinte será a escrita da notícia, onde cada aluno ou grupo produzirá um texto de notícia, incluindo fotolegenda explicativa sobre a imagem escolhida. O objetivo principal é fomentar a prática da escrita autônoma e compartilhada, além de ressaltar a importância de destacar as boas notícias no ambiente em que vivemos. Ao final, as notícias produzidas serão compiladas em um 'Álbum de Fotos Digital Noticioso', que será compartilhado com toda a escola, promovendo uma visão positiva e construtiva dos eventos relatados.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa promover a capacidade de escrita autônoma e compartilhada dos alunos, aprimorando suas habilidades de pesquisa, reportagem e produção textual. Através do papel de 'reporterzinhos', os estudantes aprenderão a selecionar eventos positivos, realizar entrevistas, capturar fotos relevantes e escrever notícias de forma clara e objetiva, incluindo fotolegendas apropriadas. Essas habilidades não apenas reforçam a importância da comunicação eficaz e do jornalismo positivo, mas também contribuem para o desenvolvimento de uma postura investigativa e crítica diante da realidade ao seu redor.

  • Desenvolver habilidades de escrita autônoma e compartilhada.
  • Praticar técnicas de pesquisa e reportagem.
  • Aprimorar a capacidade de realizar entrevistas e capturar fotos relevantes.
  • Produzir notícias claras e objetivas, com a inclusão de fotolegendas.
  • Promover a visão e comunicação de eventos positivos na escola ou comunidade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP11: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba conceitos fundamentais do jornalismo e da produção de notícias, diversificando-se entre técnicas de escrita jornalística, processo de pesquisa e reportagem, além da ética jornalística ao destacar eventos positivos da comunidade escolar. Objetiva-se, assim, não apenas o aprendizado e prática da produção textual, mas também a conscientização sobre o impacto das notícias no meio social e a importância da positividade na comunicação.

  • Introdução ao Jornalismo e à Produção de Notícias
  • Técnicas de Escrita Jornalística
  • Processo de Pesquisa e Reportagem
  • Realização de Entrevistas e Captura de Fotos
  • Ética Jornalística e Notícias Positivas

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos para engajar os alunos na atividade de forma dinâmica e interativa. A Roda de Debate será empregada para discutir ideias de eventos positivos a serem reportados, estimulando o pensamento crítico e a colaboração. A Aprendizagem Baseada em Jogos será utilizada mediante a simulação de uma redação de jornal, onde os alunos, divididos em 'editorias', trabalharão na concepção, pesquisa, redação e revisão de suas notícias, tornando o aprendizado mais prático e divertido.

  • Roda de Debate para escolha dos eventos a serem reportados.
  • Simulação de uma redação de jornal para a produção das notícias.
  • Pesquisa e entrevistas realizadas tanto individualmente quanto em grupo.
  • Atividades práticas de captura de fotos e escrita de fotolegendas.
  • Compilação das notícias em um Álbum de Fotos Digital Noticioso.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única aula de 60 minutos, seguindo uma agenda estruturada que abrangerá desde a introdução ao conceito de jornalismo positivo, passando pela pesquisa e produção de conteúdo, até a compilação final das notícias.

  • Introdução ao jornalismo positivo e explicação da atividade (10 minutos)
  • Roda de Debate para escolha dos eventos (10 minutos)
  • Pesquisa, entrevistas e captura de fotos (20 minutos)
  • Escrita das notícias e das fotolegendas (15 minutos)
  • Compilação das notícias no Álbum Digital (5 minutos)

Avaliação

A avaliação será baseada na participação efetiva dos alunos em todas as etapas da atividade, considerando a adequação do tema escolhido, a qualidade do conteúdo pesquisado, a originalidade e clareza das notícias escritas, bem como a qualidade das fotolegendas. Serão considerados também a colaboração e o trabalho em equipe durante o processo de produção das notícias. Os critérios de avaliação serão claros e compartilhados com os alunos no início da atividade, garantindo um entendimento comum das expectativas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos básicos como acesso à internet para pesquisas, câmeras fotográficas ou celulares para a captura de imagens, e computadores para a redação e compilação das notícias. Materiais de escritório, como papéis, lápis e borrachas, também serão úteis durante o processo de brainstorming e esboço das notícias.

  • Acesso à internet
  • Câmeras fotográficas ou celulares
  • Computadores
  • Materiais de escritório (papéis, lápis, borrachas)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo